Como higienizar escova de dentes: 5 técnicas

como higienizar escovas de dentes
Desenhos para Colorir e Pintar

Neste artigo selecionamos 5 modos para você higienizar sua escova de dentes. veja a seguir cada técnica e aplique. Certamente sua saúde bucal vai melhorar assim como sua saúde geral.

como higienizar escovas de dentes

Todos os dias escovamos os dentes pelo menos 3 vezes. Esta é a indicação dos dentistas, escovar os dentes e passar o fio dental após cada refeição. Porém, ao longo do tempo, não percebemos que a escova fatalmente acumula detritos.
Mesmo lavando com agua corrente antes e após cada escovação, ainda não é suficiente para desinfetar completamente a escova.

como higienizar escovas de dentes

Pois saiba que sua escova de dentes pode estar contaminando sua boca e não limpando como deveria.
Antes de mais nada, certifique-se que sua escova tem menos de 3 meses de idade. Quando a escova passa deste prazo não adianta tentar limpar, pois o plástico do seu corpo e cerdas já estão desgastados e mais suscetíveis a acumular sujeiras.

Quando deixamos ela muito tempo sem uso ou usamos vários dias seguidos, o ideal é fazer uma higienização geral da escova com algumas técnicas bem simples.

Pois é, muitas doenças do corpo e da cabeça estão associadas à saúde bucal, você sabia disso? Pois além das cáries e da gengivite, existem alguns canceres e problemas intestinais que começam na boca.

E não só isso, algumas dores de cabeça e até depressão podem advir de problemas dentários. Uma cárie pode detonar sua imunidade e te deixar fraco para resistir a doenças.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Então é uma boa investir nesta saúde cuidando dos utensílios que usamos para escovar os dentes todos os dias: a escova dentária.

Como higienizar escova de dentes

Dica importante: Por mais que tenhamos o costume de deixar as escovas assim e mesmo que sejam de integrantes da mesma família isso é totalmente contra indicado. As escovas devem estar separadas e individualizadas por questões de higiene.

como higienizar escovas de dentes

Assim como você deve limpar os potes e recipientes onde guarda suas escovas. Então as caixinhas também entram nas misturas e técnicas de higienização do mesmo modo!

como higienizar escovas de dentes

Incluindo as caixinhas que envolvem apenas as cerdas, ok?

como higienizar escovas de dentes

Veja agora 5 técnica separa você deixar sua escova praticamente sem fungos e bactérias contaminantes.

Higienizar escova de dentes com Água quente

Sem dúvida esta é a técnica mais simples de todas, pois você só precisa de um ingrediente e uma fonte de calor como micro-ondas e fogão.

Ferva a água até 90 graus. Para isso deixe a água 5 minutos após iniciar a fervura. Em seguida coloque as escovas por 3 minutos neste água em um copo limpo.

Em seguida é só usar a escova de dentes normalmente.

Evite a água fervendo (a 100 graus) e passar de mais de 3 minutos. Pois as escovas de dentes normalmente são feitas de plástico e podem derreter no calor extremo por muito tempo.

Pois bastam 3 minutos de água fervendo e pronto. Tão simples e rápido que você pode fazer todos os dias sem problemas.

Se não for usar a escova de dentes, seque-a com as batidinhas e sem deixar em contato com outras escovas.

Higienizar com água sanitária

Esta forma de desinfecção é super eficiente e fácil, porém você precisa ter alguns cuidados importantes. Vamos lá!

como higienizar escovas de dentes

Primeiramente a água sanitária precisa ter de 2 a 2,5% de cloro ativo. Além disso, prefira produtos sem cheiro e cor, tipo neutro.

Em seguida dissouva uma colher de sopa em um litro de água e merulhe a escova de dentes por completo em um copo ou vasilha.

Deixe por 10 minutos nesta mistura, igual como fazemos com os vegetais que compramos na feira.

Em seguida lave com bastante água corrente e seque como de costume ou use!

Higienizar escova de dentes com vinagre e bicarbonato de sódio

Misture meio copo de água com suas colheres de sopa de vinagre e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Diferentemente dos outros procedimentos, este demora cerca de meia hora.
Portanto você precisa planejar antes.

Este processo é ideal para você deixar de um dia para o outro, por exemplos. Então você pode realizar este método uma vez por semana para deixar sua escoa sempre limpinha.

Ao concluir, lave e seque ou use normalmente com a certeza de que vai estar novinha em folha.

Exaguante bucal

como higienizar escovas de dentes

Deixe a escova mergulhada no enxaguante bucal por 30 segundos. Enquanto isso agite a bem para que o enxaguante entre em contato com todas as cerdas. Caso tenha mais tempo, basta deixar a escova mergulhada por 10 minutos.
Esta técnica também é ótima para passar da noite para o dia.

Inclusive colocamos aqui um post especial de como preparar um exaguante bucal caseiro.

Em seguida é só enxaguar e secar, pois sua escova estará pronta para o uso.

Como higienizar escova de dentes com água oxigenda

Para começar misture um copo de água filtrada com uma colher de chá de água oxigenda a 3%. Em seguida agite a escova na solução pro 30 segundos.

A água oxigenda extermina as bactérias, especialmente as anaeróbicas que causam mau odor.

Finalmente é só enxaguar e usar normalmente.

Gostou desta dica especial de organização e saúde? Sem dúvida é uma ótima lição para começar o ano com mais qualidade de vida, não é mesmo? Então envie este artigo para um amigo ou amiga, comente abaixo e conte-nos sua experiência ou dúvida. Teremos alegria em responder.


Veja mais

E não é só isso, continue aprendendo de graça com dicas super bacanas de nosso blog. Veja a seguir, clique na imagem ou no link para ver mais e mais dicas legais como esta.

Nesta dica colocamos vários métodos para você desinfetar suas roupas para retirar o odor e dar mais saúde ao seu corpo. São receita simples e muito parecidas com esta de como higienizar escovas de dentes.

Como remover odor das axilas de roupas

Neste passo a passo mostramos como fazer um gargarejo 100% natural. Com ingredientes simples e muito mais barato que os da farmácia.

⟶ Veja como fazer enxaguante bucal caseiro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*