Como fazer desodorante natural em casa

como fazer desodorante natural caseiro
Mensagens para o Dia dos Pais

Aprenda a fazer um desodorante natural caseiro para evitar problemas de pele, economize dinheiro e ainda ajude a natureza!

como fazer desodorante natural caseiro

Muita gente sofre com os desodorantes industrializados, pois sempre desenvolvem alguma alergia ou hipersensibilidade aos produtos mais cedo ou mais tarde.

Esta é uma tendência natural no uso dos desodorantes, uma vez que estas alergias são causadas pela exposição constante.

Isso mesmo, quando você submete seu corpo a uma substância artificial e agressiva, ele pode se tornar sensível ou reativo à esta mesmo composto químico.

Como nós usamos desodorante todos os dias, este se torna um dos produtos que mais apresenta queixas. Vale lembrar que o desedorante é comumente usado nas axilas (pois existem desodorantes para pése até partes íntimas).

como fazer desodorante natural caseiro


E as axilas são uma região ricas em glândulas sudoríparas e portanto, são sensíveis e absorvem mais substâncias do meio.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Justamente por ter mais glândulas sudoríparas, as axilas apresentam maior sudorese. Ou seja, tendem a ficar úmidas para ajudar a equilibrar nossa temperatura. Como nem tudo é perfeito, as bactérias presentes nessa região passam a usar o suor rico em nutrientes para se desenvolver, ai que vem o mau cheiro.

Para evitar este problema os desodorantes podem inibir o suor, inibir o crescimento de bactérias e adicionar odores para disfarçar o cheiro de suor. A depender dafórmula de cada produto.

Mas entendem o quão nocivo pode ser inibir o suor? Pois uma necessidade fisiológica natural do seu corpor pode ficar estagnada por horas por conta de uma ou mais substâncias? Isso é bem errado.

Entre as substâncias que provocam efeitos adversos ao longo do tempo em desodorantes temos o triclosan, propilenoglicol, parabenos, fragrâncias artificiais, alumínio e álcool. Dentre estes o alumínio é o que causa efeitos adversos de modo mais agressivo e visível.

Como fazer desodorante natural: responsabilidade ecológica

Imagine que você usa um frasco de desodorante industrializado por mês. Se 3 bilhões de pessoas fazem o mesmo, então são 3 bilhões de latinhas de spray, roll’ons e afins despejados no lixo, lagos, rios e mares. Imgine quanto deve ser caro para indústria produzir aqueles sprays todo estilosos.

Outra coisa bem importante é que os cosméticos artesanais estão crescendo muito no mercado. Então fica a dica para quem quer empreender de forma inteligente

Pois é, se trata de um custo que ninguém vê. Afinal, quando jogamos no lixo deixamos de compreender o que vai ocorrer com aquela embalagem após o descarte.

como fazer desodorante natural caseiro

Ao produzir seu próprio desodorante você vai ajudar o meio ambiente, pois os ingredientes são vendidos em larga escala e você pode acondicionar seu produto em frascos de vidro, recicláveis e retornáveis. Não é um barato?

Receita de como fazer desodorante natural passo a passo

Veja como fazer esta receitinha passo a passo e se surpreenda. Para começar providencie os ingredientes abaixo.

ingredientes do cosmético artesanal
  • 03 colheres de sopa de manteiga de karité
  • 02 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 02 colheres de sopa de amigo de milho
  • Duas colheres de sopa de manteiga de cacau
  • 5 gotas de óleo essencial de malaleuca
  • 3 gotas de óleo essencail de capim-limão ou de alecrim
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Estes ingredientes são baratos e fáceis de encontrar na internet e em lojas especializadas. Busque usar os óleos essenciais de sua preferência, porém prefira os refrescantes e com propriedades bactericidas. Os óleos essenciais são extratos de plantas de constituição gordurosa que possuem compostos aromáticos concentrados.

Por isso concentram tanto aroma em tão pouco volume. Também evite óleos essenciais que sensibilizem a pela À luz solar, por exemplo. Basta pesquisar sobre o óleo essencial antes de usar.

Método de preparo

Derreta as manteigas de cacau e karité em banho maria. Em seguida adicione o amigo e o bicarbonato.

Quando a mistura esfriar, adicione os óleos essenciais e misture com auxílio de uma espátula.

Quando todos os itens estiverem no mesmo fraco, misture bem para que o líquido fique bem uniforme.

Finalmente basta acondicionar a mistura em um recipiente higienizado e armazene na geladeira até cristalizar novamente.

Está pronto seu desodorante. Experimente que certamente você vai adorar. Assim como vai se livrar de inflamações, coceiras e alergias nas suas axilas. Sem deixar o mau cheiro tomar conta. Nós testamos esta receita em situações de trabalho diário e exercícios físicos e o resultado foi bem bom.

Veja mais

Se você curte estas postagens que envolvem saúde, economia e sustentabilidade, então não deixe de comentar logo abaixo e nos dê sugestões. Vamos ficar muitos felizes e ainda vamos ajudar você com mais dicas úteis para o dia-a-dia. Como esta dica a seguir, por xemplo.

Aprenda a fazer um exaguante bucal caseiro para nunca mais usar produtos químicos agressivos em sua boca. Isso mesmo, aqueles produtos de gargarejo muitas vezes atrapalham mais que ajudam, especialmente a nossa flora bacteriana da boca.

Veja a seguir como preparar e aproveite. Esta receita é simples e econômica assim como a que mostramos no tutorial de como fazer desodorante natural.

Como fazer enxaguante bucal caseiro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*