Como plantar rúcula em casa

como plantar rúcula
Mensagens para o Dia dos Pais

Continuando nossa série especial de cultivo, trouxemos esta dica maravilhosa de como plantar rúcula em casa. Vem ver cada detalhe de como fazer pois certamente você vai amar.

como plantar rúcula

Nesta postagem também vamos mostrar como plantar rúcula em vaso, além de uma linda salada de rúcula para você experimentar. Certamente vai ficar uma delícia e cheia de nutrientes para você e seus familiares.

Convido você a visitar nosso Canal no YouTube, pois lá sempre postamos dicas legais em vídeo também.

como plantar rúcula

A Eruca sativa, comumente conhecida como rúcula, é uma hortaliça que se desenvolve o ano todo.
Suas folhas possuem um sabor amargo e levemente picante, dependendo da variedade. É usada na culinária na preparação de saladas cruas, refogada ou até em forma de sucos, por exemplo.

salada

Como plantar rúcula em casa: Esta é uma das dicas especiais de plantas que podem ser colhidas em menos de 2 meses após o plantio. Veja aqui a postagem completa.

Como plantar rúcula em casa

como plantar rúcula

As plantas cultivadas em clima mais frio tendem a ser menos amargas, assim como as folhas colhidas de plantas mais jovens. O amargor natural da rúcula é excelente em saladas com elementos ácidos, doces e óleos, porém muitos preferem a rúcula mais neutra.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
como plantar rúcula

O aroma também é inconfundível e deixa os alimentos com cheiro fresco e atraente.

Lembrando que temos uma seção no blog exclusiva sobre jardinagem para quem ama plantar em casa. Veja aqui mais artigos de como plantar.

canteiro de rúcula

Ao atingir cerca 30 centímetros a planta já está ótima para a colheita, porém pode ser colhida desde jovem, com 10cm ou até menos. Pois muita gente costuma consumir brotos de rúcula em saladas e até sanduiches.

rúcula em vaso

As plantas mais velhas podem chegar até 1 metro de altura, quando começam as florar e gerar sementes.

Clima para plantar rúcula

Ela adora climas amenos e com temperatura entre 16 e 24° C. Se sua região for quente demais, então o ideal é plantar a hortaliça em locais com sol menos agressivo ou ao lado de plantas que absorvam bem o calor.

como plantar rúcula

Elas suportam bem climas mais frios, porém em ambos os extremos as folhas tende a ser mais picantes e amargar. Assim como dissemos antes.

Luminosidade: Como plantar rúcula

A rúcula pode ser plantada todo ano, então fica a dica para a melhor forma de se dar os primeiros passos na sua cultura.

mudas de rúcula em canteiro

Caso esteja nos meses de outono, prefira plantar em local com alta taxa de luminosidade e boa exposição solar. Por outro lado, se você fizer o plantio na primavera, prefira locais com luminosidade parcial. Analise o clima da sua região e avalie estas possibilidades de acordo com a temperatura.

plantando em vasos

E para você que quer plantar rúcula em vasos, use a mesma ideia para escolher o espaço, seja janela, varanda ou jardim.

Solo e irrigação

O solo deve ser fofo, drenado e com bastante matéria orgânica. Com o pH entre 6 e 7. A umidade deve estar sempre presente, porém se deixar o solo encharcado.

como plantar rúcula

Vídeo de como plantar rúcula em vaso

Veja como plantar a rúcula em vaso passo a passo. Veja nos exemplos que trouxemos neste vídeo a diferença entre o resultado de plantas próximas e afastadas. Pois quanto mais plantas juntas menos elas crescem. Porém ao plantar muitas juntas você pode fazer várias coleitas e ir liberando espaço aos poucos.

Lembrando que após 4 meses as plantas ficam muito amargas e começam a florar. Então é melhor esperar as emntes virem para um novo plantio.

Receita de salada de rúcula com manga

Use esta receita como entrada ou acompanhamento, especialmente em dias quentes por exemplo. Pois a rúcula apresenta uma refrescância e leveza e ajuda bastante na digestão. Veja o passo a passo a seguir assim como os materiais necessários.

salada de rúcula com manga
Foto: claudia.abril.com.br

Afinal, não adianta plantar e não saber como usar. Não é mesmo? Então vem ver como fazer coma gente!

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de sumo de limão
  • 1 colher sopa de mostarda dijon
  • 2/3 xícara de chá de azeite de oliva
  • 2 colheres de café de canela em pó
  • 1 maço de rúcula
  • 1 unidade de manga cortada em cubos
  • 1/2 xícara de chá de tomate
  • 1/2 xícara de cenoura ralada
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Bata bem o sumo de limão, a msotarda, o azeite e a canela até criar um molho uniforme. Em seguida parta as rúculas com a mão.

Por fim basta misturar tudo, fazendo com que o molho esteja presente em todas as folhas, porém sem amassar elas.

O resultado é uma salada deliciosa e super saudável para toda sua família.

É isso, esperamos que você tenha gostado. Não esquece de compartilhar com seus amigos e amigas. Também comente abaixo e não deixe suas duvidas para depois. Beijos e bons plantios.

como plantar rúcula

Veja mais

Se você curtiu esta postagem de como plantar rúcula, então você vai adorar todas as possibilidades de incrementar sua horta. Pois são dicas essenciais para plantar e colher seu próprio alimento em casa.

vegetais para colher rápido

Veja 14 opções de hortaliças para você plantar e colher em menos de 2 meses. entre elas está nossa querida rúcula, óbvio. Porém nada melhor que ter uma diversidade maior de verduras para escolher. Por isso não perca tempo e acesse clicando na imagem acima ou no link abaixo.

Plante hoje e colha em menos de dois meses

cenoura em casa

Sem dúvida uma hortaliça que combina bem com a rúcula é a cenoura. Uma excelente raiz que também pode ser plantada e colhida em menos de 2 meses em sua variedade mini. Veja abaixo como plantar cenoura em casa.

Como plantar cenoura em casa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*