Como fazer furikake (tempero de arroz japonês)

como fazer furikake em casa (3)
Desenhos para Colorir e Pintar

Veja o passo a passo de como fazer furikake em casa. Um tempero ideal para diversificar o sabor do seu arroz e ainda deixando ele ainda mais saboroso.

como fazer furikake em casa (3)

O furikake também é famoso por deixar o alimento mais gostoso para crianças que não gostam de comer arroz ou outros alimentos. Ele exala um cheiro gostoso e desperta o apetite. além disso, ele dá cor e alegria aos alimentos.

Basta ver nas fotos desta postagem para notar a diferença de um arroz banco simples e um arroz com furikake.

Mas o que é furikake?

É um condimento seco da culinária do japão que é muito famoso e aprecisado para temperar o arroz. No entanto ele tem um preço elevado aqui no Brasil e a maioria é importation.

como fazer furikake em casa

Ele normalmente é feito com gergelim torrado, algas, peixe seco, shoyo, glutamato monossódico e sal. E usado com moderação sobre o arroz ou em outros preparos justamente por ser muito salgado.

Um ingrediente principal do furikake é o peixe bonito em flocos, no entanto vou elaborar uma receita sem ele. Assim o produto final fica mais barato e acessível para qualquer um fazer

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
como fazer furikake em casa

Eu provei pela primeira vez e adorei. Mesmo o arroz branco mais sem graça fica super saboroso com este tempero.

Então como eu gosto de cozinhar fui ver a lista de ingredientes e vi que não era nada demais reproduzir em casa de forma barata e saudável.

como fazer furikake em casa

Porém eu gosto de coisas mais saudáveis e sem nada de origem animal. Então aceitei o desafio de fazer um furikake sem gutamato monossódico e sem peixe. Veja agora como consegui obter um tempero tão bom quanto o orginal com temperos de forma fácil e barata.

O melhor é que ele dura meses se você deixar em um recipiente hermético.

Como fazer o furikake em casa

Veja o passo a passo para constatar como é simples!

como fazer furikake em casa

Ingredientes

  • 2 ou 3 algas nori cortadas bem finas em pequenos ratângulos
  • 100g de gergelim branco cru
  • 100g de gergelim preto cru
  • 2 colheres de sopa de molho shoyu
  • 1 colher de sopa de saquê (opcional)
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado
  • 1 colher de sopa de lemon pepper
  • 2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar

Passo a passo: Como fazer furikake

O primeiro passo é separar todos os ingredientes necessários. Em seguida, misture os ingredientes secos em uma vasilha.

Quando todos estiverem uniformemente misturados, adicione os líquidos e misture pouco a pouco até ficarem uniformes.

Por fim, espalhe em uma assadeira e deixe por 10 a 20 minutos em forno destampado. Esta fase é essencial, pois é quando ofurikake perde a água dos líquidos, concentrando o sabor e ficando crocante.

Abra o forno e verifique se os ingredientes estão realmente secos.

Então basta esperar esfriar e colocoar em um porte limpo e hermético para usar.

O uso é simples e delicioso, pois basta adicionar pitadas ao seu arroz para comer na hora ou no preparo do seu sushi. Bom apetite.

Variações do furikake

Vale lembrar que você pode criar variações desta receita. Colocando ervas como salsa, por exemplo. Assim como é possível criar misturas mais fortes e apimentadas com uso de pimenta calabresa em flocos ou gengibre em pó.

São ideias que você pode e deve ir experimentando para trazer mais sabor e nutrientes ao seu alimento. Não esqueça de nos contar os resultados de seus testes!

como fazer furikake em casa

Gostou desta receita de como fazer furikake? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Certamente eles vão amar. Se quiser novidades e dicas, basta nos escrever pelo formulário abaixo. Vamos adorar receber sugestões, elogios e até críticas que nos ajudem a melhorar!

Veja mais

Não é só isso, veja ainda mais receitas de condimentos de preparo logo a seguir. São ideias e inspirações imperdíveis que sempre postamos por aqui. Continue e aproveite!

Como fazer sal de ervas passo a passo. Esta receita é tão legal quanto a do furuake e você pode fazer em casa para comercializar. Faz o maior sucesso, especialmente entre aqueles que não podem exagerar no sal por questões de saúde.

Como fazer sal de ervas passo a passo

como desidratar ervas

Veja como desidratar ervas em casa e prepare seus próprios temperos em casa. Uma forma criativa e fácil de elaborar seus sais de ervas com plantas da sua casa. Não é legal? Clique na imagem ou no link abaixo e aproveite agora mesmo.

Como secar ervas em casa passo a passo

Por fim veja esta postagem com diversas receitas de arroz para você experimentar o seu furikake.

Como fazer arroz: diversas receitas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*