Como fazer leite de Castanha do Pará

como fazer leite de castanha do pará
Mensagens para o Dia dos Pais

A Castanha do Pará, também conhecida como Castanha do Brasil é uma oleaginosa amada no mundo inteiro. Com sabor e formato inconfundíveis é excelente por seus usos culinários e qualidade nutricional. Então por que não descobrir como fazer leite de Castanha do Pará?

como fazer leite de castanha do pará

Neste artigo vamos mostrar o passo a passo para fazer um delicioso leite vegetal de Castanha do Pará. Com este extrato, você pode fazer diversas receitas, inclusive tomar purinho.

Este é um artigo da série sobre leites vegetais, veja aqui um especial sobre Castanha de Caju

A ideia é especialmente indicada para quem deseja diminuir o consumo do leite de vaca e ainda suplementar nutriente importantes que estão contidos nesta amêndoa.

A Castanha do Pará está presente em toda a floresta Amazônica e é fonte de renda para muita gente que vive do extrativismo. apesar de ser conhecida como Castanha do Brasil, a Bolívia é quem exporta mais pro mundo.

castanheira do pará

A árvore da Castanha do Pará é incrível, a castanheira chega a ter metros de altura. E seu fruto é um coco repleto de castanhas. Como o da imagem abaixo.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
castanhas do pará

Entre os benefícios da Castanha do Pará estão a presença de gorduras boas e o alto teor de selênio, que ajuda a prevenir doenças como o câncer e combate o envelhecimento precoce.

Como fazer leite de Castanha do Pará

castanheira do pará

Como a Castanha do Pará é uma oleaginosa, então é natural que o seu leite seja rico em gordura. Assim como o que ocorre com as amêndoas. Veja aqui um post no qual ensinamos fazer um delicioso leite de amêndoas.

Do mesmo modo ocorre com o leite de girassol, que também é rico em gordura por ser feito com a pepita de girassol. Esta é muito rica em gordura e altamente benéfica para a saúde quando consumida com moderação.

Ingredientes

  • Uma xícara de Castanha do Pará
  • 1 litro de água
  • Uma pitada de sal e duas de açúcar (opcional)

Modo de preparo do leite de Castanha do Pará

como fazer leite de castanha do pará

Primeiramente deixe as suas Castanhas do Pará de molho por 4 a 8 horas. De preferência na geladeira, pois assim você evita que elas estraguem se passar da hora.

Em seguida, descarte a água e bata no liquidificador as castanhas com um pouco de água até triturar bem a amêndoas.

Por fim adicione os demais ingredientes jactantemente com toda a água. Bata por mais alguns minutos e coe com ajuda de um voal.

O leite de castanha do Pará produz uma certa quantidade de resíduos após ser coado. Estes você pode usar para fazer patês bolos ou até a receita de pesto vegano que postamos antes.

Veja aqui a receita de pesto vegano.

Gostou desta dica? Então não deixe de compartilhar com quem precisa. Especialmente aqueles que estão com intolerância à lactose e precisam de ajuda nutricional. Sem dúvida eles vão amar!

Veja mais

Veja agora mais opções de leites vegetais para você fazer em casa e experimentar. Nos diga quais são seus prediletos, vamos adorar saber.

Veja como fazer um delicioso leite de amêndoas em casa. Este sem dúvida é um dos leites vegetais mais saborosos que existem. Por isso é uma excelente opção para quem deseja começar a usar leites vegetais e sentir um ótimo sabor.

⟶ Saiba como fazer leite vegetal de girassol

As possibilidades são tantas que fica até difícil escolher uma receita preferida. Além disso, você pode escolher o leite vegetal que mais gosta e sempre preparar.

como fazer leite de arroz caseiro

O leite de arroz além de saboroso é super nutritivo e pode acompanhar todo o tipo de receita. Leve e muito rico em amido, também é ótimo para fazer papa e mingau. De um simples café com leite a um delicioso bolo de chocolate, por exemplo.

⟶ Veja como fazer um delicioso e nutritivo leite de arroz em casa

leite de castanha

Veja como fazer um saboroso leite de castanhas neste artigo que preparamos, sem dúvida você vai adorar toda a praticidade deste extrato vegetal. Este leite é tão prático quanto o leite de tahine. Pois embora precise hidratar a castanha ele não precisa coar.

 Veja aqui como fazer leite de castanha passo a passo

leite de coco

Na culinária brasileira o leite de coco é indispensável. porém nem sempre sabemos o sabor e a textura reais de um leite de coco caseiro. Pois estamos acostumados ao industrializado, que nunca será tão gostoso e saudável quanto o leite vegetal de coco feito em casa. Experimente.

⟶ Aprenda também como fazer um saboroso leite de coco

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*