Como economizar gás de cozinha

Veja 16 dicas de como economizar gás de cozinha ou encanado em sua casa e poupe até 50% do seus gastos. Esta dica é essencial para quem deseja tornar o trabalho na cozinha mais eficiente para investir em outras coisas igualmente essenciais.

Decidimos criar uma série de posts de como economizar e usar os recursos que temos em casa de forma inteligente e prática. O Como Fazer em Casa é um site voltado para artesanato e faça você mesmo, porém também mostramos dicas práticas de atividades que podem ser realizadas em casa para diversão, passa tempo, mas também para economia e uso inteligente dos materiais.

Nestes tempos difíceis decidimos criar uma série de postagens sobre economia doméstica e como ganhar dinheiro fazendo coisas em casa. Para isso, vamos pesquisar bastante, aprender e compartilhar com vocês dicas de economia, reciclagem e muito mais.

Quando a grana fica curta, precisamos cortar custos e o gás de cozinha é um dos campeões entre os custos doméstico, pois cozinhamentos pelo menos uma vez ao dia. Este custo também aumenta por pessoa, pois cada refeição a mais exige uma cota proporcional de gás.

Quem deve prestar atenção a este conteúdo?

Primeiramente, qualquer pessoa que faz uso da cozinha para preparar alimentos, especialmente quem ser esponsabiliza por esta tarefa em casa. Algumas dicas são amplamente conhcidas, porém não custa ler dar uma relembrada. Afinal, algumas vezes precisamos reciclar nosso conhecimento, não é mesmo?

Se você faz comida para fora e constuma vender alimentos que você prepara em casa, este post é para você, pois diferentemente de quem faz comida para o consumo próprio, seu consumo de gás de cozinha é infinitamente maior. Além disso, o seu lucro está muito ligado ao custo de produção dos seus alimentos.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

12 Dicas de como economizar gás em casa.

1. Vazamentos de gás: como economizar gás

Nenhuma dica vai funcionar se estiver com vazamento de gás, pois esta é uma perda silenciosa, gradativa e que independe da nossa atitude.

☞ Lembrando que antes de ser uma medida econômica é uma medida de segurança!

Para verificar se está vazando gás, basta verificar as conexões do botijão ou enganamento, bem como do registros da mangueira e do fogão. Sentir o cheiro também ajuda a detectar possíveis vazamentos.

2. Cor da chama: como economizar gás

A cor da chama precisa estar azul, pois se estiver amarelada ou alaranjada os bocais estão sujos. Isso ocasiona uma perda significativa de gás, pois o mesmo não está sendo queimado totalmente. É comum sentir cheiro de gás nesta situação.

3. Tamanho da panela x tamanho da boca

Pela pressa acabamos não observando, mas é fundamental que a panela cubra a boca, e passe até 4 dedos da extensão da chama. Do mesmo modo, panelas que são muito grandes não devem fica em bocas pequenas, pois a tendência é não ser tão eficiente.

Outra dica é centralizar bem a panela para que tenha o máximo de aproveitamento da área da chama.

4. Qualidade das panelas

Panelas de fundo duplo ou de aço inox são mais caras, porém conseguem reter mais calor. Por isso, prefira panelas deste tipo ao cozinhar.

5. Quantidade de alimento

Prepare grandes quantidades de alimentos de uma só vez. Esta dica além de economizar gás, economiza tempo e água. Para isso, faça uma quantidade de porções que possam ser congeladas e consumidas durante a semana.

6. Descongelamento

No dia anterior descongele as releições preparadas ou ingredientes (carnes e afins) no refrigerador. No dia coloque à temperatura ambiente. Deste modo você descongela os produtos gradativamente.

Assim não há perda de energia da refrigeração nem do fogo para forçar um descongelamento rápido. Esta dica exige memória e organização para que não seja esquecida!

7. Demolho de grãos

Feijões secos precisam ficar de 12 a 8 horas de demolho, assim como alguns cereais como milho seco, entre outros. Isso não só ajuda sua digestão como diminui muito o tempo de cozimento.

8. Fluxo de ar na cozinha

Considere mudar o fogão de lugar caso ele esteja em um local muito ventilado ou com corrente de ar dentro da sua cozinha. Isso é fundamental, embora possa criar desconforto no local pelo calor.

Caso o local seja muito ventilado, considere colocar um anteparo que não seja inflamável em volta do fogão ou manter portas e janelas fechadas. Assim garantimos que você vai conseguir economizar gás de cozinha e fazer alimentos muito mais rapidamente.

9. Panelas duplas: como economizar gás

Existem panelas que possuem dois, três ou 4 andares, sendo o primeiro para cozimento e os demais para o vapor. Elas são muito boas para cozinhar 2 ou 3 tipos de alimentos na mesma boca.

10. Pedaços dos alimentos

Quanto maior o tamanhos dos limentos, sejam carnes, raízes ou tubérculos, maior o tempo de cozimento. Portanto procure cortar os alimentos em pedaços menores afim de diminuir o tempo de preparo. No caso, se você consuma cozinha batata doce, corte em rodelas pequenas ao invés de cozinhar as batatas inteiras, por exemplo.

11. Panela de pressão

Esta é uma invenção que diminui o tempo de cozimento dos alimentos em até 80%, por isso deve estar sempre presente em seus preparos. Porém até mesmo este tipo de panela precisa de algumas precauções no uso. Para que a panela de pressão seja realmente eficiente e segura, evite usar mais da metade do seu volume interno. Isso garante que ela fique realmente no máximo de sua eficiência.

panela de pressão seja realmente eficiente e segura, evite usar mais da metade do seu volume interno

12. Tampa das panelas: como economizar gás

Exitar usar panelas que as tampas estejam desajustadas ou sem tampas. As tampas ajudam a manter o calor e a umidade quente dentro da panela. Por isso são essenciais, especialmente nos casos de ambiente muito ventilado.

13. Usar o calor armazenado

Dá para desligar a panela e deixar terminar de cozinhar usando apenas o calor já armazenado no alimento. Muitas pessoas já fazem isso com o arroz, por exemplo. Quando cozinham por 10 minutos e deixam esfriar coma panela tampada para terminar de amolecer os grãos. PAra esta dica funcionar a panela e a ventilação devem estar ok.

14. Abertura do forno

Evitar abrir o forno durante o preparo. Para isso, tenha conhecimento do tempo exato de preparo, coloque vários pratos e tenha muita paciência até fazer aberturas para verificar o resultado.

15. Pré aquecimento: Como economizar gás

Aqueça o forno a 200 graus por 10 minutos para depois colocar a temperatura certa da sua receita. Não precisa de mais tempo que isso e a temperatura de 200 graus garante que o forno fique pronto para assar. Esta é uma medida para qualquer forno doméstico.

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique aqui e participe ←

16. Ensine aos seus familiares e amigos

Finalmente, nada adianta se você souber disso e seus familiares não aplicarem do mesmo modo. Todos devem aprender para contribuir da melhor forma com o objetivo de economizar dinheiro todos os dias. Ajude outras pessoas e compartilhe este conteúdo. Deste modo todos nós sairemos de qualquer crise justos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*