Como plantar couve

como plantar couve em casa
Mensagens para o Dia dos Pais

A couve é mais uma das hortaliças fáceis e rápidas. Especialmente para os apressadinhos que querem colher em menos de 2 meses. Veja como plantar couve em casa e no sítio e tenha uma hortaliça super saudável para sua família.

como plantar couve

A couve faz parte de uma família de hortaliças muito saudáveis que não deveriam faltar jamais em nenhuma dieta. São elas a couve-flor, brócolis, couve-de-bruxelas, entre outras.

como plantar couve

Ah, não esquece de conferir a postagem que mostramos 14 hortaliças para plantar e colher em menos de 2 meses.

Particularmente a couve é muito rica em cálcio e ferro, além de fibras. fica muito bem refogada ou até em sucos e como ingrediente em bolos, pro exemplo.

como plantar couve
como plantar couve
como plantar couve

Além disso as folhas da couve possuem substâncias como os glicosinolatos que são transformadas em sulforfano ao serem picotadas. Esta última substância é reconhecida por prevenir o câncer. Então quando for comer couve da próxima vez, pique as folhas assim como no refogado para feijoada.

como plantar couve

Sem dúvida a couve refogada é um dos pratos mais comuns para acompanhar feijoada, por isso trouxemos uma receita com toque especial para você preparar couve colhida em sua casa. Não é legal?

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
como plantar couve

Como plantar couve em casa

Se mais delongas, vamos ver como plantar couve em casa passo a passo. Veja ao final do artigo um vídeo que mostra passo a passo como cultivar a couve em vasos.

Plante as couves com um espaçamento de 50 centímetros a um metro entre as linhas e de 25cm a 50 centímetros entre as plantas.

Porém de você quiser cultivar em vasos e em locais menores é possível. No entanto as plantas podem não crescer tanto. Lembre-se que a couve precisa de sol e ao aglomerar as plantas elas competem pela mesma luminosidade.

como plantar couve

Você deve usar sementes e germinar elas em copinhos com bom solo e em 4 a 5 dias você já deve ter lindos brotos para plantar no canteiro definitivo.

Clima: Como plantar couve

brotos

A couve se dá muito bem em clima ameno ou frio, porém algumas variedades podem ser cultivadas até -10 °C. enquanto outras cultivares suportam temperaturas bem altas.

Ou seja, tem couve para todas as regiões do Brasil, basta consultar a variedade. Vale lembrar que se tem uma semente sendo vendida na sua região, provavelmente ela será uma ótima opção.

água na folha de couve

Luz : Como plantar couve

A couve precisa de uma boa luminosidade. Ou seja, ela realmente precisa de exposição direta aos raios solares. Porém em locais mais quentes talvez seja necessário botar um sombirte ou qualquer anteparo que coloque sombra sobre as plantas nas horas mais quentes do dia.

Solo e Irrigação: Como plantar couve

O solo deve reter umidade e ser rico em matéria orgânica. Quanto mais fértil, melhor e mais bonitas ficam as couves. O pH varia entre 6 e 7,5.

Assim como outras hortaliças folhosas, a couve precisa de umidade mas com solo bem drenado, pois a umidade pode enfraquecer as raízes e folhas.

Colheita

A colheita pode ser feita em até 10 semanas. Retire as folhas mais velhas, ou seja, as que estão mais perto da raiz e preserve as folhas de cima.

folhas d ecouve da feira

Isso permite que a planta continue a crescer para cima e a gerar mais folhas. É possível colher as folhas da couve se matar ela por anos.

Também evite fazer a colheita em horas quentes do dia, pois a evaporação pode matar a planta nos talos retirados.

Veja como plantar couve em vasos

Separamos este vídeo especial que ensina passo a passo como plantar couve. Experimente seguir este passo a passo e se supreenda.

Lembrando que em nosso canal do YouTube sempre colocamos novidades inéditas de como plantar. Confira e aproveite.

Veja aqui nosso canal no YouTube

Receitinha com couve ao alho

couve refogada no alho
Foto: GC

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de óleo
  • 2 colheres de sopa de alho picado
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou azeite
  • 1 maço de couve em tiras finas (chifonade)
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Corte a couve em tiras finas, o que conhecemos como corte chifonade. E quanto mais fininha melhor. Em seguida refogue o alho na manteiga ou azeite.

Quando dourar o alho, coloque a couve e mexa rapidamente. Evite demorar neste refogado, pois a couve perde muito volume e se desidrata rapidamente. Além disso, perde um pouco da crocância.

couve na feira

Outro detalhe é que este refogado nas folhas ajuda a eliminar substância nocivas e deixam elas mais digeríveis e saborosas.

É isso, não deixe de comentar abaixo e nos dizer o que achou desta postagem. Tire todas as suas dúvidas e compartilhe com quem você ama, pois isso nos ajuda muito.

Veja mais

E se você curtiu esta postagem , então vai adorar esta coletânea de vegetais para plantar e colher em menos de 60 dias. Acesse que certamente você vai adorar. Nela colocamos uma série de vegetais nutritivos para tornar seu dia a dia mais saudável.

Sem contar com a alegria que é plantar e colher o próprio alimento. Não é mesmo? Clique na imagem abaixo ou no link a seguir e veja mais.

14 verduras para colher em menos de 2 meses

Veja 14 hortaliças para plantar e colher em casa em menos de 2 meses

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*