Como plantar cenoura em casa: dicas e receitas

como plantar cenouras em casa
Mensagens para o Dia dos Pais

Veja que dica legal de como plantar cenoura em casa. Neste artigo vamos te mostrar como fazer passo a passo e sem segredos. Além disso, teremos duas receitinhas para você preparar.

como plantar cenouras em casa

Nada melhor do que comer vegetais frescos, colhidos na hora. Especialmente quando são orgânicos e cultivados com todo carinho.

Se você curte esta ideia, então está no lugar certo para aproveitar pequenos espaços e até vasos para plantar cenoura em casa.

como plantar cenouras em casa

A cenoura é um dos legumes mais consumidos no mundo. No Brasil não é diferente e tem sua presença marcada na maioria das saladas.

Outra coisa legal da cenoura é sua versatilidade. Pois é possível fazer pratos crus, cozidos, assados e até sucos, por exemplo.

Com o nome científico de Daucus carota, é da família das apiáceas e apreciada há milênios. A cenoura apresenta cores diversas, porém a mais comum é a laranja com raiz tuberosa e textura lenhosa.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
como plantar cenoura

Em termos nutricionais elas são muito ricas em vitamina A. além disso, também pode ajudar a suprir as vitaminas B1, B2, B5 e C e os minerais cálcio, sódio e potássio.

Se engana quem acha que só dá para comer a raiz, pois as folhas podem ser refogadas e servidas de diversos modos. Ao final do post teremos uma receita especial com as folhas da cenoura, acompanhe.

como plantar cenoura

Como plantar cenoura

Agora vamos ver o que e preciso para plantar cenoura

Uma das coisa legais da cenoura é que ela pode ser plantada e colhida em menos de dois meses. Como falamos aqui nesta postagem sobre legumes que podem ser colhidos em menos tempo.

Veja aqui vegetais que podem ser plantados e colhidos em menos de um mês

Clima

Temperaturas firas favorecem o alongamento das cenoura e a cor delas. Já em temperatura mais elevadas elas tendem a ficar mais curtas e com menos cor. Por isso a temperatura ideal é entre 10 e 25ºC. Locais onde as temperaturas ficam acima dos 30ºC e abaixo de 7ºC as cenouras tendem a não se desenvolver.

Água e irrigação

A cenoura precisa de água constante para se desenvolver no entanto o solo precisa ser bem drenado. Por isso o ideal é plantar em canteiros elevados.

Solo para plantar cenoura

O solo deve ser fofo, arado e adubado, com pH em torno de 6,0. Os canteiros devem ter de 80 a 140 centímetros de largura e 15 a 30 centímetros de altura. Cada planta deve ter uma distância de 30 centímetros uma da da outra.

mini ou baby

Como plantar com sementes de cenoura

Para quem quer fazer plantios maiores, o ideal é comprar as sementes e elas não são difíceis de encontrar. Pois tanto na internet como em lojas agrícolas é fácil de encontrar.

sementes

Basta comprar um sachê de sementes e plantar 3 em cada espaço do germinador. Em seguida espere os primeiros brotos crescerem. Então transfira para o solo definitivo.

Como com o talo da cenoura

E possível fazer mudas de cenoura apenas com o talo. Ou seja, não jogue fora e aproveite para germinar sua nova plantação de cenouras. Ao final do post temos um vídeo que ensina passo a passo como germinar cenouras.

cenoura a partir do talo

Como plantar cenoura em vaso

Para você que não tem mto espaço em casa ou simplesmente quer plantar uma cenourinha ou outra para brincar, é possível plantar em vasos.

Para a cenoura comum é necessário ter 30 a 40 centímetros de solo, porém para a variedade mini esta profundidade fica em 10 a 20 centímetros apenas.

Então é possível plantar em baldes e até garrafas PET sim!

como plantar cenoura em vaso ou balde
folhas

Quando colher as cenouras

Para cenouras comuns, a colheira pode rolar em 80 a 110 dias e para as cenouras mini, a colheira acontece em menos de 60 dias.

A hora ideal de colher as cenouras e quando suas folhas começa a amarelar nas pontas. Observe também os ombros da cenoura, que e o local onde as folhas se ligam a raiz. Se este “ombro” estiver verde, talvez não seja uma boa hora. Espere mais alguns dias.

colheita

Vídeo de como plantar cenouras

Veja esta vídeo muito legal que mostra como aproveitar talos de cenoura para fazer o replantio. Como falamos antes, esta técnica e ideal para quem deseja plantar em casos, uma a uma.

Para quem curte jardinagem e dicas como esta de como plantar cenoura em casa é uma boa ideia dar uma olhadinha em nosso canal no YouTube.

Veja aqui nosso canal no YouTube

Pois lá sempre publicamos novidades como plantar entre outras sacadas bem legais. Certamente você vai gostar muito.

Receitas com cenoura

E para completar nosso artigos sobre como plantar cenouras, que tal 2 receitinhas especiais para você usar suas cenouras recém colhidas? Vamos lá!

Receitas de cenoura caramelizada

Esta cenoura é um ótimo prato de entrada assim como serve como aperitivo. Tem um sabor agridoce refrescante e também pode ser feito no forno.

cenoura caramelizada
Foto: Cybercook

Ingredientes da cenoura caramelizada

  • 300 gramas de cenoura mini (pode ser a cenoura comum cortada)
  • Uma colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de açúcar demerara
  • 1/4 xícara de chá de suco de limão siciliano
  • 1 colher de chá de raspas de limão siciliano
  • Sal à gosto
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher de chá de alecrim

Modo de preparo

  1. Cozinhe as cenouras no vapor até ficarem ao dente.
    Espere as cenouras esfriarem e perderem um pouco da água.
  2. Em seguida, coloque a manteiga para derreter e refogue as cenouras.
  3. Em seguida adicione o açúcar e o limão siciliano.
  4. Quando o açúcar estiver derretido, adicione os temperos.
  5. Espere as cenouras ficarem caramelizadas.

Experimentem pois fica excelente com arroz, carnes e muito mais. Sem dúvida toda sua família vai amar.

Pesto com folhas de cenoura

Esta receita é um antepasto maravilhoso que você pode usar para preparar várias entradinhas deliciosas ou comer num final da tarde com torradas, por exmeplo.

pesto de folha de cenoura
modefica.com.br

O mais legal é que pode ser feito em menos de 10 minutos, pois basta jogar tudo no processador e pronto!

Ingredientes

  • Uma xícara de chá de folhas de cenoura
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho médio a grande
  • Sal à gosto
  • 3 colheres de sopa de oleaginosas de castanhas do pará

Instruções

  1. Coloque as folhas o azeite e o sal para processar até ficar tudo bem partido.
  2. Em seguida adicione as castanhas e tempere.
  3. Espere algumas horas antes de servir para apurar os sabores.

É isso! Gostou da dica de como plantar cenouras em casa? E das receitas? Se sim, então não esqueça de compartilhar com seus amigos e família, pois isso nos ajuda bastante.

Veja mais dicas de como plantar

Veja mais dicas de vegetais que podem ser plantados e colhidos em casa facilmente.

verduras para plantar

Nesta coletânea trouxemos uma lista infalível de 14 legumes que você pode plantar hoje e colher em dois meses. Não perca tempo e veja esta lista clicando na imagem cima! Certamente você vai adorar!

Legumes que podem ser colhidos com menos de dois meses após o plantio

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*