Como plantar nabo

como plantar nabo em casa
Mensagens para o Dia dos Pais

Se gosta de plantar verduras saudáveis em casa, venha aprender como plantar nabo e colha este legume em menos de 60 dias. Veja a seguir todos benefícios e dicas para você começar sua cultura de nabo hoje mesmo.

como plantar nabo em casa (12)

Lembrando que esta postagem faz parte de uma coletânea especial de 14 verduras para você plantar e colher em menos de 60 dias. Clique aqui ou no link abaixo.

como plantar nabo em casa (12)

Veja 14 verduras para plantar e colher rápido

O nabo pertence ao gênero Brassica, assim como a couve, rabanete, mostarda, couve flor e couve-de-bruxelas, por exemplo. Os legumes destes gênero são valorizado pela folhas, raízes e gemas. Além de ser muito saboroso é nutritivo e foi introduzido ao país pelas imigrações europeias.

O nabo é anual ou bianual e tem a raiz como seus principal consumo, porém as folhas também podem ser preparadas como uma couve, por exemplo.

como plantar nabo em casa

Aprenda o passo a passo de como plantar nabo e aplique para aproveitar todos os benefícios da planta

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

A raízes são ótimas para fazer saladas, cozidos e especialmente conservas como pickles. O nabo também é ressaltado pelas suas qualidades nutricionais, afinal, é uma raiz rica em ferro, cálcio, zinco, e vitaminas A, B9, B3, c E.

como plantar nabo em casa

Mesmo com tanta riqueza de nutrientes o nabo fornece apenas 35 calorias por 100 gramas, sendo um alimento pouco calórico. Portanto pode ser consumido por pessoas que seguem dietas lowcarb ou diabéticos, por exemplo.

Entre as propriedade medicinais do nabo estão o auxílio da digestão, principalmente por conta das fibras. Ao ser consumido cru, o nabo tem propriedades diuréticas, purifica o sangue, emoliente, antipirético e alcalinizante.

Muito legal, não é mesmo? Veja como realizar o plantio do nabo?

Como plantar nabo

Acompanhe cada detalhe das dicas abaixo e busque as melhores sementes de nabo para fazer seu plantio. Compre as sementes em locais especializados e leia as instruções com atenção.

brotos
Aparência dos brotos de nabo.

Faça a semeadura de modo direto, ou seja, colocanod as sementes no local definitivo das plantas. Sem a necessidade de germinar em outro local. Plante em solo adubado, fofo e sem pedras e detritos.

como plantar nabo em casa

Enterra as sementes cerca de 0,5 centímetros de profundidade e aguarde entre 3 a 5 dias para os brotos começarem a aparecer. O espaçamento entre as plantas varia de 30 a 40 centímetros. No entanto é possível adensar mais se você não tiver tanto espaço.

Clima e luminosidade

como plantar nabo em casa

O nabo se desenvolve melhor em temperaturas entre 15 e 22 graus, porém suporta bem temperatutas mais baixas e até geadas. Em temperaturas mais quentes sua raiz fica mais fibrosa e menor. Portanto se você mora em regiões mais quentes, procure uma área de plantio que seja mais favorável.

Embora o nabo precise de satante luz, ele suporta locais com sombra parcial. Isso pode ajudar a planta a se desevolver melhor em locais mais quentes.

Agora você já sabe quase tudo de como plantar nabo. É bem simples, não é mesmo?

Solo e irrigação: como plantar nabo

O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. De preferência sem pedras ou outros materiais do tipo O pH ideal para o cultivo do nabo é entre 6 e 7. A irrigação deve ser frequente de modo que o solo sempre esteja úmido porém sem ser encharcado.

Colheita do Nabo

como plantar nabo em casa

A colheita pode ser realizada entre 40 e 80 dias após o plantio do nabo. Na colheita as plantas são retiradas inteiras e as folhas podem ser colhidas antas, deixando as raízes.

Como plantar nabo em vaso

como plantar nabo em casa

Veja como plantar nabo em pequenos espaços no vídeo abaixo. Certamente você vai curtir as dicas e o resultado do plantio. Pois o nabo não é exigente quanto ao espaço.

E se você curte vídeos como este, não esquece de acessar nosso canal. Se inscreva para receber novos vídeos pois sempre colocamos vídeos com dicas legais como esta. Sem dúvida você vai adorar.

Veja nosso canal do YouTube

Receita com nabo

Nada mais justo que aprender uma receitinha para usar o nabo orgânico que você acabou de colher, não é mesmo? Então veja esta ótima receita que certamente toda sua família vai adorar. Este produto é excelente em saladas e como tira-gosto. Além disso, tem, um alto valor comercial e pode ser conservado por meses.

Pickles de nabo

pickles de nabo

Ingredientes

  • 1 kg de nabo redondo, lavado e descascado
  • 1/2 l de vinagre branco
  • 1/2 l de água
  • 2 colheres (sopa) rasa de sal
  • Grãos de pimenta – do – reino a gosto
  • 1 colher (chá) de mostarda em grãos

Modo de preparo

Lave bem as raízes, em seguida corte em fatias de 0,5cm. Adicione uma colher de sopa de sal e reserve.

Ferva por 5 minutos a água o sal, pimenta, vinagre e a pimenta.

Em seguida coloque o nabi neste vinagre e deslique o foco. Isso vai ajudar a manter a conserva por mais tempo.

Ao esfriar, coloque um vidro de boca larga e consuma com uma semana. Pois é o tempo suficiente para apurar o sabor.

Agora é só aproveitar.

Curtiu esta dica? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas, pois isso nos ajuda muito! Se ficou alguma dúvida não esqueça de compartilhar seu questionamento conosco no formulário de comentários logo abaixo.

Tenha um ótimo plantio.

Veja mais

Agora confira outras postagens que fazem muito sucesso entre as pessoas que curtem plantar em casa. São artigos que mostram passo a passo as forma ideias para aproveitar o espaço para criar lindas hortas em casa.

Agora que você sabe como plantar nabo, que tal experimentar outras culturas? Clique no link abaixo ou na imagem acima e aproveite.

 Veja 14 ideias de verduras para plantar e colher em menos de 60 dias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*