Textura rolada: como fazer

Mensagens para o Dia dos Pais

A textura rolada é uma forma criativa e prática de personalizar paredes. Com ajuda de um rolo é possível fazer texturas variadas de forma simples e prática.

Certamente você já deve ter se deparou com uma parede com textura rolada em algum ambiente. Eu já vi vários e sempre me perguntei como seria possível fazer uma parede tão grande com uma textura tão semelhante?

como fazer textura rolada na parede

A resposta é simples e está na consistência da cobertura e no tipo de rolo. O que gera esta textura é justamente a tensão que existe na massa de cobertura e sua capacidade de grudar no rolo. Enquano o rolo apresenta pelos, sulcos ou pontas que ajudam a marcar a parede.

como fazer textura rolada na parede

O resultado é super agradável aos olhos com desenhos orgânicos em relevo. Neste post vamos explorar as possibilidades, assim como ver exemplos na arquitetura que mostram como você pode usar a textura rolada para levantar o seu ambiente.

como fazer textura rolada na parede
Exemplo de rolo com texura

Antes de mais nada, vale lembrar que este tipo de textura nunca sai de moda. Embora nem sempre ele esteja sendo tão utilizado. Atualmente, por exemplo, estamos na moda do cimento queimado. No entanto a textura rolada sempre vai ser uma opção bem forte por ser fácil de fazer e não ser tão cara quanto aplicações como a cerâmica ou paredes 3d.

O que é textura rolada e quais suas vantagens?

como fazer textura rolada na parede
aplicação de textura rolada em uma parede

Se você veio buscando “o que é textura rolada” veio ao lugar certo. O nome é autoexplicativo, porém né todo mundo capta a simplicidade. Pois ao observar a paredes com textura roladas perfeitas, é natural imaginar que são feitas por máquinas ou por profissionais com extrema perícia. No entanto é mais simples que isso.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
como fazer textura rolada na parede

O nome vem exatamente da importância do rolo, pois é ele que promove o efeito na parede. Simples assim, basta molhar ele na massa e rolar na mesma direção o tempo todo. Afinal, se você mudar a direção a textura também pode mudar de forma.

como fazer textura rolada na parede
Textura rolada em ambiente externo

Outra grande vantagem desta cobertura é o fato dela proteger a parede e esconder defeitos. Ou seja, se você tem uma parede que está com muitos calombos, rachaduras e defeitos difíceis de lixar, talvez a textura rolada seja uma ótima opção para cobrir de vez estas falhas. Pois ela tem um volume que pode passar de até 5 milímetros de espessura que ajudam de fato a cobrir tudo.

Agora como nem tudo são flores, a textura rolada oferece uma maior dificuldade para limpeza. Afinal, dependendo do tipo elas podem servir de acúmulo de poeira, exigindo um maior cuidado na limpeza. No entanto este problema é bem pequeno e só acontece em alguns tipos de textura rolada.

Outra desvantagem da textura rolada é que ela suja bastante, portanto o ideal é cobrir bem o chão para evitar manchas ou sujeitas difíceis de tirar. A textura rolada precisa ser feita rapidamente obrigando o pintor a não ter tanto cuidado com a limpeza.

Tipos de textura rolada mais comuns

Conheça os tipos de textura rolada mais comuns e escolha o seu preferido. Além disso, entenda as vantagens de desvantagens de cada tipo!

Alguns exemplos de paredes com textura rolada para você se inspirar. Veja que podem ser usadas cores diversas, assim como em ambientes externos e internos.

como fazer textura rolada na parede
como fazer textura rolada na parede
muro interno pintado
fachada com textura
como fazer textura rolada na parede
aplicação
Textura pingo de jaca

Pingo de jaca ou bico de jaca: Este tipo de textura pode ser feito com rolos de espuma ou nylon. Ele se caracteriza por pequenas bicos que saem da parede formando um padrão lindo. Variam de acordo com a viscosidade da cobertura, pressão da aplicação e tipo de rolo. Esta textura rolada é indicada para paredes de ambientes que não possuem circulação, pois ela pode ficar áspera ao toque e ser um incômodo.

pátina
textura pátina

Textura rolada tipo Pátina: Esta é feita com rolo e uma vassoura, para criar o efeito riscado comum na pintura tipo pátina. É bem simples, pois basta passar o rolo e depois a vassoura, enquanto a tinta está mole. A vassoura não é uma vassoura comum, precisa ser uma com cerdas grossas e firmes. Normalmente nas lojas de tinta ela é vendida para este fim de texturização.

como fazer textura rolada na parede
textura grafiato

Textura rolada tipo grafiato: Esta textura rolada é feita com uso de rolo, desempenadeira e com pequenos cristais. Nela você passa o rolo com a tinta misturada com cristais apropriados para este fim. Em seguida é passada a desempenadeira para deixar a parede lisa. O resultado fica bem bonito e normalmente é feita no sentido vertical.

como fazer textura rolada na parede
textura rolada com várias cores

Assim como a textura rolada pode ser classificada de acordo com o tipo de tinta.

  • Textura lisa para ambientes externoes e internos ela tem uma tinta lisa e até um pouco brilhosa.
  • Textura deisgn com granulação para ambientes internos. Ela possui pequenos cristais como se fossem areia ou pedrinhas. Ideal para ambientes internos.

Como fazer textura rolada: passo a passo.

Primeiramente prepare o ambiente usando jornais velhos ou papel de mascaramento. Como os jornais estão ficando cada vez mais difíceis de achar, hoje pode ser comprado um gerando rolo de papel rústico próprio para proteger áreas da pintura.

Aplique uma tinta seladora, de possível com a mesma cor da sua textura, isso vai garantir que qualidade final fique ótima.

Deste modo você evita respingos de tinta em pisos, rodapés e móveis. O papel de mascaramento além de ser barato é bem mais prático que o bom e velho jornal.

Use fita crepe dupla para proteger trincos, pregos, molduras e tomadas. Por fim é só preparar a tinta da textura rolada.

Veja a seguir 10 passo para fazer uma textura roalada perfeita.

Veja agora como fazer textura bem simples (pingo de jaca)

Nem todos os rolos são ideais para textura rolada, portanto você deve buscar tanto o tamanho como o material específico. Veja a seguir um vídeo que tira a dúvida de como escolher um bom rolo para fazer sua textura em casa.

Os rolos ideais são os de espuma lista, média ou grossa e o rolo de cabelo de anjo ou lã. Em ambientes internos prefira granulação menor para evitar arranhar as pessoas.

Gostou de aprender como fazer textura rolada em sua casa? Então não esquece de comentar abaixo suas dúvidas, elogios e sugestões, vamos adorar te conhecer! Assim como você pode mandar este texto para amigos e parentes como ideia para projetos atuais e futuros.

Veja mais dicas de melhorias em casa

E não é só isso, veja abaixo postagens anteriores que são tão legais quanto esta sobre as texturas roladas. São dicas de limpeza, conservação e renovação que amamos divulgar. Afinal, tudo que pode ser feito em casa, mostramos aqui ao vivo e a cores.

como pintar azulejos

Nesta dica mostramos uma forma infalível de você mudar os azulejos sem precisar remover nenhuma cerâmica da parede ou do piso. Isso mesmo, antes de remover a cerâmica, considere pintar ela para mudar o ambiente. Atualmente existem tintas para isso. Clique na imagem ou no link abaixo e aproveite esta dica.

⟶ Veja como renovar sua casa pintando azulejos

como remover mofo da parede

Veja como preparar sua parede para pintura após um ataque de bolor ou mofo. Nesta postagem passamos dicas essenciais para você acabar com o mofo da parede, deixando sua casa mais bonita e saudável. Vale lembrar que estas dicas são essenciais antes de você fazer a pintura com textura rolada.

Como remover mofo da parede de forma fácil e rápida

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*