Como fazer leite de tahine – mais prático impossível

como fazer leite de tahine
Mensagens para o Dia dos Pais

O tahine (lê-se tarrine) é simplesmente uma pasta de gergelim muito consumida no oriente médio, mas é usada como ingrediente culinário no mundo todo. Neste post vamos mostrar como fazer leite de tahine e mostrar como ele pode virar um excelente complemento para consumir com café e fazer diversos tipos de receitas.

como fazer leite de tahine

Esta é mais uma ideia de leite vegetal que é ideal para quem deseja remover a lactose da alimentação ou deseja simplesmente parar de usar produtos de origem animal.

Vale lembrar que esta receita demora menos do que 5 minutos para ficar pronta!!!

Independente disso, também é saudável varia a alimentação ao invés de tomar leite todos os dias. Pois já é mais que provado que a variação dos ingredientes no dia-a-dia é muito benéfico ao nosso organismo.

como fazer leite de tahine

Como dissemos antes, o tahine é feito exclusivamente com gergelim. Esta semente é muito rica em cálcio, portanto é um excelente substituto do leite.

De fato, o gergelim é o vegetal com a maior concentração de cálcio que existe, além de ter muitas gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
gergelim sésamo

Por conta de suas propriedades o gergelim previne diabetes, cancer e hipertensão.

Como fazer leite de tahine

Então por qual motivo não usa direto o gergelim ao invés de usar o tahine? Bem, a resposta é sim, podemos usar o gergelim e fica excelente também. Porém há necessidade de coar para remover as fibras remanescentes do gergelim.

Enquanto o tahine já se apresenta em estado pastoso, bastando adicionar água e misturar para se obter um leite gorduroso, branquinho e muito rico em cálcio. Sem resíduo algum para remover.

como fazer leite de tahine

Outra grande vantagem do uso do tahine é o fato dele vir num pote pequeno, não ocupando espaço além de ter uma durabilidade absurda na geladeira.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de tahine;
  • 1 copo de água;
  • 1 pitada de sal e duas de açúcar (opcional).

Ao contrário dos leites de aveia, arroz e coco, o leite de tahine o de castanhas de caju cruas não geram resíduos. por isso não precisam ser coados.

Passo a passo: Como fazer leite de tahine

Adicione a água no liquidificador. Em seguida bata o tahine coma água e os demais ingredientes. Se você quiser um leite mais fraco basta adicionar mais água. Use água gelada para obter uma mistura mais clara e encorpada.

Por fim, guarde a mistura numa garrafa na geladeira por até 5 dias.

Como não há necessidade de coar, a chance do leite contaminar é pequena, aproveite para experimentar com café e na preparação de pães, bolos e biscoitos.

Onde comprar o bendito tahine?

O tahine pode ser encontrada em lojas diversas, especialmente aqueles que têm produtos orientais, árabes e afins. Em último caso é facilmente encontrado na internet. Aqui na minha cidade compro ele à granel. Embora seja comum hoje em dia, confesso que este produto só se popularizou de 5 anos para cá.

como fazer leite de tahine

O tahine também é usado em diversas receitas, como o homus, por exemplo. Assim como na preparação de molhos, doces e muito mais. Procure e experimente pois certamente você vai curtir.

Gostou da dica? Então não deixe de comentar abaixo e enviar esta página para quem você ama. Não deixe as dúvidas para depois. Também não esqueça de visitar nosso canal no YouTube.

Veja mais

leite de castanha

Veja como fazer um saboroso leite de castanhas neste artigo que preparamos, sem dúvida você vai adorar toda a praticidade deste extrato vegetal. Este leite é tão prático quanto o leite de tahine. Pois embora precise hidratar a castanha ele não precisa coar.

Veja aqui como fazer leite de castanha passo a passo

leite de coco

⟶ Aprenda também como fazer um saboroso leite de coco

Mas também é possível misturar o leite de coco com o leite de castanha o que fica super gostoso e cheio de gorduras boas. Assim como o leite de tahine, os leites de coco e castanha tem muitas gorduras saudáveis.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*