Como fazer leite de inhame / cará

como fazer leite de inhame
Mensagens para o Dia dos Pais

O leite de inhame é um excelente opção, especialmente por ser super barato e simples de se fazer. Saiba como fazer leite de inhame e ganhe mais esta opção em sua cozinha na hora de cozinhar.

como fazer leite de inhame

Nesta postagem vamos mostrar 2 formas de você fazer o leite de inhame para você e sua família.

O inhame possui várias espécies e variantes e se caracteriza por um tubérculo rico em amido. É cultivado em todos os continentes e alguns são venenosos, neste caso precisam de um tratamento especial antes de serem consumidos.

O inhame produzido em Pernambuco, Paraíba e outros estados do nordeste é maior e são das espécies Dioscorea e são conhecidos como inhame-da-costa e o inhame-de-são-tomé, no sul são chamados de cará. Se caracterizam por tubérculos grandes e carnosos.

como fazer leite de inhame

No sudeste, o termo inhame é mais suado para os gêneros Alocasia e Xanthosoma, sendo conhecidos como cará no nordeste. Portanto se trata de uma inversão de nomes entre nordeste e restante do país, porém o que importa é que esta receita tanto pode ser feita com cará ou com inhame e ambos ficam deliciosos.

Ainda existe outro tipo, conhecido como taro, mas chamado de inhame popularmente. São tubérculos pequenos e que se assemelham a cocos. Este é tem um visgo e muitas vezes fica roxo e acinsentado ao ser aberto.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Por sorte já existe uma grande variedade de espécies domesticadas que não possuem toxinas, como é o caso dos inhames vendidos em supermercados. Alguns podem ser consumidos até crus sem problemas.

como fazer leite de inhame

Este tubérculo se caracteriza por ser rico em açúcares complexos (amido), por isso são energéticos e melhoram nosso humor. É rico em vitamina C, A e algumas vitaminas do complexo B.

Como fazer leite de inhame

Fazer o leite de inhame é realmente bem fácil. Porém existem duas formas de se elaborar esta delícia. A primeira e mais gostosa é com o inhame cozido. Ao ser cozido a vitamina C presente no tubérculo é drasticamente reduzida.

como fazer leite de inhame

Porém o sabor fica mais palatável. Afinal, estamos acostumados a comer o inhame sempre cozido. não é mesmo?

A outra forma a vitamina C é praticamente preservada, basta usar o inhame cru para elaborar a receita. O resultado é um leite mais espesso e com sabor um pouco mais forte.

Eu gosto de ambas as receitas, então experimente ai e nos dica qual a sua predileta.

Ingredientes

  • 300 gramas de inhame (cru ou cozido)
  • 1 litro de água
  • 2 pitadas de açúcar e 1 pitada de sal

Modos de preparo: Como fazer leite de inhame

Para preparar seu leite de inhame você vai primeiro descascar o tubérculo. Em seguida cozinhe se for fazer cozido. Senão basta colocar tudo para bater de uma vez.

Por fim basta coar com voal e com o resíduo você pode fazer sopas, pães e bolos. É realmente bem fácil mesmo.

O leite se conserva bem, porém cuide para deixar a garrafa sempre tampada. Poi o leite de inhame escurece em contato com o ar.

Gostou desta dica? Então não deixe para depois o compartilhamento com sua família e amigos. Pois isso nos ajuda muito a crescer.

Veja mais leites vegetais

Confira agora todas as nossas ideias de leites vegetais para você fazer em casa. Sem dúvida você vai encontrar sua receita predileta. Aqui temos receitas caras, baratas e até custo zero para que você não tenha desculpas para começar a produzir hoje mesmo!

Veja como reaproveitar as sementes do seu melão para fazer um delicioso leite de melão em casa. sem dúvida você vai se impressionar com o resultado.

Como fazer leite de semente de melão passo a passo

Veja também as 3 formas de se fazer o leite vegetal de amendoim em casa. Cada uma mais funcional e saborosa que a outra. Além disso, é um leite vegetal super barato de se fazer em casa.

⟶ Veja como fazer o leite vegetal de amendoim em 3 formas super fáceis e práticas

Ótima ideia para fazer capuccino, achocolatados e receitas de doces em casa. Este leite vegetal não é caro e o seu sabor é maravilhsoso. Clique na imagem ou no link abaixo para saber mais sobre esta receita.

⟶ Veja também como fazer um delicioso leite de avelã

Veja mais leites vegetais

O leite de macadamia é delicioso e super fácil de fazer. Sem dúvida todos vão adorar esta receita deliciosa.

⟶ Veja como fazer leite de macadâmia passo a passo

como fazer leite de castanha do pará

A castanha do Pará também é uma opção saborosa e acessível. Podemos dizer que é um dos leites mais fáceis e saborosos de se obter. Combina muito bem com café e achocolatados.

⟶ Veja como fazer leite de Castanha do Pará

Este sem dúvida é um dos leites vegetais mais saborosos que existem. Portanto é uma excelente opção para quem deseja começar a usar leites vegetais e sentir um ótimo sabor e ótimo nível de gordura. Como é um leite mais caro, pode ser complementado com leite de inhame.

⟶ Clique aqui e aprenda a fazer leite de amêndoas

⟶ Saiba como fazer leite vegetal de girassol

Realmente são muitas possibilidades. Afinal, a natureza fornece todo o material possível para escolhermos entre tantas opções e nunca precisarmos repetir. É uma ótima opção para se misturar com o leite de inhame.

Veja mais leites vegetais

como fazer leite de arroz caseiro

O leite de arroz é saboroso e muito nutritivo pode participar todo o tipo de receita. Leve e muito rico em amido, também é ótimo para fazer papa e mingau. Assim como o leite de inhame que ensinamos nesta postagem.

⟶ Veja como fazer um delicioso e nutritivo leite de arroz em casa

leite de castanha

Veja como fazer um saboroso leite de castanhas neste artigo que preparamos, sem dúvida você vai adorar toda a praticidade deste extrato vegetal. Este leite é tão prático quanto o leite de tahine. Pois embora precise hidratar a castanha ele não precisa coar.

 Veja aqui como fazer leite de castanha passo a passo

leite de coco

O coco é uma ótima fonte de gorduras boas e tem um aroma e sabor maravilhosos. Use ele sem moderação, pois além de tudo ajuda a emagrecer. Não é maravilhoso?

⟶ Aprenda também como fazer um saboroso leite de coco

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*