Dicas Práticas

3 Receitas de Pão de Milho para São João 🌽🍞

pão de milho para são joão

Olha que delícia de postagem, são 3 opções de pão de milho para você encantar na sua festinha junina (Santo Antônio, São João e São Pedro). De fato temos postados diversos temas de decoração para o são joão, por isso vamos mostrar algumas dicas de comidas bem legais.

pão de milho para são joão

Estas receitas de pães são ótimos produtos para quem deseja ganhar uma renda extra, pois além de serem produtos saudáveis e com menos teor de glúten, são muito saborosos e tem um forte apelo tradicional

Além das comidas de São João, os pães vão muito bem em decorações juninas por serem muito atraentes aos sentidos, caso você queira dicas de decoração junina, clica na imagem abaixo para ver dicas incríveis.

decoração de festa junina
→ Decoração de mesa para festa Junina ←

1. 🍞 Pão de Milho com Milho em Lata 🌽

O milho de lata é um produto controverso, pois muita gente acha que é algo muito artificial e com sabor alterado. Mas é uma ótima opção para quem quer uma receita de milho não tem este produto acessível. Afinal, o milho é uma planta de época nem sempre é fácil encontrar durante todos os meses.

receita junina

Sem dúvida você vai adorar este, pois é super prático e tem um cheiro maravilhoso. Além disso, combina muito bom cm outras receitas típicas, como o pirão de queijo, por exemplo.

Com café e uma manteiguinha derretida, não tem época ruim para esta receita.

Ingredientes

  • 1 lata de milho sem o líquido;
  • 1 ovo de galinha;
  • 1/4 de xícara de óleo (qualquer tipo, coco é o ideal);
  • 1 xícara de leite de vaca ou leite de coco;
  • 3 colheres de açúcar cristal;
  • 1/2 colher de sal;
  • 5 gramas de fermento biológico seco;
  • 1/2 kg de farinha de trigo.

Modo de Preparo

Primeiramente bata no liquidificador o milho e o leite e coe em uma peneira fina. Caso você deseje um pão mais rústico, basta usar um peneira mais grossa. Em seguida misture todos os demais ingredientes até uniformizar.

6 depois do sexto para Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Em seguida, sove por 20 minutos e deixe a massa crescer em por até 2 horas ou até dobrar de tamanho, pois este é o sinal de que a massa foi fermentada de forma satisfatória.

Após dobrar de tamanho, divida a massa e modele em bolas ou filões, por exemplo. Em seguida disponha numa assadeira untada e decore os pães com fubá.

Finalmente asse em forno médio (180 graus) por cerca de 30 minutos. 🍞

É muito fácil não é mesmo? Lembrando que você precisa esperar até meia hora para que pão esfrie e fique pronto para o corte. Pão não é bolo, minha gente. Ele precisa terminar de cozinhar e secar até que fique no ponto ideal.

2. 🍞 Pão de Milho de Milho com Fubá 🌽

pão de milho para são joão

Este é especial e delicioso, afinal, o fubá é uma farinha de milho que está presente em diversas receitas maravilhosas. Então não poderíamos deixar de usar nesta coletânea maravilhosa de receitas.

Sem dúvida você vai amar esta receita, pois ela fica com uma textura suave porém levemente crocante por conta do fubá

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de leite morno;
  • 3 colheres de sopa de açúcar 5 g de fermento biológico seco;
  • 2 colheres de café de sal;
  • 1 ovo grande;
  • 1/2 xícara de chá de óleo;
  • 1 e 1/2 xícara de chá de fubá;
  • 3 xícaras de farinhas de trigo.

Modo de preparo

Primeiramente misture todos os ingredientes do pão de milho. Em seguida deixe fermentar até dobrar de tamanho, pois este é o sinal verde para a próxima etapa. Agora basta dividir a massa e modelar para colocar em formas ou em filões, por exemplo.

Finalmente deixe fermentar até dobrar de tamanho novamente, sem seguida basta colocar no forno à 180 graus até dourar (aproximadamente 50 min).

Espere esfriar e sirva. 🍞

3. 🍞 Pão de Milho com Milho Cozido e Vegano 🌽

pão de milho para são joão

Ingredientes

  • 280g de milho verde cozido;
  • 1 xícara de chá (250 ml de leite de arroz morno);
  • 2 colheres de sopa (30 ml de azeite);
  • 1 colher (sopa) (15g de açúcar demerara);
  • 1 colher (chá) (03 g de sal);
  • 10 g de fermento biológico seco instantâneo;
  • 1 e 1/2 xícara de chá;
  • 1/2 xícara de chá (85g de fécula de batata);
  • 1/4 xícara de chá (30g de polvilho doce);
  • 1 colher de chá de goma xantana .

Para pincelar

Com estes ingredientes você vai simular a gema do ovo sobre o pão para deixar ele dourado e brilhante.

  • 50 ml de café frio;
  • 1 colher (sopa) – 15 ml de azeite;
  • 100 g de farinha de milho.

Modo de preparo

pão de milho para são joão

Primeiramente, bata no liquidificador o milho, o leite de arroz, o azeite, o são e o açúcar. Bata bem até ficar bem uniforme e liso.

Em seguida adicione a fécula de batata, a goma de xantana, o fermento biológico, a farinha de arroz, a fécula de batata e o polvilho. Mexa com uma colher em uma recipiente.

Caso a massa esteja muito mole, adicione um pouco mais de farinha de arroz até dar o ponto de modelar, lembrando que a massa não pode ficar muito seca.

Finalmente modele em bolinhas e disponha em uma assadeira untada com azeite e deixe fermentar por uma hora. Finalmente leve em forno pré aquecido à 180 graus até dourar.

Deixe esfriar em local úmido e sirva! 🍞

Apesar de ser um pão sem glúten e vegano, a textura é surpreendentemente fofinha e úmida, vale a pena experimentar esta receita. Se você ficou com duvidas, então veja o vídeo abaixo e acompanhe passo a passo.

A cor amarelinha dos pães é maravilhosa e só de olhar dá fome, então não deixe de experimentar comentar os resultados :). Em breve vamos fazer uma linda receita de pão de milho com fermentação natural para publicar por aqui!

BÔNUS – Pão de Milho com Fubá e Fermento Natural

Como prometido, trouxemos uma receita passo a passo de como fazer pão de milho com fubá e fermento natural para os Festejos juninos. A fermentação natural é fantástica para a produção de pães mais aromáticos, saborosos e mais bonitos também. Por isso que maioria das pessoas que aprendem a trabalhar com fermento natural, nunca mais deixam de lado.

  • 250 gramas de fubá
  • 250 de farinha de trigo
  • 10 gramas de sal
  • 30 gramas ade açúcar
  • fermento natural ativo
  • 5 gramas de fermento seco
  • 330 de água
  • 60 gramas de gordura vegetal

Escalde o fubá água morna e misture até fica homgênio. Em seguida cubra e deixe descansar por 30 minutos. Quando terminar o tempo misture a farinha de trigo e o fermento natural e fermento seco. Você pode usar apenas fermento seco, basta usar 5 a 6 gramas de fermento seco e adicionar mais 30 gramas de água.

Misture os ingredientes até ficar tudo uniforme. Em seguida adicione a gordura vegetal e misture até fica homogêneo (cerca de 10 minutos de sova)

Em seguida, deixe fermentar por cerca de duas horas. Após isso, basta modelar e colocar em forma. Por fim, basta deixar fermentar novamente até dobrar de tamanho.

Tendo dobrado de tamanho, leve para assar por 30 a 40 minutos a 200 ºC em forno pré-aquecido nesta temperatura. Experimente, sem dúvida você e sua família vão amar.

pão de milho para são joão
Pão de milho com fermento natural.

Veja várias receitas de pamonha para você abalar!

Pamonhas de todos os tipos, praticidades e gostos para você montar lindas mesas de São João. Neste post colocamos pamonhas recheadas com doces, salgados, queijos e até pamonhas práticas de forno.

receitas de pamonha recheada para são joão

A pamonha recheada é sensacional e não apenas para os festejos juninos. Salgadas ou doces são muito nutritivas e dão aquele quentinho no coração de quem come. É ou não é? Nesta postagem criamos recheios doces, salgados e até misturados para vocêe xperimentar ai na suca casa.

É super fácil, pois a base é a mesma, variando o tempero e recheio. Experimente e nos diga nos comentários abaixo.

→ veja como fazer pamonha recheada ←

Veja também como fazer pamonha de forno para o o São João

Um artigo 100% dedicado a pamonhas de forno práticas para quem não tem paciência em dobrar os pacotinhos e prefere ter o sabor das pamonhas de forma prática e rapida.

pamonha de forno para festa junina

Veja diversas receitas de pamonha de forno, com opções rápidas ou elaboradas. Você que escolhe. Monte um verdadeiro banquete com esta deliciosa pamonha de forno e veja como todos os seus amigo0s e familiares vão amar.

→ veja como fazer pamonha de forno ←
receitas de pamonhas para sãojoão

Para quem curte receitas mais tradicionais, que tal fazer esta bela receita de pamonha na palha, Nesta postagem temos a receita e o passo a passo em vídeo para quem nunca fez experimentar tanto a pamonha salgada como a doce.

A tradicional pamonha de na palha do milho juntamente com um pão de milho quentinho é um verdadeiro convite para fazer aquele cafe ou aquele jantar especial com a família. Não é verdade?

→ veja como fazer pamonha tradicional ←

Curtiu as dicas? Então não esquece de guardar esta postagem e compartilhar com amigos e amigas. Boas festas Juninas!

pão de milho para são joão

imagens: www.tudogostoso.com.br paveg.com.br

Este post foi publicado em 14 de junho de 2020 e republicado em 2 de junho de 2022

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*