Como secar ervas em casa

como secar ervas em casa
Vídeo novo sobre Flores Raras e Exóticas

Veja como secar ervas em casa e fabrique seus temperos, chás e condimentos em casa. Neste artigo trouxemos duas alternativas de secagem que certamente vão te ajudar. Vem com a gente!

como desidratar ervas

Ter um jardim em casa e ter ervas é realmente muito prazeroso e saudável, não é mesmo? Porém, muitas vezes, não temos como aproveitar todas as ervas e algumas acabam se perdendo.

como secar ervas

Nem sempre é possível manter as ervas frescas, então o ideal é congelar ou desidratar

Isso também ocorre quando compramos ervas no mercado e não conseguimos consumir todas no tempo ideal. Então para evitar o desperdício que tal aprender a desidratar ervas passo a passo?

Ervas assim como todos os alimentos são perecíveis e acabam perdendo seus valores, apodrecendo e até mofando se não forem consumidas a tempo. Por isso a desidratação ou secagem pode ajudar a você obter valores das ervas por mais de 6 meses após a compra ou a colheita.

E se você curte ervas medicinais, então esta é a dica ideal para você experimentar e fazer na sua casa.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Como secar ervas frascas em casa

Mas afinal, como funciona a secagem de ervas? É realmente super simples, pois basta deixar as plantas em um ambiente seco ou levemente aquecido para remover a água das folhas, talos e raízes.

como secar ervas em casa

As bactérias, fungos e enzimas que podem deteriorar os vegetais acabam sendo inativados. Por isso elas duram mais tempo.

como secar ervas em casa (1)
foto: thespruce.com

Do mesmo modo acontece com alimentos que são salgados, pois o sal remove a água dos alimentos deixando eles consumíveis por mais tempo. Porém o sal tem o inconveniente do sabor salgado. Por isso é mais indicado para carnes, queijos e afins.

Com esta técnica você vai aprender a fazer seus próprios chás, temperos e condimentos de forma fácil e prática. Além disso, você pode até plantar em sua casa para vede sua própria linha de chás. Não é legal?

Como secar ervas no forno

A primeira técnica é a secagem de ervas no forno. Esta é realmente muito simples e começa com um passo fundamental.

como secar ervas em casa

A principal vantagem deste método é o tempo, pois em menos de 30 minutos é possível ter chás e temperos prontos, não é o máximo?

como secar ervas em casa

Pois antes de secar qualquer erva é importante lavar bem e remover a água e qualquer tipo de sujeira na superfície das plantas. Com isso você terá mais sucesso na conservação destes alimentos.

Higienizando as ervas

Lave as ervas com água corrente e deixe submerso em água com água sanitária (cerca de 1 colher de sopa por litro de água) por 10 a 15 minutos.

como secar ervas em casa

Este secador é conhecido como seca salada e é facilmente encontrado em lojas e afins.

Em seguida enxágue com água limpa e segue as folhas com um papel toalha descartável, de preferência. Para facilitar use um secador centrífuga manual, muito usado para secar folhas e afins.

Outra coisa que é muito importante é fazer a secagem de cada tipo de erva de uma vez, pois os cheiros e pedaços de ervas podem se misturar e deixar tudo um pouco confuso.

Em seguida remova talos muito grossos e folhas estragadas ou com sinais de deterioração, elas podem dificultar a secagem. Alguns talos de ervas podem ser muito carnudos e deixar o processo lento, então avalie a necessidade de remover. Este passo pode ser aplicado antes da lavagem também.

Estes passo iniciais são super importantes e devem ser realizados em qualquer tutorial de como secar ervas a seguir.

Desidratação de ervas no forno

Agora que as ervas estão limpas e enxutas, basta pegar uma assadeira simples e cobrir com um papel vegetal ou papel manteiga.

como secar ervas em casa
www.dryingallfoods.com

Em seguida coloque as ervas sobre o papel de forma que as folhas das ervas não fiquem sobrepostas. Após isso coloque mais uma folha de papel vegetal sobre as ervas.

O papel vegetal ajuda a preservar a cor e aroma das ervas além de evitar que elas fiquem queimadas pela incidência do calor do forno.

Finalmente ligue o forno na temperatura mínima e deixe a porta do forno semi aberta. A intensão é fazer com que o calor saia juntamente com a umidade das plantas.

O tempo de deserdação vai variar de acordo coma umidade do ambiente, tipos de ervas e outros detalhes importante.

como secar ervas em casa
gardenbetty.com

O importante é você ficar de olho para evitar que as ervas queimem e tudo ser perca no processo. Anote as temperaturas e repita sempre que precisar.

Ao concluir você vai perceber que as ervas estarão quebradiças.

Como secar ervas no varal (varal de ervas)

Esta técnica a mais fácil, porém exigem alguns cuidados que nem todo mundo aplica. Um deles é a necessidade de separar bem as ervas.

varal de ervas
www.thespruceeats.com

Pois ao aglomerar as plantas em um molho muito denso, é possível que as ervas do centro não sequem e prejudique seu trabalho.

Por isso faça pequenos molhos e separe um do outro em um verdadeiro varal. Porém faça isso protegendo as folhas como veremos a seguir.

Além disso, prefira dias quentes e secos para acelerar o processo, pois em locais muito úmidos as ervas tendem a mofar.

Outra coisa bem importante é usar um saquinho de tule ou voal para evitar que moscas e outros insetos pousem e coloquem ovos sobre seus temperos e chás.

Lembrando que este método leva mais tempo, por isso é importante ter paciência.

Existem alguns dispositivos como os da imagem abaixo que são ótimos para secagem natural em local fechado de uma quantidade maior de ervas.

Entre as vantagens deste método está o não uso de energia ou gás para a secagem, possibilitando a secagem de uma grande quantidade de ervas ao mesmo tempo. Porém existe uma maior dependência do clima e da umidade do ar.

E possível combinar as duas técnicas?

Claro que sim, se você preferir, pode começar a secar as ervas naturalmente e concluir no forno em menos tempo para deixar os chás e temperos mais quebradiços e secos.

Desidratando ervas no forno micro-ondas

Nem todo mundo curte micro-ondas, eu mesmo não gosto tanto. Porém é disparada a técnica mais rápida e pode ser ideal para pequenas quantidades de ervas. Afinal, não cabe muita coisa no micro-ondas.

Basta coloca as folhas na bandeja do micro com papel toalha em cima e embaixo, do mesmo modo que foi feito no forno à gás.

temperos secos

Em seguida acione o forno de 10 em 10 segundo e verifique se as folhas já estão quebradiças. Por fim some o tempo necessário e faça o processo com o tempo completo sem as interrupções.

Deste modo você consegue secar rapidamente sem precisar verificar e não queima as ervas. O tempo vai variar de acordo com a potência do micro e o tipo de erva.

Pois o micro-ondas pode sim queimar suas ervas e ai todo o trabalho vai ficar perdido.

Como secar ervas no desidratador solar

Os desidratadores solares são ideais pois não gastam energia, são rápidos e dependendo do tamanho podem desidratar uma grande quantidade de ervas.

desidratador solar

O desidratador solar ideal é o de convecção, aqueles que podem ser empregados sem a incidência direta dos raios solares sobre as ervas.

desidratador solar

Pois a luz do sol degrada parte dos princípios ativos das plantas e ainda deixam as ervas sem cor e cheiro.

Veja abaixo um esquema de um desidratador solar ideal para experimentar. A construção é bem simples e ecológica.

Porém é necessário bastante espaço para fazer exemplares maiores. Veja a seguir.

Como guardar as ervas

Guarde as ervas em potes herméticos depois que as ervas estiverem à temperatura ambiente. Se possível, armazene em frascos ou sacos à vácuo. Deste modo você vai manter os chás ou temperos por um tempo muito mais longo.

frascos com ervas secas

Vídeo passo a passo de como secar ervas

Veja o vídeo a seguir e veja a aplicação de algumas técnicas que mostramos aqui. Sem dúvida você vai aprender direitinho o passo a passo. Ainda mais se você conseguir experimentar, pois só após a prática é que a teoria se solidifica.

Qual é o método ideal para desidratar ervas?

O método idel para secar ervas é aquele que demore menos tempo sem queimar as ervas com excesso de calor. Assim como aquele que você tenha total controle das condições e não dependa da natureza.

E este método existe? Sim, e é o desidratador elétrico profissional, porém eles são caros e nem sempre fáceis de encontrar.

Mas se você deseja fazer desidratação profissional e ter resultados incríveis, os desidratadores são ideais para isso.

No brasil já existem marcas que vendem desidratadores que não são tão baratos mas podem ajudar bastante quem precisa de uma produção em maior escala.

Veja aqui como fazer um desiderata em casa criado pela Embrapa.

Como fazer sal de ervas

Sem dúvida alguma o sal de ervas é o meu método predileto para temperar comidas. Atualmente ele é muito buscado para quem quer diminuir o sódio sem perder sabor nas preparações. O sal ajuda a conservar as ervas e as ervas deixam o sal mais aromático.

como fazer sal de ervas

Tá ai uma união que fica perfeita e dá para fazer diversas combinações especificas para cada tipo de receita.

Existe sal de ervas para carne vermelha, peixes, massas, feijão, arroz e muito mais. Experimente e verá o resultado na alegria de come as comidas.

sal de ervas

Receita de sal de ervas simples

Agora você tem mais um um delicioso motivo para secar ervas em casa, não é mesmo? Basta escolher suas ervas prediletas, desidratar e bater no liquidificador.

Ingredientes

  • 1 xícara de sal marinho
  • 1 xícara de manjericão
  • 1/2 xícara de tomilho
  • 1 xícara de orégano
  • 1/2 xícara de alecrim
  • 1 xícara de cebola desidratada

Bata até obter um pó fino ou pedaços pequenos das ervas. Em seguida adicione o sal. Pronto! Agora é só usar nas suas preparações.

O sal de ervas ajuda a diminuir o sódio na alimentação uma vez que traz mais sabor com menos uso de sal. Mas também não vale exagerar.

Veja mais dicas

como plantar alecrim passo a passo

Para você que quer secar suas próprias ervas, que tal começar o com o alecrim? Abaixo está um ótimo passo a passo para você começar a cultivar o alecrim agora mesmo. Além de ter uma aroma excelente, servir como chá ou tempero é uma planta perene. Ou seja, você consegue colher infinitas vezes sem precisar replantar. A não ser que deseje aumentar a produção.

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique aqui e participe ←

Como plantar alecrim em casa passo a passo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*