Como fazer café na cafeteira francesa

como fazer café na cafeteira francesa
Mensagens para o Dia dos Pais

Entenda como fazer café na cafeteira francesa e prepare bebidas deliciosas de modo prático e saudável. Neste artigo vamos ensinar o passo a passo assim como os principais cuidados que você deve ter com usa cafeteira francesa.

como fazer café na cafeteira francesa

A cafeteira francesa, também conhecida com prensa francesa ou french press está super na moda e tem ganhado inúmeros adeptos em toda parte. Super estilosa e econômica, não exige materiais e não gera lixo, uma vez que não precisa do filtro de papel.

como fazer café na cafeteira francesa

A grande sacada da prensa francesa é que pode ser usada para fazer chás também, não é incrível? Para isso o chá precisa ser grosso ou em folhas e vamos explicar isso mais para frente.

como fazer café na cafeteira francesa

Embora seja muito fácil usar a french press, ela exisge alguns cuidados tanto no preparo quanto na manutenção da cafeteira e aqui vamos discutir tudo direitinho para que você não tenha dúvidas.

como fazer café na cafeteira francesa

Além disso vamos mostrar várias receitas de café para você experimentar com ou sem a prensa francesa ai na sua casa.

Ela tem este nome por ter sido criada na França, em 1800. No entanto só se popularizou a partir de 1929 quando o designer italiano Attilio Callimani patenteou o produto em um projeto belíssimo.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
como fazer café na cafeteira francesa

Como fazer café na cafeteira francesa

A prensa francesa consiste em uma jarra ou garrafa e uma haste que impulsiona o filtro. Este, ao ser empurrado, desce deixando a borra no fundo e o café filtrado acima do filtro. Embora existam variações entre modelos, este é o princípio e daí que vem o nome prensa, pois o filtro prensa a borra no fundo deixando apenas ao líquido passar.

O tempo médio para a produção do café é de 5 minutos e não exige preparo ou experiência prévia. A não ser pelos detalhes da manutenção e cuidados que exigem atenção, pois algumas prensas francesas são feitas em vidro.

como fazer café na cafeteira francesa

Existem modelos de vidro e inox e alguns mais simples são feitos de vidro e plástico. O valor no mercado está entre 60 reais a 200 Reais, dependendo da capacidade e da marca.

O café é feito pó infusão, ou seja, é um café coado. Apesar de ter o nome prensa ou “press” não é um café forte como a feita na Aeropress ou em cafeteira italiana ou cafeteira de expresso. Muita gente acredita que pelo nome existe alguma pressão real na produção do café na cafeteira francesa, porém o que existe na verdade é uma simples filtragem.

Passo a passo: como fazer café na french press

Para fazer café french press o ideal é moer os grãos em casa, e a moagem deve ser grossa. Pois a cafeteira francesa possui um filtro grosso e presa que o pó seja da mesma espessura do sal grosso ou um pouco mais fino, por exemplo.

Nesta postagem mostramos como moer café para a prensa francesa, passo a passo. Clique aqui ou na imagem abaixo para ver todas as alternativas.

Lembre-se que é necessário peneirar o pó para separar o pó fino do pó grosso a fim de que o café não fique cheio de pó. Com o fino resultante da peneirarem você pode fazer o famoso café turco!

Moe o café em casa não só deixa o café mais aromático e saboroso, como você garante a qualidade do produto que está consumindo.

A quantidade deve ser 7g de café uma uma colher de sopa nivelada para cada 125 mililitros. Ou 28 gramas para cada meio litro de água. É realmente bem simples e esta proporção fica a seu critério.

Agora que você já tem o café moído. Comece aquecendo a água no volume indicado para sua french press. A água deve ser aquecida até começar a aparecer as primeiras bolhas, não devendo ferver completamente. Isso é aproximadamente 90° C

Retire a tampa juntamente com o êmbolo e adicione o pó, feche o êmbolo e adicione a água. Em seguida mexa bem com ajuda de uma colher e com cuidado para não bater com força na jarra de vidro.

Espere 4 minutos de relógio até que a infusão fique completa. Este é o tempo suficiente para que o café esteja pronto.

Então a mágica acontece ao empurrar o êmbolo. então é só servir ou colocar em uma garrafa térmica para consumir aos poucos.

Cold brew: café na cafeteira francesa

Para fazer seu café a frio na prensa francesa basta usar água a temperatura ambiente e esperar. Pois sem o calor vamos precisar de tempo para ter uma boa infusão do café.

Aliás, a prensa francesa é excelente para fazer café prensado a frio e o resultado é maravilhoso.

Vantagens da cafeteira francesa

Fácil e rápida, não precsia de itens descartáveis. Além disso você pode escolher a marca de café que preferir. Não ocupa muito espaço e é bem fácil de lavar.

Como falamos antes, é possível fazer chás, desde que o chá não seja em pó. Ou seja, folhas, talos e sementes ficam super bem na prensa francesa e você deixará para sempre de consumir chá de saquinho, pagando muito mais barato.

como fazer café na cafeteira francesa

Desvantagens da cafeteira francesa

Não conserva a temperatura do café por muito tempo por ser de vidro. Além disso, como o pó do café é mais grosso para não passar pelo filtro, o café acaba ficando mais fraco e algumas pessoas preferem café mais forte. Por fim o cuidado essencial com a jarra de vidro, que pode quebrar e deve ser manuseada com cuidado e carinho.

Gostou da dica? Então não esqueça de compartilhar com amigos e amigas. Também faça seu café na presa francesa e nos conte o que achou nos comentários abaixo.

Se você já usa esta maravilha, nos conte suas impressões e experiência, pois pode ajudar outras pessoas a escolher melhor. até a próxima.

Veja mais

Veja mais receitas e dicas de como fazer um cafezinho quentinho e saboroso para sua família. São receitas simples e saborosas, com resultado tão maravilhoso quanto os de cafeteria. Confira nas imagens a seguir e se apaixone ainda mais pelas ideias que trazemos aqui e agora.

O café cold brew é uma excelente opção para se fazer na prensa francesa, pois facilita bastante o processo de filtragem. O resultado é um café menos amargo e com sabor mais refrescante. Ideal para drinks gelados e com notas cítricas. Expreimente!

Veja como fazer café cold brew

Nesta postagem mostramos o passo a passo para você moer seu café em casa, selecionando pessoalmente cada grão utilizado e definindo de forma lógica o grau de moagem para cada tipo de café.

Veja como moer café em casa, passo a passo

como fazer café turco

Conhecido como turco e também como café marroquino, este é um modo de preparo de café bem diferente. Clique para ver e sabia como fazer café na areia quente.

 Como fazer café turco

Esta receita pode ser para bebe ou para decorar e finalizar os cafés. Assim como o frapê que falamos anteriormente. São apenas 3 ingredientes para fazer uma bebida super profissional em sua casa.

⟶ Veja como fazer café cremoso em casa

Este café é super estimulante e saudável, experimente e veja como ele pode te ajudar no dia-a-dia. A presença da gorduras boas ajudam na saúde cardiovascular e melhoram seu aprendizado.

⟶ Como fazer o café bulletproof

Por fim, veja um delicioso café e aproveite o máximo de sabor que esta bebida pode oferecer. O café com óleo de coco é muito indicado para quem deseja perder uns quilinhos sem deixar o prazer da vida de lado.

⟶ Como fazer café com óleo de coco

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*