Como fazer leite de castanha passo a passo

como fazer leite de castanha
Mensagens para o Dia dos Pais

Como fazer leite de castanha: Aprenda a fazer este delicioso leite de castanha e se apaixone pelo sabor e pela versatilidade desta bebida. Chega de comprar leites vegetais de caixinha, que são caros e nem sempre estão disponíveis.

como fazer leite de castanha

Este leite vegetal é um dos mais saborosos que existe, pois tem uma boa quantidade de gordura, além de uma cor levemente amarelada que lembra os leites de vaca mais gordurosas. Outra característica fantástica deste leite é que ele é excelente para fazer pães, bolos e biscoitos (vamos colocar em breve algumas receitas).

As castanhas de caju são oleaginosas de alto valor nutritivo, pois são ricas em zinco, magnésio e selênio. Com isso ajudam na saúde dos cabelos, unhas, pele e previnem uma série de doenças.

como fazer leite de castanha passo a passo (1)

Atualmente existem várias marcas que produzem e vendem leite de castanhas de caju e muita gente para caro para ter este leite em casa. Especialmente as pessoas que possuem algum tipo de intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca. Além disso, muitas pessoas estão diminuindo a quantidade de leite, tanto por questões de saúde como por convicções ideológicas.

Vale lembrar que esta receita serve para qualquer tipo de noz ou castanha comestível

O leite de castanha caseiro é muito mais gostoso, barato e prático, porém nem tudo são flores. Pois o leite de castanha não deve ser ofertado para crianças abaixo dos 3 anos de idade.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
como fazer leite de castanha passo a passo (1)

Durante os 3 primeiros anos de vida as crianças ficam mais susceptíveis a alergias e as castanhas e nozes possuem alguns alergênicos fortes. Então é só evitar, mas depois disso todos podem beber leite de castanhas de caju.

Como fazer leite de castanha

Para fazer seu leite de castanhas você deve escolher bem as castanhas de caju. Pois existem vários tipos, entre as assadas, torradas, petisco e cruas.

Prefira as castanhas cruas, que possuem menos sabor e não existem partes queimadas ou tostadas. Elas se hidratam facilmente e ao serem processadas se transformam totalmente em leite. Portanto não precisam ser coadas como o que ocorre com o leite de arroz e o leite de coco.

Ingredientes: Como fazer leite de castanha

  • Uma xícara de castanhas de caju crua
  • 1 litro de água
  • 1 pitada de sal e 2 de açúcar (opcional)

Modo de preparo

Deixe as castanhas de molho de 2 a 8 horas, de preferência na geladeira. Em seguida adicione as castanhas e duas xícaras de água para bater.

Bata até criar um creme de castanhas. Se ficar difícil de bater, adicione um pouco mais de água. Por fim adicione toda a água e os demais ingredientes.

Se você adicionar toda a água, certamente terá dificuldades em triturar as castanhas de caju completamente. então a ideia é ir fazendo aos poucos. Deste modo elas vão simplesmente se desfazer.

Para que isso ocorra as castanha devem estar bem hidratadas e devem ser as cruas obrigatoriamente. Porém se você tiver apenas castanhas torradas, dá para fazer, mas ai você terá que coar o resíduo.

Agora é só beber este leite maravilhoso que fica bem com qualquer tipo de preparado, especialmente com achocolatado, cappuccino ou pães, bolos e biscoitos.

Veja mais

Se você curte leites vegetais então vai adorar estes outros dois posts que fizemos sobre este assunto. Uma coisa que simplesmente adoro fazer é misturar os leites para deixar o sabor mais complexo e ter um produto ainda mais rico em nutrientes. Sem dúvida você vai amar.

como fazer leite de arroz caseiro

Veja como fazer um delicioso e nutritivo leite de arroz em casa

Misture sempre leites com características complementares. Por exemplo: Misture um leite gorduroso com um leite amiláceo. No caso, misture o leite de castanha ou o leite de coco com o leite de arroz.

Veja também como fazer um saboroso leite de coco

Mas também é possível misturar o leite de coco com o leite de castanha o que fica super gostoso e cheio de gorduras boas.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*