Benefícios do guaraná e como usar

Mensagens para o Dia dos Pais

Benefícios do guaraná e como usar para ter mais saúde e vitalidade: neste artigo vamos mostrar receitas e os principais benefícios desta fruta da Amazônia.

Guaraná maduro no Guaranazeiro. Pronto para ser colhido.
Guaraná maduro no Guaranazeiro. Pronto para ser colhido.

O guaraná é uma planta medicinal de origem amazônica e utilizada pelos índios há centenas de anos. Também chamada de Uaraná ou Guaranauva é conhecida principalmente pela produção de refrigerantes gaseificados.
O primeiro foi desenvolvido em 1907 e até hoje é o segundo sabor mais pedido no Brasil, atrás apenas dos sabores tipo cola. O xarope de guaraná é muito usado para fazer sucos, sorvetes e vitaminas como o guaraná do amazona, por exemplo.

Chá de guaraná servido com pó de guaraná no pires
Chá de guaraná servido com pó de guaraná no pires

Porém as propriedades antioxidantes do guaraná podem ser obtivas através do chá feito em casa. Você quer saber mais como usar o pó do guaraná para obter seus benefícios? Então fica conosco que vamos mostrar o passo a passo.

Benefícios do guaraná e como usar

Diz uma lenda amazônica que o guaranazeiro nasceu a partir dos olhos de um curumim muito especial. Este havia morrido após ter sido envenenado. E Tupã, o deus dos raios e trovões, sinalizou para a anciã da aldeia que enterrassem os olhos do curumim. No local, nasceu uma planta cujos frutos se parecem com olhos abertos.

O final da história é que os índios passaram a usar toda a energia disponível nesta fruta. Agora está explicado o fato desta bebida ser tão estimulante, não é mesmo?

Na verdade o guaraná possui cerca de 4,5 vezes mais cafeína que o café comum. Além de possuir antioxidantes e vitaminas que auxiliam o metabolismo e deixam nossa mente mais afiada.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
Guaraná maduro no Guaranazeiro. Pronto para ser colhido.

Por isso o guaraná do amazonas deve se consumido com cautela, mesmo assim é possível aproveitar seus benefícios de forma natural e sem exageros. Ao fazer da forma certa, certamente você terá inúmeros benefícios.

Como fazer o guaraná em casa

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que os xaropes ou sachês vendidos por ai são cheios de conservantes e saborizantes. Além de serem altamtne ricos em açúcar. Portanto o ideal é usar a forma mais natural possível.

Pó de guaraná e guaraná seco

No entanto, a furta guaraná é muito rara, sendo mais comum encontrar o pó que é o fruto seco triturado. O pó do guaraná é a forma mais fácil de se obter suas propriedades estando longe da Amazônia ou dos locais de plantio e beneficamento.

Por isso vamos usar o pó na receita que está aqui. Ela foi testada e aprovada para fazer uma bebida gaseificada, assim como um simples chá ou refresco para tomar durante o dia.

Veja a seguir como fazer e se surpreenda com a facilidade de elaborar esta receita maravilhosa.

Compre no mercado um pouco de pó de guarná. Escolha o pó com aroma forte, pois este produto ao ficar velho e passado perde o aroma e fica mais escuro. Isso se deve a ação da oxidação e evaporação pela ação do ar atmosferico.

Chá de guaraná

Dilua 4 colheres de chá de guaraná em pó em 500 ml em água fervente e deixe repousar por 15 minutos. Beba 2 a 3 xpicaras por dia e não combine com outras bebidas dotadas de caféina. Pois o excesso de caféina é prejudicial.
Por fim, coe o pó remanescente das fibras do guaraná e use o chá.

Lembrando que você pode colocar o pó de garaná em sachês de chá ou infusores.

Pó de guaraná como tempero

Esta é uma forma bem fácil de usar e que normalmente fazem na famosa vitamina de guaraná ou simplesmente guaraná do amazona. Basta colocar uma a duas colheres em preparações como vitaminas, mingau, aveia dormida, entre outros. Use entre 0,5g a 5 gramas por dia para ter o efeito desejado.

Principais benefícios do guaraná

Veja agora o que você pode ganhar ao consumir o guaraná em pó diariamente.

1. Favorece a perda de peso

Ao fazer uso do guarná em pó é possível experimentar uma ótima quantidade de cafeína. Esta substância já é largamente estudada e usada para aumentar as taxas de metabolismo. Além de aumentar a saciedade entre as refeições.

2. Aumenta a disposição para treinar e estudar

O guaraná melhora nossa estado de alerta durante o dia, o que contrui para uma melhor disposição para fazer as coisas. Especialmente quando demandam grande foco ou energia física.

3. Ajuda a controlar o colesterol e triglicerídeos

O guaraná é rico e flavonoides e saponinas que são substâncias que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Pelo fato de serem substâncias antioxidantes ajudam a reduzir riscos de trombos e AVC.

4. Melhora o humor: benefícios do guaraná

Semelhante ao café, o guaraná dá energia e energia é sinônimo de vivacidade e bom humor. Muito se deve ao fato do guaraná estimular a produção e liberação de serotonina e dopamina, que são substâncias ligadas à sensação de prazer e satisfação.

Contraindicações

Se você tem dificuldade de dormir, ansiedade, tremores, palpitações, deve evitar o consumo do guaraná. Pois são justamente estes efeitos colaterais do uso do guaraná. Então você deve evitar ou ter um uso bem controlado.

Sabendo que a dose segura recomendada é até 5g de guaraná em pó por dia, você pode regular para saber a melhor proporção.

Gostou desta dica maravilhosa? Então não deixe de compartilhar e comentar esta postagem logo abaixo. Sempre que possível nos peça mais publicações como esta caso você curta o tema. Assim como nos mande ideias de assuntos que você ainda não viu por aqui.

Veja mais dicas de bebidas aqui

Gostou de conhecer o benefícios do guaraná? Então veja mais dicas especiais de bebidas saudáveis para o dia a dia e aproveite para aprender receitinhas saudáveis e deliciosas.

como fazer café romano em casa

Neste café fantástico você tem canela, anis estrelado, chocolate leite e muito mais. Sério mesmo, não tem como ficar ruim. Veja e experimente em sua casa.

Veja como fazer um delicioso café romano

como fazer café cremoso

Esta receita pode ser para bebe ou para decorar e finalizar os cafés. Assim como o frapê que falamos anteriormente. São apenas 3 ingredientes para fazer uma bebida super profissional em sua casa.

⟶ Veja como fazer café cremoso em casa

como fazer café bullet proof

Este café é super estimulante e saudável, experimente e veja como ele pode te ajudar no dia-a-dia. A presença da gorduras boas ajudam na saúde cardiovascular e melhoram seu aprendizado.

⟶ Como fazer o café bulletproof

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*