10 benefícios de comer maçã

Benefícios da maçã

Saiba os benefícios de comer maçã! Ou seja, aprenda porque é tão importante comer esta fruta deliciosa e super nutritiva.

Saiba os benefícios de comer maçã

Quem é que não gosta de comer maçã? É uma fruta deliciosa e além disto, possui diversos benefícios para a saúde.

Nesse post trouxemos alguns destes benefícios para você saber o quanto é bom consumir esta fruta maravilhosa. 

10 benefícios de comer maçã

1 – Ajuda o sistema imunológico

Você sabia que a maçã possui poderosos nutrientes que ajudam o sistema imunológico? As fibras que ela contém ajudam a transportar resíduos para fora do nosso corpo.

A maçã é rica em vitamina C, o que contribui para que o organismo desenvolva resistência. Dessa forma, ela protege o organismo de doenças como gripes e resfriados.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

2 – Ótima para coração

Para ter menos riscos de problemas cardiovasculares, coma maçã. Essa fruta contém fibras solúveis. Essas fibras reduzem os níveis de colesterol em nosso sangue.

A maçã também possui polifenóis, com efeitos antioxidantes no sangue e  com isso, pode também diminuir a pressão arterial, reduzindo a oxidação do colesterol e com isso, atuando como antioxidante.

3 – Diminui o colesterol

Há uma fibra natural na maçã chamada pectina. Ela diminui o colesterol ruim do organismo.  Há até estudos que mostram que consumir duas maçãs por dia pode diminuir o colesterol em mulheres após a menopausa.

4 – Rejuvenesce

Uma maçã é rica em taninos e também de flavonoides. Estes são fitonutrientes que atuam como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios.

É por isso que consumir maçã com frequência geralmente pode prevenir o envelhecimento precoce. E além disso, os antioxidantes da maçã minimizam a formação de radicais livres, que provocam o envelhecimento.

5 – Bom para o sistema gastrointestinal

A maçã é tão perfeita que ajuda até em problemas no estômago. As fibras desta fruta forma um gel que atua diretamente na proteção da mucosa gástrica. Fazendo isso, ela ameniza o desconforto característico de quem sofre com gastrite.

Por ser uma fonte de cálcio, magnésio e potássio, o consumo desta fruta alivia os sintomas do refluxo ácido. Este problema acontece quando o ácido do estômago sobre para o esôfago.

Sabe quando comemos e vamos dormir e no meio da noite ou no outro dia, acordamos com dor e asia no estômago? Comendo uma maça depois de uma refeição ou antes de dormir, você vai neutralizar este ácido, criando um ambiente alcalino em seu estômago.

6 – Previne o câncer

Um estudo na revista ciêntífica Public Heath Nutrion identificou que pessoas que consomem maçã tem menos riscos de desenvolver vários tipos de cânceres.

Segundo o mesmo estudo, os cientistas constataram que a maçã diminui o risco de câncer de boca, pulmão, intestino, sistema digestivo e até o câncer de mama.

7 – Faz bem para o cérebro

Você sabia que a maçã também para o cérebro? A quercetina, um dos antioxidantes encontrados com farturas nas maçãs, é um dos nutrientes que ajudam a reduzir a morte celular causada pela inflamação e oxidação dos neurônios.

E além disto, a maçã também possui vitaminas do complexo B, ácido fosfórico e vitamina C, que promover vários benefícios ao sistema nervoso e a sua saúde como um todo.

Benefícios da maçã

8 – Previne doenças nos olhos

Esta fruta também ajuda a impedir doenças oculares. Doenças como catarata, glaucoma e degeneração macular podem ser prevenidas comendo maçãs diariamente.

A maçã ainda torna os olhos mais fortes e melhoram a visão. Como se já não bastasse, as maçãs ainda contribuem para o tratamento da cegueira noturna. 

9 – Boa contra prisão de ventre

Para quem sofre com a constipação, é muito bom comer bastante fibras, pois elas aliviam este sintoma. Por isso maçãs são super importantes para isto, pois contém muitas fibras.

É importante consumir a fruta com casca, pois é nela que está contida a maior quantidade de fibras desta fruta. Há um tipo de fibra na maçã chamada de pectina. Ela age como prebiótico, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino.

10 – Combate a asma

Como já mencionamos em vários destes tópicos, esta fruta deliciosa é rica em antioxidantes. Eles podem proteger os pulmões de danos oxidativos. Há até estudos que comprovam que mulheres que comem mais maçãs reduzem os riscos de desenvolver asma.

Saiba os benefícios de comer maçã

Depois que você viu essas informações sobre os benefícios de comer maçã, vai ser difícil não querer comer todo dia. No entanto, lembre-se que tudo em excesso pode ser prejudicial e isto se aplica também as maçãs.

Retire sempre as sementes antes de comer, pois elas contém cianeto e podem causar problemas no estômago e em casos mais graves, até morte por envenenamento.

Então é só consumir direitinho, sem exagerar e também sem tirar do seu cardápio diário, uma suculenta e deliciosa maçã. Viva bem e com saúde! Beijos e até as próximas dicas!

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique aqui e participe ←

Imagens: unsplash.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*