Como economizar energia: 10 dicas para reduzir o consumo

Como economizar energia e dinheiro
Mensagens para o Dia dos Pais

Aprenda como economizar energia com essas dicas! Trouxemos várias ideias que vão te mostrar maneiras eficientes para diminuir bastante o consumo de energia elétrica em sua casa.

Como economizar energia
Dicas para economizar energia são ótimas para reduzir os gatos com a casa ou apartamento

É sempre bom economizar, seja o que for, imagine então quando estamos falando de uma das contas que mais encarecem o custo de vida do brasileiro. Pensando nisso, reunimos ideias para você economizar na conta de luz.

Não basta ficar vigilante com as luzes ligadas sem necessidade, é preciso improvisar e utilizar ideias que possam de fato cortar gastos desnecessários no orçamento a fim de ter um consumo inteligente de energia.

Como economizar energia: Dicas eficientes

10 dicas de como economizar energia

Depois de ver as dicas, você poderá implementar em sua rotina as que achar mais legais e que claro, podem se adequar ao seu estilo de vida em sua casa ou apartamento. Trocando em miúdos, são maneiras eficientes e práticas para deixar a conta de luz mais barata.

Dicas de como economizar energia
A conta de energia alta tem sido um pesadelo na casa de brasileiros

Por falar em economia, as vezes precisamos mesmo pedir dinheiro emprestado. É por isso se você precisa de empréstimo pessoal online com juros baixos, recomendamos a SuperSim. Seja para investir ou expandir o negócio ou até mesmo para quitar dívidas, eles são uma opção segura e fácil de conseguir dinheiro rápido na hora.

1. Fique de olho em sua geladeira

Estudos indicam que a geladeira gasta em média 30% do orçamento da casa na energia. É por isso que uma das primeiras coisas a se fazer no combate ao desperdício de energia e dinheiro é verificar a geladeira.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

A geladeira deve estar limpa. E se ela não está, é preciso que você lave-a o quanto antes. Isso porque quanto mais sujeira e dejetos, seja no refrigerador ou no freezer, a geladeira irá gastar mais energia. E não é preciso apenas limpar dentro, se há sujeira atrás da geladeira, como teias de aranha e etc, isto também vai comprometer o funcionamento ideal e mais econômico da sua geladeira.

Dicas para economizar energia
Deixar a geladeira limpa é essencial para economizar energia

Deixar a geladeira em um local ventilado também é uma ótima estratégia para economizar no consumo de energia. Outra dica é prestar mais a atenção para não deixar a porta da geladeira aberta sem necessidade. Isso também aumenta o gasto de dinheiro em vão com energia. Ainda em relação a porta do eletrodoméstico, verifique também se as borrachas estão fazendo a vedação necessária ao fechar a geladeira. Se não, pode ser preciso trocá-las.

2. Diminua o uso de eletrodomésticos que gastam muita energia

Veja quais são os principais vilões no elevado custo de energia: chuveiro elétrico, ferro de passar e máquina de lavar. Preste mais a atenção nesses utensílios, diminuindo e moderando os seus usos. Isso pode fazer uma diferença significante no seu consumo mensal de energia elétrica.

Dicas para economizar energia
Chuveiro elétrico: um dos vilões do consumo desenfreado de energia

Quando for passar as roupas, junte muitas roupas e passe até mais de uma por vez, dobrando a eficiência e diminuindo o tempo gasto com o ferro de passar ligado. Diminua os banhos quentes para não gastar com o chuveiro elétrico. E considere lavar algumas peças de roupa na mão, como peças íntimas, para não sobrecarregar a máquina de lavar e fazer menos o seu uso.

3. Retire os aparelhos eletrônicos da tomada

Se você não se importa em ter o relógio da sua TV atrasado e coisas do tipo, pode pensar em desligar todos os aparelhos da tomada quando você não estiver utilizando-os. Isso vai economizar energia, já que estes aparelhos geralmente ficam em modo de standby quando você desliga no controle remoto.

3. Consoles e vídeo games em lugares ventilados

Muitos dos consoles e vídeo games podem esquentar demais, principalmente em determinadas regiões e estações no Brasil. Isso faz com que eles sejam obrigados a ligar um cooler interno para resfriar o aparelho. Isso não é bom nem para o eletrônico, nem para o seu bolso. Já que ele passará a gastar mais energia do que o usual com o cooler ligado. Frisando que o cooler nada mais é do que um pequeno ventilador interno do aparelho.

É por isso que a dica é que o aparelho fique em um lugar ventilado, tanto para não sobrecarregar, como também para gastar menos energia quando você estiver utilizando. Evite-o deixar muito perto da tela de uma TV, por exemplo. Principalmente as que esquentam um pouco no local onde ficam, isso também pode comprometer a temperatura do eletrônico.

4. Verifique as lâmpadas da casa ou apartamento

As lâmpadas são outros itens que podem inflar o orçamento destinado a energia da casa. Para você ter uma ideia, a iluminação de uma casa corresponde a cerca de 20% da energia que uma casa tradicional gasta. Junte a isto o fato de que existem lâmpadas defasadas e que gastam muito mais energia do que modelos mais modernos, baratos e disponíveis no mercado.

Economize energia com lâmpadas de LED
Lâmpadas de LED economizam bastante energia

Se você tiver lâmpadas incandescentes em casa, deve substituídas o mais rápido possível. As lâmpadas de LED gastam cerca de 80% menos que as incandescentes e 30% menos que as fluorescentes. É por isso que faz-se necessário trocar todas as lâmpadas da casa para modelos LED. Dessa forma você vai economizar na conta de luz.

5. Limpe frequentemente o ar condicionado

Limpar o ar condicionado também é uma maneira de economizar dinheiro na energia. Isso porque um ar condicionado com o filtro sujo tende a gastar mais energia. Limpar o ar condicionado por completo, com um técnico que faça o serviço, é outra forma de otimizar o funcionamento do seu ar e fazer com que ele gaste ainda menos energia.

6. Eletrodomésticos eficientes economizam energia

Na hora de escolher eletrodomésticos, dê preferência para aqueles que sejam otimizados para um menor ou até nenhum custo de energia. No caso de aparelhos eletrônicos, fique sempre atenta ao selo fornecido pelo Inmetro. Neste selo, numa escala que vai de E (menos eficiente) até A (mais eficiente), é possível saber quais os aparelhos que gastam menos energia e portanto, são mais eficientes.

Dicas para economizar energia
Processadores manuais são uma ótima alternativa para triturar alimentos economizando energia

Você também pode optar por aparelhos manuais e que não gastam energia. Por exemplo, ao invés de utilizar um processador elétrico para picar verduras, pode usar um processador manual para fazer esta parte da receita. Seu bolso agradece!

Lembrando que para fazer uma reforma na casa, criar o seu espaço home office, livrar-se das dívidas ou investir em um negócio lucrativo, você pode ter como conseguir dinheiro na SuperSim. Uma ótima opção para pessoas que precisam de dinheiro rápido de modo seguro. Eles possuem uma alta taxa de aprovação, até para quem está negativado. Veja como conseguir empréstimo!

7. Use a luz natural para iluminar ambientes

A luz natural do sol pode ser um dos trunfos para economizar energia. Isso porque como já apontamos, 20% do consumo de energia está na iluminação. É por isso que durante o dia você não pode desperdiçar a luz solar, a fim de deixar os cômodos com uma boa claridade natural, sem gastar energia com a iluminação através de lâmpadas.

Como economizar energia em casa
Um cômodo com janelas grandes é ideal para ter a iluminação natural do sol durante o dia

Perceba que ter um cômodo com janelas largas vai deixar o ambiente com uma ótima iluminação natural. Assim você usa o sol como seu aliado na hora de economizar dinheiro gastando menos energia.

Janelas grandes economizam energia
Janelas grandes são ótimas para reduzir o custo da energia em cômodos

O benefícios são ótimos para um cômodo com uma janela. É por isso que se você sente que pode ser uma boa para o espaço em questão – que ainda não tem uma janela ou tem alguma muito pequena, pode pensar no assunto para colocar uma janela na parede que pretende iluminar naturalmente com a luz do sol de dia.

8. Deixe o fogão longe da geladeira

Como já dissemos nesse post, para economizar energia, é essencial que a geladeira fique em um local ventilado. Portanto, colocar a geladeira perto do fogão seria o oposto disso. Uma vez que quando o fogão esquentar, também vai aumentar a temperatura da geladeira, que terá que trabalhar sobrecarregada e portanto, gastando mais energia para refrigerar os alimentos.

9. Desligue o computador

Muita gente esquece ou deixa o computador ligado intencionalmente. Isso compromete o orçamento da energia aumentado o consumo consideravelmente. Em termos de consumo de energia, os vilões de um computador desktop são o monitor e o estabilizador, filtro de linha ou Nobrake. É por isso que se você for ter que deixar o computador ligado, ao menos desligue o monitor. Isso fará você economizar energia.

Desligue o pc para economizar energia
Desligue o computador ou notebook sempre que não estiver utilizando

No caso de notebooks, feche a tampa/tela sempre e garanta que opção de desligar a tela do aparelho ao fechar a tampa esteja acionada. Isso fará com que o monitor se desligue automaticamente quando você fechar a tampa do aparelho.

Com a alta do home office, através da grande quantidade de empregos que precisam de que você tenha esse tipo de estrutura em casa, você pode ter que gastar ainda mais energia. É por isso que cada detalhe é importante para poder economizar o máximo na energia.

10. Programe-se para usar aparelhos que consomem muito

Existem horários em que você paga mais pelo gasto com energia. No Brasil há dois parâmetros que guiam a população nesse sentido para identificar esses períodos mais caros do consumo de energia elétrica. É por isso que não utilizar aparelhos que consomem muito nesses horários é essencial para economizar energia.

O termo ‘fora de ponta‘ é destinado a mostrar o horário em que a energia é mais barata. Já o ‘horário de ponta é para dizer quando a energia está mais cara. A Aneel diz que é um período diário de 3 horas consecutivas. Geralmente este horário de ponta é de 17h as 20h ou de 18h as 21h, dependendo do estado em que você mora.

Dicas de como economizar energia
Deixe para passar roupas nos horários mais baratos e acumule roupas para passar tudo de uma só vez

Verifique sua conta de luz atentamente para saber qual é o horário que corresponde ao seu estado e não use aparelhos eletrônicos que consomem muita energia neste horário. Assim você usa mais uma maneira efetiva para diminuir a conta de energia de sua casa.

É isso. Essas são as dicas para que você possa se dar bem na hora de economizar na energia e pagar menos na hora de quitar a conta de luz do mês. Faça as ações que listamos e você poderá poupar dinheiro na conta de luz.

Não esqueça: apague a luz sempre que sair de qualquer cômodo

Espero que consiga economizar o que precisa na sua conta de luz. Trouxemos dicas eficientes e que podem fazer diferença no orçamento final. Boa sorte na aplicação das ideias e não esqueça do básico, que é apagar a luz sempre que sair de qualquer cômodo! ;)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*