Como fazer leite de girassol

como fazer leite de girassol
Mensagens para o Dia dos Pais

Aprenda a fazer o leite de girassol e ganha uma excelente receita para beber ou cozinhar. Assim como outras sementes, a semente do girassol é uma poderosa oleaginosa. Vamos aprender como fazer o extrato passo a passo?

como fazer leite de girassol

Este é um post entre vários da série leites vegetais que fizemos aqui no blog. Esta série tem como objetivo apresentar diversas substituições ao leite de vaca para diversificar nossa alimentação.

Além do aspecto nutricional tem o custo, uma vez que maior parte dos leites vegetais são super baratos quando feitos em casa. Ao contrário dos que são encontrados no mercado.

Como fazer leite de girassol passo a passo

O leite de girassol não é feito com a flor, tampouco com a smente inteira, pois o ideal é que seja feito com a pepita de girassol. Este ingrediente nada mais é do que a amêndoa que se encontra dentro das sementes de girassol.

como fazer leite de girassol

É desta amêndoa que se extrai o óleo de girassol e é extremamente rico em gorduras boas, minerais e vitaminas essenciais para nosso organismo.

como fazer leite de girassol

A pepita de girassol pode ser encontrada em lojas de alimentos, empórios e na internet caso não tenha em sua cidade. O legal dela é seu custo, pois tem o preço equivalente ao do amendoim.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Ingredientes

  • 1 xícara de pepitas de girassol hidratadas por 3 a 8 horas
  • Um litro de água
  • 1 pitada de sal e duas de açúcar (opcional)

Modo de preparo

Para fazer o leite de girassol você vai precisar hidratar as pepitas para que elas fiquem bem macias. Com isso o leite ficará bem mais suave e saboroso.

Em seguida bata as pepitas com apenas 1 copo de água e vá adicionando aos poucos. Pois isso garante que o liquidificador triture bem as sementes.

Por fim é só coar bem com ajuda de um voal.

O resultado é um leite vegetal com sabor marcante e cor branco com uma tonalidade mais acinzentada (assim como as pepitas).

Com o resíduo você pode fazer pães, biscoitos e patês. Além de poder tostar para fazer farinha.

Gostou desta dica de como fazer leite de girassol? Então não esqueça de compartilhar com amigos e amigas. Também comente logo abaixo caso tenha alguma dúvida.

Veja mais

Se você curtir este tipo de dica culinária, vai adorar a nossa série de leites vegetal, pois nela temos uma porção de ideias para você preparar em casa. Veja a seguir.

como fazer leite de girassol

As possibilidades são tantas que fica até difícil escolher uma receita preferida. Além disso, você pode escolher o leite vegetal que mais gosta e sempre preparar.

como fazer leite de arroz caseiro

O leite de arroz além de saboroso é super nutritivo e pode acompanhar todo o tipo de receita. De um simples café com leite a um delicioso bolo de milho, por exemplo.

⟶ Veja como fazer um delicioso e nutritivo leite de arroz em casa

leite de castanha

Veja como fazer um saboroso leite de castanhas neste artigo que preparamos, sem dúvida você vai adorar toda a praticidade deste extrato vegetal. Este leite é tão prático quanto o leite de tahine. Pois embora precise hidratar a castanha ele não precisa coar.

 Veja aqui como fazer leite de castanha passo a passo

leite de coco

Na culinária brasileira o leite de coco é indispensável. porém nem sempre sabemos o sabor e a textura reais de um leite de coco caseiro. Pois estamos acostumados ao industrializado, que nunca será tão gostoso e saudável quanto o leite vegetal de coco feito em casa. Experimente.

⟶ Aprenda também como fazer um saboroso leite de coco

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*