Como fazer arroz em casa: 10 receitas deliciosas e dicas imperdíveis

como fazer arroz
Mensagens para o Dia dos Pais
como fazer arroz

Aqui fizemos uma coletânea de receitas de como fazer arroz para os marinheiros de primeira viagem. Até mesmo para algumas pessoas que têm dúvidas do preparo deste cereal tão apreciado na culinária brasileira. Portanto, se você chegou aqui pelo Google, certamente se interessa por culinária e aqui vamos nós para mais de 10 dicas.

como fazer arroz passo a passo

Muitas pessoas encaram o arroz como um mero acompanhamento em refeições. Porém este mesmo cereal pode ser um prato principal em todas as ocasiões. Sem dúvida, um arroz bem feito e cheio de sabor é irrecusável. Feito com amor pode ser um grande diferencial em um almoço ou jantar ou até lanches, por exemplo.

Tipos

tipos de arroz

Pode se apresentar como bebida, em forma de risoto cremoso ou de uma saborosa sobremesa como o arroz doce, por exemplo.

Escolhendo o arroz

Neste post vamos trabalhar com 3 tipos de arroz em todas as receitas, sendo eles o integral, mais rico em fibras e nutrientes. O arroz polido ou agulhinha, também conhecido como branco e o arroz parboilizado . Em cada caso vamos mostrar os truques de preparo e suas vantagens e desvantagens. Sem dúvida você vai saber tudo que precisa sobre preparo de arroz neste artigo.

Como fazer arroz soltinho

É uma grande dúvida para quem faz aquele arroz em bloco ou aquele arroz papa. Mas afinal, por qual motivo o arroz nem sempre fica soltinho? Existem dois motivos principais para o arroz grudar. O primeiro motivo é quando ele não foi lavado e/ou foi mexido durante o cozimento.

Deste modo o amido presente em sua superfície se solta. Ao ser aquecido com água causa o efeito de gelificação deste amido, dando um aspecto grudento ao preparo. Este efeito é desejado no caso dos risotos, que não falaremos dele neste post.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
como fazer arroz soltinho

Ouro motivo é falha no cozimento, seja pode adição de água fria que causa variação da temperatura no preparo ou por excesso de cozimento. Sem duvida esta é a causa mais comum. A dica é seguir exatamente o que o fabricante recomenda de água e tempo na embalagem. Além disso, conhecer bem o fogão para cozinhar no tempo certo.

Grão Parboilizado

Para o arroz parboilizado isso não é um problema. Pois ele passa por um pré-cozimento em alta pressão e fica com maior resistência ao cozimento. Deste modo, não gruda facilmente nos outros grãos mesmo que passe um pouco do tempo necessário de cozimento. Outra característica é que os grãos são mais firmes e cozinham mais rapidamente.

arroz parbolizado
o parboilizado tem essa cor translucida e textura mais lisa

O integral também oferece uma boa resistência ao cozimento e à fricção, não exigindo ser lavado. Porém ele demora mais que os outros para chegar ao ponto ideal. Por este motivo muitos preferem o grãos não integrais por exigir menos tempo de preparo.

É necessário lavar?

Maioria dos fabricantes afirma que não é necessário. Porém algumas receitas exigem como é o caso do preparo para sushi, por exemplo. Caso seja lavado é importante que o arroz fique bem seco antes de ser refogado. Caso contrário, pode dar adeus ao seu arroz soltinho.

Se lavar a sementes, seque bem!

Passo a passo para o arroz mais soltinho da sua vida

Primeiramente refogue meia cebola e um dente de alho em fogo brando até caramelizar ou dourar a cebola. Em seguida, adicione uma xícara de arroz branco ou parboilizado e refogue mais um pouco até os grãos ficarem selados pelo óleo. Finalmente adicione duas xícaras de água e cozinhe até a água secar.

Deixe a panela semi aberta com fogo desligado e espere mais 5 minutos, em seguida basta soltar com um garfo gentilmente.

É muito importante observar o tempo de cozimento e a força do fogo, pois isso pode fazer secar a água antes da hora ou deixar o cozimento muito lento. Por isso é importante testar e observar.

O melhor é o integral

Sem dúvida este é meu preferido e o mais saudável por ter mais fibras e proteínas. No enanto, maioria das pessoas gostam do branco por ser mais mole e pegar mais o tempero.

Por isso, trouxemos uma dica que pode ajudar a “enganar” aqueles que precisam de mais fibras e não gostam do integral. Siga os paços da receita anterior. Em seguida, ao deixar a panela destampada, adicione um quarto xícara de cenouras cozidas no vapor. Por fim, adicione um quarto de xícara de milho em lata e 1 quarto de ervilha descongelada.

Se precisar adicionar mais água, adicione água já fervida para não alterar a temperatura do preparo

Para dar mais sabor ainda, coloque uma colher de manteiga e deixe derrter nos 5 minutos final coma panela semi aberta. Finalmente basta mexer o arroz gentilmente com um garfo.

Garanto que este preparo fica muito mais atraente pelas cores e pelo sabor, além de muito mais nutritivo. Abaixo, um vídeo rapidinho que ensina passo a passo.

Como fazer arroz de forno

Este é, sem dúvida, uma das receitas mais práticas. Por isso, é uma das mais procuradas também. Vamos aos materiais necessários.

  • 3 xícaras de arroz previamente cozido;
  • 1 xícara de mix de legumes e sementes (cenoura, milho e ervilha);
  • 1 peito de frango desfiado e 50 gramas de presunto em cubos;
  • 2 tomates picados;
  • 1 cebola picada em rodelas;
  • 1 copo de requeijão ;
  • 1/2 xícara de batata palha;
  • 1/2 xícara de queijo mussarela ralado;
  • 2 colheres de sopa de molho de tomate;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Sal e pimenta preta a gosto.

Refogue o alho a cebola no a azeite e em seguida adicione o sal a pimenta e o molho de tomate. Quando a cebola dourar misture ao arroz juntamente com o mix de legumes e sementes. Por fim, faça camadas alternadas de requijão, queijo mussarela e a mistura do arroz em um refratário.

Para finalizar leve ao forno pré aquecido por 15 minutos ou até dourar a primeira camada, pronto!

Como preparar no microondas

Muitas vezes as bocas do fogão estão todas ocupadas ou simplesmente não temos fogão pelo inesperado fim do gás de cozinha (kkk). Porém se você está afim de comer um arroz quentinho feito na hora, aqui está uma receita para o seu microondas!

como fazer arroz no microondas

Não tem segredo, para cada porção do cereal, adicione 2 porções de água

Coloque os temperos como de costume, as 2 xícaras de arroz branco e as 4 xícaras de água, misture e leve ao micro por 20 minutos na potência alta. Coloque em uma panela de vidro ou recipiente que aguente a fervura e não seja metálico. Em seguida, deixe descansar 5 minutos dentro do próprio forno.

Caso você integral, basta usar 15 minutos na potência máxima e 15 minutos na potência média.

Receita de arroz doce cremoso

Aqui vai uma super receita de sobremesa energética com arroz.

Ingredientes

  • 1 xícaras e meia de arroz;
  • 3 xícaras de água;
  • 5 xícaras de leite;
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • Canela em pó ou em lascas.

Passo a passo

Coloque a água o arroz e a canela e deixe ferver até secar a água. Em seguida coloque o leite, o leite condensado, e mexa até homogeneizar. Ferva por 15 minutos e coloque o creme de leite e misture novamente. Agora é só servir, podendo ser oferecido frio ou quente. Polvilhe com canela para decorar.

como fazer arroz doce

Preparando arroz com brócolis

Esta receita é uma das minhas prediletas. Além de ser muito simples de fazer é bastante nutritiva. Basta seguir o passo a passo do arroz branco ou integral comum, em seguida pique o brócolis e refogue no azeite ou na manteiga até ele ficar cozido. Por fim, basta misturar ao arroz frio.

Temperado com cúrcuma ou açafrão da terra

Caso queira criar cores mais vibrantes, basta cozinhar o arroz com uma colher de sopa de açafrão da terra para ter um prato verde e amarelo

como fazer arroz com brócolis

Como preparar arroz a grega

como fazer arroz a grega

Siga o passo a passo do preparo do arroz parboilizado, em seguida adicione 3 colheres de sopa de uva passa, 3 colheres de sopa de milho e ervilhas descongeladas. Adicione também 1 colher de sopa de cenouras cozidas no vapor e picadas. Misture ao arroz recém preparado com um pouco de gordura, que pode ser manteiga ou azeite, o resultado é fabuloso.

Você também pode adicionar pimentões, vagens cortadas e qualquer outro legume que ressalte cores e sabores e combine bem com o prato principal.

Arroz ao pesto

O pesto é um molho italiano a base de manjericão, para que não conhece. Para quem conhece já sabe da gostosura que é. Para todos, tanto quem já conhece como quem não conhece aqui está uma receita de pesto que preparamos anteriormente e que vai servir de base para este arroz especial.

risoto ao pesto

Prepare o arroz de sua preferência, especialmente os branquinhos e soltinhos. Em seguida adicione uma colher de sopa de pesto para cada 2 xícaras de arroz.

Costumo refogar cebola, alho e outros temperinhos como anis estrelado e louro no azeite. Em seguida coloco a água fervente e o arroz. Deixo ele até ficar pronto.

Deixe esfriar para acionar o pesto, pois se você colocar o manjericão tende a ficar preto em contato com o calor. Então é preferível servir este prato frio ou esquentar apenas na hora de servir.

Se quiser mais forte, basta adicionar mais pesto! O resultado é uma rroz verdinho, super aromático e muito saboroso.

Arroz de coco

O arroz de coco é muito comum na culinária nordestina. Trata-se de um arroz cozido no leite de coco com adição de cebola e raspas de coco durante ou após o preparo. É muito comum na páscoa e também acompanha o bredo e feijão de coco. Assim como pratos com peixes. Veja a seguir como é fácil fazer.

arroz de coco

Basta refogar 1 cebola e dois dentes de alho em azeite ou manteiga. Em seguida adicione o arroz e refogue-o.

Quando o arroz ficar um pouco transparente, basta adicionar o leite de coco até passar um 2 dedos do nível do arroz.

O segredo desta receita está em usar o leite de coco caseiro, que ensinamos nesta postagem aqui. Este é um dos leites vegetais que mostramos aqui em nosso blog.

Da mesma forma você deve evitar usar o sachê de coco ralado e seco… são ruins demais.

Veja como fazer leite de coco caseiro passo a passo

Quando o arroz estiver pronto, adicione o coco ralado ou em raspas de acordo com sua preferência.

Então é só servir desta delícia bem branquinha e saudável.

Como fazer leite de arroz nutritivo

Esta dica é especial para quem tem intolerância ao leite de vaca e pode ser usada para fazer achocolatado, café com leite e muito mais. Certamente você vai achar muito simples de fazer. Para o preparo você vai precisar de 1 xícara de arroz cru e de demolho com 3 ou 5 horas. Além disso, uma colher de sopa de açúcar e meia colher de chá de sal.

Inicialmente bata a xícara de arroz com 1 litro de água na potência máxima e coe para retirar os sólidos. Neste processo o ideal é usar um voal para que fique com a textura bem lisa.

Quer saber mais sobre como preparar leite de arroz? Então veja esta postagem que preparamos que ensina mais detalhadamente o passo a passo para a elaboração deste leite vegetal super saudável e barato.

Veja como preparar leite de arroz em sua casa

Vale lembrar que esta este tutorial de leite vegetal é um dos que preparamos sobre o tema leite vegetal, pois existem vários outros com dicas imperdíveis e fontes de leite que você nunca imaginaria. Basta acessar aqui para ver alguns

leite de arroz integral

É isso, esperamos que você tenha gostado destas dicas sobre culinária cotidiana e de como fazer mais e melhor na sua Casa. Não esqueça de compartilhar com amigos, amigas e familiares. Certamente eles vão amar.

como fazer arroz

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*