Dicas Práticas

6 Receitas de Pamonha Recheada para Festa Junina

Imagine só uma pamonha quentinha servida com café, em seguida imagine a mesma pamonha com um saboroso recheio de sua escolha. Por isso trouxemos um posto com diversas ideias e receitas de pamonha recheada para você experimentar. Certamente você vai adorar!

Pamonha recheada para festa junina

Aqui temos diversas opções entre doces e salgadas, por exemplo. Além disso com a opção gratinada no forno ou cozida. São tantas possibilidades que fica difícil escolher uma para começar.

Pamonha recheada para festa junina

Quem já conhece a pamonha sabe o quanto ela é saborosa com cobertura de queijo, manteiga, geleias ou doces. Portanto, rechear é uma ótima opção para diferenciar o prato além de criar uma apresentação diferenciada para o corte.

Como fazer Pamonha Recheada

A pamonha recheada é tão simples quanto a pamonha comum. Talvez por conta da praticidade e sabor esta receita tenha se espalhado por todo Brasil. Passando de receita meramente do interior ou junina, para um prato servido em qualquer hora do dia ou região.

Mesmo assim ela continua sendo um dos pratos mais tradicionais dos festejos Juninos ou São João! Veja a seguir todas as receitas de pamonha que separamos com carinho.

Pamonha recheada para festa junina

1. Pamonha Recheada com Goiabada

6 depois do sexto para Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Inicialmente, vamos mostrar uma receita deliciosa de pamonha cuja a massa pode ser tanto salgada como doce com recheio de goiabada. Gente, poucos pratos são tão brasileiros quanto esse, vale a pena fazer e experimentar.

Pamonha recheada com goiabada

Material necessário

  • 12 espigas de milho
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 30 fatias finas de goiabada

Modo de preparo da Pamonha

Primeiramente debulhe as espigas de milho com uma faca. Bata ao liquidificador com o leite condensado, sal e o açúcar até ficar liso e homogêneo.

Pamonha recheada para festa junina

Em seguida, ferva as palhas de milho por 1 minuto e escorra. Faça foios de palha para amarrar ou use barbantes. Monte os saquinhos de pamonha para rechear. Veja no vídeo abaixo como dobrar a palha e rechear.

Em seguida, coloque 3 a 4 colheres do recheio de milho e 1 fatia de goiabada, complete o restante com mais recheio de milho.
Em sequência, feche as extremidades da pamonha e amarre com um barbante. Por fim, cozinhe em uma panela grande com água fervente por 40 minutos. Sem dúvida vai fazer sucesso!

2. Pamonha Recheada com Salsicha

Em seguida, trazemos esta ideia maravilhosa de pamonha recheada com salsicha. Pode ser linguiça, chouriço ou até presunto, por exemplo.

pamonha com salsicha

Ingredientes para pamonha recheada com salsicha

  • 25 espigas de milho verde debulhadas; 250 ml de manteiga;
  • 250 ml de manteiga;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 1 cebola picada;
  • Salsa e cebolinha à gosto;
  • 3kg de linguiça, salsicha ou presunto.

Modo de preparo da pamonha

Antes de iniciar, coloque as palhas para ferver por 10 minutos para elas amolecerem. Enquanto isso, bata no liquidificador bata o milho com o leite e a manteiga. Em seguida monte os saquinhos juntamente com o
recheio como explicamos na receita anterior.Sempre adicionando um pouco da massa da pamonha, colocando o recheio e fechando com o restante da pamonha. Finalmente coloquem em água fervente por 40 minutos para cozinhar. Sem dúvida vai ficar babado esta pamonha.

pamonha

3. Pamonha Recheada com Queijo Minas

Pamonha recheada para festa junina

Esta receita é para quem gosta de uma pamonha mais cremosa e com recheio que derrete, pois o óleo e o queijo minas utilizado nesta receita favorece uma maior cremosidade. O modo de preparo não difere das anteriores, bastando bater, montar e ferver.

Ingredientes de pamonha recheada com queijo

  • 12 espigas de milho
  • 500 ml de leite
  • 1/2 xícara de óleo de milho
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 xícaras de açúcar cristal

Da mesma forma que foi feito com queijo minas, basta usar o queijo da sua preferência. Como a pamonha com queijo quelho na foto abaixo, por exemplo.

recheio de queijo

4. Pamonha de Forno Recheada com Goiabada

Já mostramos uma receita de pamonha recheada com goiabada sem ser de forno, esta tem toda a praticidade de não precisar montar os saquinhos com o charme de ter 3 camadas. Sem duvida todos vão achar uma delícia.

pamonha de forno com goiabada

Ingredientes da pamonha de forno recehada

  • 3 latas de milho sem a conserva;
  • 2 xícaras de chá de açúcar cristal;
  • 200ml garrafa de leite de coco ;
  • 2 ovos inteiros;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 pitada de sal;
  • 1/2 xícara de chá de farinha de trigo;
  • 2 colheres de chá de fermento em pó.

Recheio

  • 2 xícaras de chá de goiabada cremosa pronta;
  • Açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar.

Modo de preparo da Pamonha recheada com Goiabada

Bata no liquidificador o milho, o açúcar, o leite de coco, os ovos e a manteiga até ficar liso e uniforme. Em seguida ponha o sal, a farinha e o fermento e misture até ficar novamente uniforme.

Se tem dois sabores que combinam perfeitamente é o sabor do milho com a goiabada. Por isso já fizemos um post aqui com uma deliciosa receita de bolo de fubá com goiabada. Clique aqui para ver.

Coloque metade da massa em uma assadeira untada com manteiga, em seguida espalhe a goiabada cremosa às colheradas ou com bico de confeitar. Por fim, adicione a outra parte da massa e ponha no forno a 200 graus por cerca de 40 minutos ou até dourar.

5. Pamonha Frita

pamonha frita

Para que curte inovar, ai vai uma receita deliciosa de pamonha frita, muito comum em Goiás e que vem ganhando um numero maior de apreciadores a cada ano. A pamonha se assemelha a um acarajé e é deliciosa.

Se você é fitness ou está buscando um estilo de vida mais saudável pode fritar estas pamonhas na air-fryer com um pouco de olho para untar e dourar mais as fatias. Fica sensacional e é uma ótima opção para servir como lanche ou aperitivo.

Ingredientes e Receita de Pamonha Frita

  • 6 espigas de milho verde com os grãos mais firmes;
  • Sal a gosto;
  • 1 litro de óleo de soja para fritar;
  • Alho e cheiro verde à gosto.

Rale as espigas e passe por uma peneira para retirar o caldo. Em seguida, tempere com sal a gosto. Modele a massa com ajuda de duas colheres e finalmente frite as bolinhas. A seguir temos um vídeo de como fazer pamonha frita.

6. Formas divertidas de servir Pamonha

A famosa pamonha tradicional pode ser servida na palha do milho e assada em forno. Assim como já mostramos nesta postagem sobre como fazer pamonha de forno ou pamonha assada. São 6 receitas que testamos e ficou difícil escolher uma melhor.

com palha de milho

Outra forma de servir a pamonha é como snackd ou finger foods. Que nada mais são do que aperitivos para festas e reuniões de amigos. Pois assim é possível servir para um maior número de pessoas de forma simples, prática e delicada.

aperitivo de pamonha

Fica excelente com queijos, goiabada e até a pamonha sozinha. Este tipo de prato é ideal para festas temáticas como aniversários e festas juninas, por exemplo.

Outras Receitas de Pamonha

Caso você deseje fazer a pamonha tradicional, ai vai a receita com ingredientes simples, porém um pouco demorada. Com esta receita dá para experimentar a fundo o sabor das nossas raízes culinárias. Faça, experimente :).

receitas juninas
→ Veja uma ótima receita de pamonha tradicional ←

Se você curte praticidades, certamente vai amar esta dica de receita de pamonha. Um pamonha de liquidificador e gratinada ao forno. Não duvide que dá para fazer esta receita em menos de meia hora. Além disso o resultado é uma guloseima cremosa e molhadinha que vai agradas a qualquer um que provar.

receitas de são joão

Este post é ideal para quem deseja praticidade, pois com a pamonha recheada é possível elaborar pamonha para uma quadrilha junina inteira de forma prática e rápida. Clica no link abaixo para saber mais. Certamente sua família vai se deliciar!

Este post tem ao todo 7 receitas de pamonha recheada, incluindo uma vegana! Isso mesmo. uma deliciosa pamonha de forno vegana com a opção de você rechear como quiser.

Como fazer pamonha de forno passo a passo

receita de pão de milho

Incremente ainda mais sua festa junina com pães de milho deliciosos, companhe este post que ensina passo a passo 4 receitas de pães de milho para você escolher.

Como fazer pão de milho passo a passo

Veja mais receitas

Esperamos que você tenha gostado, curta e compartilhe com amigos. Qualquer dúvida basta comentar logo abaixo que teremos muito carinho em responder. :)

Que aprender a fazer cafés deliciosos e super diferentes para comer com sua pamonha recheada? Veja a seguir uma lista especial com cafés. Certamente você vai amar.

Receitas de café especiais

fotos: guiadacozinha, dicas de mulher

Este post foi publicado em 14 de março de 2020 e republicado em 27 de maio de 2022

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*