Como fazer vaso de ponta cabeça

vaso de ponta cabeca invertido
Mensagens para o Dia dos Pais

Se você curte ideias inovadoras de jardinagem, esta é uma ótima oportunidade de você aprender a fazer um belo vaso de ponta cabeça. Os vasos invertidos não são nada novos, porém eles têm ganhado mais e mais adeptos graças a internet.

vaso de ponta cabeca invertido

Neste artigo vamos mostra vários exemplos e modos de fazer, além de explicar direitinho as vantagens deste tipo de cultivo. Pois sim, existem vantagens além do fato de que seus amigos e amigas ficarem impressionados.

vaso de ponta cabeca invertido

Pois foi exatamente o que acontece comigo quando visitei a casa de um colega. Ao entrar na sala percebi um vaso no qual a planta na saia por cima. Em um primeiro momento achei que a planta simplesmente tinha crescido por cima e caído pelo outro lado do vaso. Algo comum em vasos pendurados.

vaso de ponta cabeca invertido

Porém não era isso que tinha acontecido. O resultado era um belo tomateiro com vários tomatinhos ainda verdes saindo do furo do vaso. Isso mesmo, o furo que colocamos como drenagem era a saída do caule da planta.

vaso de ponta cabeca invertido

Então eu decidi estudar e fazer um para chamar de meu e posso dizer a vocês que o melhor caminho para começar é usando uma garrafa PET. Veja a seguir as diversas opções e vamos nos divertir muito com esta ideia.

Como fazer vaso de ponta cabeça

Para começar vamos entender a lógica do vaso de ponta cabeça. É bem mais simples do que se imagina, pois se assemelha muito a um vaso pendurado comum. Porém você precisa saber o quanto o caule da sua planta vai crescerem diâmetro. Pois o furo deve ter este diâmetro e até um pouco mais para que a planta se desenvolva adeuqadamente.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
vaso de ponta cabeca invertido
vaso de ponta cabeca invertido

Além do furo do caule, também são necessários furos de drenagem como acontece em vasos comuns. Agora o segredo para que a terra não caia, é um tecido de feltro ou algodão que segure a areia e deixe apenas a água escapar pela ação da gravidade.

vaso de ponta cabeca invertido

O tecido de feltro ou algodão precisa ser grosso, pois quanto mais grosso mais ele vai resistir à pressão da terra. Portanto prefir o feltro com mais de 3mm. Se não encontrar, use duas ou três camadas do tecido.

Ems seguida faça um corte em cruz que se encaixe exatamente no buraco do vaso. Lembrando que você pode colocar duas ou mais plantas. Para isso basta fazer mais buracos.

Para inserir a muda, escolha uma ainda pequena e passe as raízes cuidadosamente pelo furo. Em seguida coloque a terra. Não jogue a areia sobre as raízes, ao invés disso vá colocando a terra pelas laterais do furo, deixando as raízes mais espalhadas e altas no vaso.

É isso. E se você que começar com um projeto mais simples para experimentar, que tal usar uma garrafa pet para fazer seu primeiro vaso de ponta cabeça ou invertido. Veja um exemplo a seguir.

A terra pode cair?

Mas a terra nunca vai cair? Sim pode cair um pouco de terra, no entanto se a planta se desenvolver corretamente logo ela preenche toda a região do furo com muitas raízes. Com isso a terra ao redor do buraco ficará toda segura. Não é bacana?

Vaso de ponta cabeça com garrafa PET

Sem dúvida a melhor forma de começar é com garrafa pet, pois é possível usar pequenas quantidade de terra. Escolha uma planta como o manjericão ou outro tipo de erva. Você também poderá experimentar o tomate como na imagem abaixo. A vedação é feita do mesmo jeito, mas você também pode experimentar outras ideias.

vaso invertido com garrafa pet

Como plantar tomateiro invertido

Sem dúvida um dos vasos de ponta cabeça que mais me chamaram atenção foram os tomateiros invertidos. Neste momento estou cultivando um aqui em casa e em breve devo publicar as imagens. Veja abaixo que idea legal e como você poderá reproduzir em sua casa.

vaso de invertido
vaso de invertido
vaso de invertido

Use baldes reciclados e evite gastar dinheiro comprando vasos caros.

vaso de ponta cabeca invertido
vaso de ponta cabeca invertido
vaso de ponta cabeca invertido
vaso de ponta cabeca invertido
vaso de ponta cabeca invertido

É isso, espero que tenha gostado desta dica, não esqueça de compartilhar e comentar logo abaixo caso tenha alguma dúvida. Até logo!

Veja mais

Veja a seguir uma dica super legal de como plantar kokedama passo a passo. A kokedama é uma bolinha de terra que pode se suspensa, assim como o vaso de ponta cabeça ou invertido. Porém de uma forma super legal.

Lembrando quevocê ainda pode combinar e fazer uma kokedama de ponta cabeça. Não é interessante? Não deixe de experimentar!

Veja como fazer kokedama passo a passo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*