Dicas Práticas

Como plantar ora-pro-nobis em casa

como plantar ora pro nobis

Sinceramente o nome desta planta é estranho, porém está ficando cada vez mais conhecida ao logo do tempo. Veja como plantar ora-pro-nobis em casa e tenha uma plantar formidável e resistente para decorar e até comer.

como plantar ora pro nobis

Pois é, a ora-pro-nobis é classificada como uma PANC, ou seja, uma planta alimentícia não convencional. Alimentícia pois pode ser ingerida sem causar danos à nossa saúde. Não convencional pois apesar de ser comestível, não está entre as hortaliças e outra plantas que comumente colocamos no nosso prato.

como plantar ora pro nobis

Dificilmente você irá a um restaurante para comer algum prato que tenha ora-pro-nobis na lista de ingredientes. Porém isso está mudando aos poucos. Afinal, ela pode ser usada em várias receitas e ainda confere benefícios muito positivos.

Folhas da ora-pro-nobis
Folhas da ora-pro-nobis

Use as folhas da ora-pro-nobis em refogados e para enriquecer vitaminas, por exemplo. Assim você ganha todos os seus benefícios como a alta concentração de proteínas.

Use também como ingrediente fortificante em pães, bolos e biscoitos, para isso basta picotar as folhas ou triturar em um processador.

A ora-pro-nobis é saborosa?

Definitivamente o sabor não é seu forte, diferente do manjericão, por exemplo, que possui sabor e aroma deliciosos. A ora-pro-nobis parece com uma couve, pois precisa ser temperada e preparada para compor uma receita.

A grande vantagem dela é nutricional mesmo. Uma vez que temos dificuldade de garantir a segurança alimentar das pessoas pelo pouco acesso à alimentação. A ora-pro-nobis é uma alternativa barata e viável para completar o alimento de qualquer pessoa com um vaso ou canteiro em casa sem gastar 1 único centavo.

Cerca de 25,4% de suas folhas são proteínas, isso mesmo!

Vantagens da ora-pro-nobis

Agora o que leva uma pessoa a cultivar uma planta tão diferente? É simples, ao escolher uma planta para domesticar sempre pensamos em sua utilidade primeiro, não é mesmo? Existem plantas que servem como proteção, outras como decoração e algumas são usadas simplesmente como alimento.

Veja a seguir algumas imagens para você reconhecer a planta ao bater o olho em qualquer oportunidade.

como plantar ora pro nobis
Flores da ora-pro-nobis
como plantar ora pro nobis

Use as flores da ora-pro-nobis para decorar pratos como saladas, por exemplo. Elas são comestíveis e muito ricas em vitamina A e vitamina C.

como plantar ora pro nobis

Repare como as cores das folhas são belas e variadas, por isso ela está sendo tão utilizada como ornamento também.

como plantar ora pro nobis
como plantar ora pro nobis

Agora imagine uma planta que pode ser utilizada como as 3 coisas. Isso mesmo! A ora-pro-nobis forma um arbusto fechado com espinhos, portanto pode ajudar a barra vento, assim como ajuda a fortalecer cercas.

É belíssima, portanto é ornamental também. apresenta folhas verdes escuras pequenas, grandes e médias na mesma planta e tem flores brancas como tonas amarelos ou lilás.

Espinhos da ora-pro-nobis
Espinhos da ora-pro-nobis

Um dos fatores de proteção da planta são estes espinhos que são características que nos ajudam a lembrar que a ora-pro-nobis é um cacto com folhas. Isso mesmo, use esta planta para fazer cercas vivas que será sucesso total. De loge parece uma planta inofensiva, de perto tem estes espinhos enormes.

Lembre de plantar ela em locais com pouca movimentação, especialmente de crianças.

Alimentícia como flores e folhas comestíveis ela é uma das plantas com maior concentração de proteínas nas folhas.

Aliado a tudo isso é uma planta muito resistente e que cresce o ano todo. Ela simplesmente não para, forçando os seus cultivadores a realizar pontas constantes para controlar seu tamanho e desenvolvimento.

como plantar ora pro nobis

Como plantar a ora-pro-nobis

A Ora-pro-nobis pode ser plantada por mudas, o que é bastante simples. Pois ela pega facilmente criando raízes em água. Para isso basta fazer mudas de 10 a 15cm com algumas folhas e colocar em um vaso com água. Em poucos dias a planta já cria raízes, Então é só plantar no local definitivo.

flor da ora-pro-nobis

Esta planta definitivamente não precisa de solo ou cuidados especiais, e seu desenvolvimento é rápido e vigoroso.

Procure as mudas na internet, basta realizar buscas pelo nome para encontrar várias possibilidades de compra no mercado livre, por exemplo.

Sem dívida você vai adorar esta planta enfeitando seu jardim. Além disso, servido como alimento saudável e forte para sua família. Não é legal?

Vídeo de como plantar Ora-Pro-Nobis

Veja um vídeo abaixo que mostra o passo a passo para se fazer o plantio da orga-pro-nobis assim como so principais cuidados que você precisa ter com a planta.

Não esqueça de acessar nosso canal no YouTube com várias dicas legais de como plantar e cuidar. Veja aqui.

como plantar ora pro nobis

Veja mais

Se você curtiu esta dica, então não deixe de ver todos os vegetais que escolhemos para compor esta coletânea super prática e diversificada para sua horta. certamente você vai amar.

14 verduras para plantar

⟶ Veja aqui 14 hortaliças para plantar e colher em menos de 60 dias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



Canal do Youtube Como Fazer em Casa