Como fazer leite de soja

como fazer leite de soja
Mensagens para o Dia dos Pais

Este leite vegetal é um dos mais conhecidos, especialmente por ser um dos primeiros a fazer sucesso. Saiba como fazer leite de soja do jeito certo para obter os melhores benefícios desta bebida.

como fazer leite de soja

Quando eu estava retirando o leite de vaca da minha dieta, o leite de soja foi o primeiro que experimentei. Na época eu não sabia que poderia obter leite vegetal de outras fontes e todos diziam que o leite de soja era um dos que parecia mais com leite de vaca.

O resultado foi uma decepção total, pois não parece absolutamente nada com leite de vaca. Talvez a única semelhança seja a cor banca mesmo. Outra característica que o leite de soja possui é a quantidade e variedade de aminoácidos presentes.

Pois o leite vegetal de soja é o leite mais proteico que existe. Tanto que a partir do leite é possível fazer o tofu, que é o famoso leite coagulado de soja. Se assemelha a uma ricota com muito pouca gordura e quase sem gosto.

No entanto é necessário um cuidado especial para remover os antinutrientes da soja antes de consumir ela. Vou explicar tudo direitinho a seguir.

Antinutrientes são substâncias que atrapalha a absorção de nutrientes importantes para nosso organismo. O mais conhecido da soja e de outros feijões é o ácido fítico ou fitato.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Ele atrapalha a absorção de ferro, cálcio e outros nutrientes importantes. Além de produzir uma série de efeitos indesejados. Porém, ao hidratar e ferver o leite, é possível diminuir muito estes antinutrientes.

Como fazer leite de soja

Para começar a fazer seu leite de soja é necessário escolher bem a soja. Pois o ideal são sojas não transgênicas e o que motiva isso é o sabor. A soja orgânica costuma ter menos gosto residual e ser mais fácil de trabalhar. Porém, se você não encontroar a soja orgânica pode trabalhar com a que tiver em sua cidade.

Em seguida é necessário hidratar bem a água da soja, se possível trocando várias vezes a água da sua hidratação. O tempo ideal é 8 horas (de um dia para o outro) com pelo menos 3 trocas de água.

como fazer leite de soja

Você vai perceber que a água vai ficando cada vez mais clara e a soja passa de um formato de bolinha para um formato de feijão. Neste ponto ela também fica mais clara que com odor mais agradável.

Ingredientes

  • 1 xícara de soja crua hidratada
  • 1 litro de água
  • 3 gotas de extrato de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de xarope de agave ou açúcar

Modo de preparo

Quando a soja estiver totalmente hidratada, bata ela com parte da água e vá adicionando o restante aos poucos. Faça isso se quiser um leite bem suave e sem pedacinhos. Em seguida peneire com ajuda de um voal.

O resíduo é conhecido na culinária japonesa como okara e serve para fazer um monte de receitas. Procure por okara e aprenda receitas especiais com este ingrediente.

Agora com o leite você deve ferver por 1 minutos após levantar as borbulhas. Assim como é feito com o leite de amendoim.

Finalmente, adicione os demais ingredientes no leite quando ele esfriar e leve para a geladeira. Este leite vegetal de soja dura bem mais que os outros por conta da fervura. No entanto não demore para consumir.

Gostou desta dica de como fazer um saboroso e nutritivo leite de soja em sua casa? Então não esqueça de compartilhar com quem você ama. Sem dúvida eles vão amar.

Veja mais

Veja mais dicas de leites vegetais que já postamos por aqui. E muito fácil acompanhar, pois basta clicar nas imagens ou nos links a seguir. E cada receita melhor que a outra que fica até difícil de escolher. Os leites vegetais a seguir são bem mais saborosos que o leite de soja e você pode mesclar eles e formas suas misturas exclusivas.

Este é um dos meus favoritos e sem dúvida você vai amar este delicioso leite de noz pecãn. Ideal para impressionar suas visitas em um chá da tarde ou fazer deliciosas receitas caseiras. Certamente todos vão amar.

Veja como fazer leite de noz pecãn em casa

Veja como fazer o leite de pistache. Sem dúvida um dos leites vegetais que fazem mais sucesso. Pois o pistache tem bastante sabor e por isso é usado em receitas de sorvete e muitos tipos de doce. Magnifico, não?

⟶ Veja como fazer leite de pistache

como fazer leite de nozes leite vegetal

As nozes são bem parecidas coma noz pecã em termos de preparo e também são uma excelente alternativa de leite vegetal. Confira e experimente, certamente vão fazer sucesso.

⟶ Como fazer leite de nozes passo a passo

Veja o passo a passo para inovar com sementes que você nunca usou antes, entre elas o alpiste. Super nutritiva e barata e rende um excelente leite vegetal para usar em casa.

⟶ Como fazer leite de alpiste em casa

Assim como o leite de alpiste, o leite de gergelim apresenta inúmeras qualidades além de um excelente sabor. Experimente fazer os dois e escolha qual é o melhor

Mais leites vegetais

⟶ Como fazer leite de gergelim em casa

Veja como fazer este saboroso leite vegetal de quinoa. Saiba também que este leite é um dos mais indicados por nutricionistas pela sua alta qualidade nutricional.

O leite de quinoa vem sendo cada vez mais explorado em diversos tipos de receita, não fique fora dessa e experimente também.

⟶ Como fazer leite de quinoa

Inusitado porém super nutritivo, o leite de inhame compete bem com o leite de quinoa pela colocação entre os mais saudáveis. Que tal experimentar os dois e saber qual é o melhor?

⟶  Veja como fazer leite de inhame o cará

como fazer leite de castanha do pará

A castanha do Pará também é uma opção saborosa e acessível. Podemos dizer que é um dos leites mais fáceis e saborosos de se obter. Combina muito bem com café e achocolatados, café e outros tipos de preparo como vitaminas e sucos.

⟶ Veja como fazer leite de Castanha do Pará

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*