Como tirar cola quente de tecido

Sem dúvida a cola quente é uma mão na roda para fazer qualquer tipo de artesanato. Justamente por sua versatilidade e eficiência, muitas vezes, podemos sujar algumas roupas e utensílios durante o trabalho. Por isso trouxemos uma série de dicas de como tirar cola quente de tecido. Vamos nessa?

Como tirar cola quente de tecido
Usando colher para remoção de cola quente

Como tirar cola quente de roupa é uma das questões que mais recebemos no nosso

Grande trunfo na vida de quem faz atividades manuais, artesanato e até reparos, pois serve para colar partes, montar projetos de papel, tecido e até impermeabilizar calçados. A cola quente e sua pistolinha é item obrigatório em qualquer caixa de ferramentas;

Se você já faz uso, sem duvida já colou sua roupa acidentalmente

A grande vantagem da cola quente sobre outras colas é seu armazenamento sólido, sendo liquefeita apenas quando aquecida. Ao ser aquecida adere rapidamente a qualquer superfícies, especialmente as porosas como os tecidos.

O fato de ser um polímero garante que a cola seja resistente à água como qualquer plastico e isso impossibilita que a os resíduos saiam em uma lavagem simples. Algo que dificulta mais ainda a limpeza e não tem sabão que tire.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Além disso, a cola quente e sua pistola são bem baratos. No final do post coloramos um bônus: Qual é a melhor pistola de cola quente?

Por fim, outra vantagem é a segurança, pois mesmo necessitando de aquecimento, todo este processo corre dentro da pistola e a temperatura necessária não é suficiente para causar uma queimadura grave( se a pistola estiver regulada).

Como tirar cola quente de tecido

Em diversas situações podemos deixar uma roupa bem suja e as manchas de cola quente ficam bem aparentes. Neste caso o primeiro impulso é querer jogar a peça fora por sem bem difícil remover a cola.

Porém remover cola quente de tecido é muito mais fácil que você imagina. Basta pensar que para usar a cola você precisa aquecer, logo para remover é necessário usar a mesma lógica. Aquecer para deixar mole e remover aos poucos.

As únicas exceções são com uso da acetona e gelo. A primeira dissolve o componente químico da cola quente e facilita a sua remoção, porém a acetona não pode ser usada em qualquer tecido por promover a descoloração. A segunda deixa a cola quebradiça e mais facilmente removível.

Como remover cola quente com secador de cabelo

O primeiro passo é abrir o tecido esticando a malha em uma superfície como mesa de passar ou cama. Deste movo você consegue esticar bem a trama afim de facilitar a remoção, além de isolar a área a ser aquecida.

Em seguida, use o secador na potência máxima e observe a cola derreter aos poucos. Este processo pode demorar alguns minutos, porém é muito eficaz para remover cola quente de tecidos mais finos e delicados.

Dica final: Use um tecido resistente e mais poroso para remover a cola. Apenas coloque por cima e retire, sem esfregar. Deste modo o tecido mais frio gruda na cola e retira ela do tecido aquecido.

Dica importante! Tente remover a cola com um material que isole sua mão, como outro pedaço de tecido, palito de picolé ou de dente

Como remover cola quente de tecido com acetona

A acetona tem a propriedade química de dissolver parcialmente a cola quente.

Usando acetona para tirar cola quente de tecido

É super simples, pois basta umedecer um pedaço de pano ou algodão com acetona e aplicar na área com cola quente. Sem duvida é uma forma super simples e segura que é indicada para tirar cola quente de roupa com tecidos delicados ou que não podem receber aquecimento.

Deixe a acetona agir por ou 2 minutos e se ela estiver evaporando aplique mais uma vez. Para deixar o tecido sempre úmido basta embeber um chumaço de algodão e deixar sobre o local por um tempo maior que 10 minutos.

Porém cuidado, a acetona é um forte descolorante, por isso faça um teste em uma rebarba do tecido par ver se a cor do mesmo suporta a acetona.

Como remover cola quente de tecido com ácool

Como tirar cola quente de tecido
Usando cotonete para remover cola quente de tecido

Assim como a acetona o álcool 70% tem a propriedade d e dissolver a cola quente parcialmente, portanto é um modo bem interessante para tirar cola quente de panos. Além disso o álcool não costuma manchar maioria dos tecidos como ocorre com a acetona. Porém conseguir álcool 70 pode não ser tão fácil.

Como remover cola quente de tecido com ferro de passar

O ferro de passar é outro modo inteligente de aquecer a superfície suja com cola quente, devendo apenas atentar para a temperatura que o tecido suporta afim de não queimar o mesmo.

Como tirar cola quente de tecido
Remoção de cola quente com ferro de passar roupa

Aplique água com um borrifador sobre o tecido, especificamente no entorno da área manchada com cola quente.

Se seu ferro de passar possuir vapor, use-o!

Em seguida passe o ferro já aquecido sobre a área e faça movimentos de vai e vem suavemente, sem pressionar. O resultado disso é que a cola vai se desprender com o calor e umidade até formar pequena bolinhas que podem ser removidas com as mãos.

Como tirar cola quente de tecido jeans

Como tirar cola quente de tecido

Como tirar cola quente de roupa em tecido jeans obedece mesmo padrão do que falamos anteriormente, mesmo o jeans sendo mais poroso e aderente à cola ele oferece facilidade por ser resistente ao calor e tração.

Primeiramente escolha o aquecedor de sua preferência, ferro de passar ou secador de cabelo e o resto você já sabe. O importante é fazer com calma e paciência para não danificar as roupas, pois um erro pode significar um prejuízo ainda maior.

Como tirar cola quente de sofá e estofados

No local de trabalho quase sempre temos estofados ou toalhas de mesa de tecido. Os estofados estão comummente em cadeiras almofadas de poltrona e afins e são quase sempre atingidos por manchas de tinta e cola quente.

Neste caso, escolha o método mais adequado para o tipo de tecido e aplique pouco a pouco, fazendo testes em bordas e rebarbas antes de fazer o trabalho no local visível. Assim você evita perder sua peça.

Remover cola quente com frio

Esta é a dica para quem não quer trabalhar com calor na remoção de cola quente em tecidos, pois usa o princípio oposto. A cola quente é sólida em temperatura ambiente, porém congela e fica quebradiça quando congelada. Sabendo disso, basta colocar o teciso colado em um congelador e esperar uma horinha para que a cola comece a petrificar no gelo.

Ao congelar, basta retirar e remover cuidadosamente a cola com ponta de faca.

Bônus: Qual é a melhor pistola de cola quente?

Agora que você aprendeu como como remover cola quente de tecido, aproveite esta dica bônus de qual a melhor pistola de cola quente e como escolher passo a passo.

Tanto para amadores como para profissionais, esta ferramenta se tornou essencial para fazer trabalhos corriqueiramente

O que é uma pistola de cola quente?

Nada mais é quem um aquecedor que usa uma resistência elétrica para aquecer bastões de silicone sólido. O Bastão de silicone derrete e sai por um bico de acordo com a pressão exercida pelo usuário afim de ser depositado na superfície desejada.

O aquecimento e a manutenção deste calor é muito importante para a facilidade de uso, portanto se a pistola não aquece ou não consegue manter o calor, vai gerar perdas e falhas na colagem.

O tempo de aquecimento também é importante, pois algumas demoram vários minutos para aquecer.

O que você precisa saber é que maior parte dos acidentes e manchas em roupas são causados basicamente por 2 motivos. O primeiro é a falta de prática no manuseio e o segundo e mais comum é a qualidade do material (pistola e cola quente).

Por isso trouxemos as 3 melhores pistolas de cola quente para você suar na sua casa usando os critérios acima. Como são de excelente qualidade, os custos podem ser mais altos que as pistolas simples e sem marca.

Pistola de Cola Quente | Waft – 150 a 180 Reais

Esta pode até ser um pouco cara, mas é reconhecida como a melhor do mercado e é ideal para profissionais. Esta pistolinha atinge rapidamente a temperatura e possui cerca de 500 gramas por ter material de alta qualidade. Ela também é encontrada como Bivolt (220 e 110).

Pistola de Cola Quente | Hikari – 60 a 80 Reais

Esta também pode ser enquadrada como uma profissional, porém intermediária. O que é notável pelo preço. Acima como a pistola acima, tem um peso também elevado, cerca de 500 gramas. Veja um vídeo abaixo

Pistola para Cola Quente Média – Tilibra – 30 a 40 Reais

Esta é a mais simples, porém ainda assim e melhor do que as mais baratas vendidas em lojas do ramo. Possui um peso menor e melhor custo benefício.

É isso, esperamos que você tenha curtido esta dica e em breve postaremos mais novidades e dicas de artesanato.

como usar mod podge

⟾ Comousar cola mod podge

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique aqui e participe ←

Fonte: https://pt.wikihow.com/Usar-uma-Pistola-de-Cola-Quente

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*