Como plantar abacate em casa

como plantar abacate abacateiro
Vídeo novo sobre Flores Raras e Exóticas

Caso você esteja se perguntando se é possível plantar um abacateiro em um vaso, saiba que aqui vamos responder a este questionamento e ainda mostrar como isso seria possível. Continue aqui e veja como plantar abacate em sua casa.

como plantar abacate abacateiro

Sem duvida o abacate é uma fruta sensacional. Pois com ela podemos fazer diversas receitas como a guacamole, vitaminas, doces, saladas e muitas outras iguarias.

como plantar abacate em casa

Agora antes de se decepcionar, veja a seguir informações imprescindíveis sobre a polinização do abacateiro. Pois se trata de um erro muito comum e os leitores do blog sempre perguntam com frequência por email e pelos comentários.

Aliás, obrigado a todos que estão comentando e tirando a s dúvidas, pois assim sempre melhoramos o texto com informações cada vez mais relevantes.

Linda guaca mole com nachos
→ Veja como fazer guacamole em casa ←

Além disso, o Abacate é originário do México e América Central, hoje é amplamente difundido pelo mundo e possui diversas variedades.

Oriundo de um clima conhecido como subtropical, o abacateiro se adaptou bem ao clima de regiões mais quentes como o norte e nordeste do país, que produzem uma boa safra da fruta.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Mesmo assim, o abacateiro não se dá bem com clima mais frio e com a presença de geadas ou climas muito áridos com ausência de insetos polinizadores. Neste caso ele pode até se desenvolver, porém não há a formação de frutos.

como plantar abacate abacateiro

Como germinar as sementes de abacate

→ Veja mais dicas de jardinagem ←

Primeiramente, a germinação é uma das fases mais enigmáticas, até por que a semente do abacate não é pequena e não dá para ser enterrada facilmente. Além disso ela tem grandes chances de apodrecer. Também não é raro encontrarmos sementes estéreis. Aqui vamos ver um passo a passo de como germinar a semente do abacate.

germinando semente do abacate

Basta seguir o passo a passo acima e esperar a mágica acontecer.

como plantar abacate abacateiro

Vídeo passo a passo de Como plantar abacate

Veja o vídeo passo a passo de como fazer sua primeira muda, que o o passo essencial para você criar vários abacateiros. A dica é buscar frutos de plantas diferentes. Pois assim a chance de ter abacateiros que possam se fecundar é ainda maior.

Como plantar abacate em vaso

como plantar abacate abacateiro

Como plantar abacate em casa

Olha legal este mini abacateiro que é a prova da possibilidade de gerar frutos com plantas ainda muito jovens. Muito lindo não é mesmo?

mini abacateiro

Logo após a germinação, é hora de plantar o abacate. Para isso, basta um solo rico e um vaso largo com 40 cm de altura e largura de 50 cm. Além disso o vaso precisa ser resistente para aguentar as raízes da planta.

Como cuidar de um abacateiro

como plantar abacate abacateiro

O abacateiro precisa de muita luz e ambiente arejado com regas diárias, afinal, só assim para gerar frutos suculentos e vistosos. A primeira florada se dá aos 5 anos do abacateiro. Portanto se você deseja colher seus primeiros abacates, não demore para fazer o plantio.

Dúvidas sobre o crescimento

O abacateiro pode crescer rapidamente e ocupar muito espaço, especialmente para quem dispõe de pouca altura, como em apartamentos, por exemplo.

Neste caso a forma ideal para controlar sua altura é como se faz com o bonsai. Retire o abacateiro do vaso e usando uma tesoura de poda adequada corte as pontas das raízes. Assim a planta tem o sinal de que não há espaço para seu crescimento e passa a ficar “anã”.

Outra coisa que faz o abacateiro crescer para cima é a falta de luz. Pois esta planta vive em florestas e ela tem instruções genéticas ara crescer rapidamente para o alto e buscar seu “lugar ao sol”.

A polinização do Abacateiro

Outro fato importante e que muita gente decoherence é que o abacateiro tem sua polinização cruzada. Ou seja, precisam existe plantas de tipos ou sexos diferentes para que as flores sejam fecundadas e posteriormente se transformem em frutos.

Além disso, se você pretende plantar em apartamento e morar em uma zona urbana, provavelmente não vai haver um abacateiro por perto que possa fecundar o seu espécime e você receba os maravilhosos abacates.

A solução é buscar um par para seu abacateiro. Tentar plantar novas mudas até que você consiga observar a formação de frutos.

Agora você já sabe a lição da importância da diversidade genética e de plantas, além da criação de zonas urbanas com canteiros e árvores. Assim evitamos problemas de pragas e garantimos lindas flores e frutos.

Acontece que as prefeituras e a até cidadãos preferem cortar arvores para preservar fios e manter as calçadas limpas… pois não sabem o problema que estão causando ao gerar ainda mais calor e menos vida nas cidades.

Anualmente alimente o solo com mais substrato e fertilizantes naturais.

Benefícios de consumir o abacate

A fruta não é apenas gostoso, mas também faz parte de dietas restritivas como a low carb, por exemplo.

como plantar abacate abacateiro

Finalmente, o consumo do abacate reduz o estresse, melhora a saúde cardiovascular, controla o colesterol, ajuda no fluxo intestinal além de ser muito rico em sais minerais e vitaminas essenciais para nosso corpo.

O Abacate tem muitas gorduras boas e o óleo produzido da fruta tem ótimas indicações de consumo em saladas e preparações cozidas.

Gostou? Curta e compartilhe. siga nosso Pinterest :)

Veja também

Saiba como reaproveitar a coroa do abacaxi para fazer o replantio em casa. Neste vídeo do YouTube mostramos passo a passo como plantar lindos pés de abacaxi em casa. Sem dúvida você vai amar.

Curtiu o vídeo? Então siga nosso canal do YouTube, com dicas super legais como esta de como plantar abacaxi em casa.

Outra postagem que sempre faz sucesso entre todos que ama plantar, veja esta dica de 14 verduras que podem ser plantas e colhidas em MENOS DE 2 MESES.

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique aqui e participe ←

como plantar verduras

14 verduras que podem ser plantadas e colhidas em menos de 2 meses

11 Comentário

    • Já plantei três pés de abacates // o maior deles esta quase batendo no teto da varanda tive que cortar a parte de cima // agora como devo fazer ? Os outros dois estão com um metro de altura e soltando galhos // não quero perdê-los mas não posso ter três árvores na minha varanda // moro em apartamento// como fazer para que parem de crescer para o alto .?

  1. oi, gostei da matéria, porém pode fazer uma enxertia com galho de abacateiro já dando assim não precisaremos esperar 5 anos né… pensei que você iria falar sobre isso..

    • Olá Francisca, seu problema não é incomum, você precisa de 2 abacateiros diferentes, um macho e uma fêmea. O Abacateiro possui polinização cruzada, ou seja, precisam existir duas plantas diferentes (Tipo A e Tipo B) para que ocorra a fecundação.

      E tem outra

      Embora o abacateiro seja uma planta subtropical, ainda assim ela não suporta geadas, frio intenso e a provável falta de insetos polinizadores.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*