Como tirar mofo da parede

como tirar o mofo da parede
Mensagens para o Dia dos Pais

Com o início das estações chuvosas no Brasil, é comum aparecerem sinais de mofo e umidade dentro de nossas casas.
Assim como podem surgir em imóveis sem saídas de ar ou entrada e entrada de luz solar ou locais com infiltrações e vazamentos. Veja aqui como tirar o mofo da parede. Deste modo você ajuda a conservar sua casa além da saúde de todos que nela residem.

como tirar o mofo da parede

O mofo nada mais é que uma colônia de fungos microscópicos da natureza. Este seres se propagam por esporos e ficam presos na superfícies esperando o momento ideal para se desenvolver.

como tirar o mofo da parede

E qual o momento ideal? Quando aparecem condições de temperatura, luminosidade, pH e umidade específicas. Na maior parte do nosso país, a temperatura é ideal, faltando apenas a luminosidade (pouca exposição solar) e a umidade.

como tirar o mofo da parede

Para saber como tirar mofo da parede é importante saber que o mofo não gosta de frio demais, calor demais, secura, exposição solar e pH baixo demais ou alto de mais. Assim já dá para imaginar o motivo pelo qual muitas pessoas indicam abrir bem as janelas e deixar a luz solar entrar nos cômodos.

como tirar o mofo da parede

Pois ao abrir as janelas você deixa o ar circular, diminuindo a umidade além de aumentar a temperatura e permitir que os raios UV do sol penetrem no ambiente. Esta simples ação pode erradicar o mofo, assim como os ácaros, por exemplo.

como tirar o mofo da parede

Um lugar em especial que sofre muito com mofo é o banheiro, pois este quase sempre tem muita umidade. Pois isso que é muito comum usarmos azulejos ao invés de reboco comum como revestimento. Mesmo assim o azulejo pode se danificar e apresentar mofo nos rejuntes.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Mofo na parede é uma questão de saúde ambiental

Casas com idosos e crianças precisam encara o mofo como um problema de saúde ambiental, pois quem vive nestes ambeitnes tem maior propensão a desenolver alergias, doenças de pele e infecções nas vias aéreas superiores.

E como estes fungos parecem mais nas épocas frias e chuvosas, e natural que causem mais danos à nossa saúde neste período.

como tirar o mofo da parede

Entre as irritações causadas por fungo apresentam os sintomas mais comuns como congestão nasal, coceira no nariz e nos olhos, vermelhidão nos olhos, dor de cabeça, tosse, coceira, entre outros.

Por fim vale lembrar que os fungos são agentes decompositores, ou seja, eles existem na natureza para ajudar a decompor matéria morta. Então se eles estão presentes, estão deteriorando suas coisas como as paredes, roupas, madeira e tudo que estiver disponível.

Existem casos que uma reforma inteira é necessária para remover o mofo de um imóvel. E isso é muito caro!

Como identificar o mofo na sua parede

Sem dúvida esta tarefa não é fácil para maioria das pessoas, mas é realmente simples. O primeiro sinal e o que mais incomoda na presença de mofo são os pontos pretos e marrons que se formam criando desenhos. Também tem o cheiro de mofo que fica no ambiente. Aquele famoso odor de coisa velha.

como tirar o mofo da parede

Observe a presença de rachaduras na parede, pois muitas vezes o mofo fica numa camada interna do reboco, criando rachaduras e deixando a parede fofa.

como tirar o mofo da parede

Outra forma de identificar ou simplesmente prever que o mofo vai aparecer são bolhas na parede. Tais bolhas surgem em decorrência do acúmulo de água por trás da tinta da parede. Quando estas bolhas aparecem certamente já existem fungos na área.

Como tirar mofo da parede

Bem, agora chegou a parte divertida da coisa. Como eliminar o fungo de uma vez por todas. Afinal, já sabemos que para evitar precisamos cuidar de vazamentos, diminuir a umidade do ambiente e cuidar para que haja luz solar e circulação de ar.

Antes de começar, remova o excesso de fungo com ajuda de um pano seco. Isso mesmo, seco. Assim você remove de cara algumas manchas sem sujar ou espalhar o mofo com mais umidade.

mofo na cozinha
Mofo nas paredes da cozinha

Este é o primeiro erro de quem tenta eliminar o mofo, colocar mais umidade no loca e não queremos isso.

Em seguida basta misturar 250ml de vinagre com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Mexer até diluir todo o bicarbonato e quando parar de borbulhar basta colocar em um borrifador e aplicar no local.

Aplique com o borrifador de escorrer e espere uns 3 minutos. Em seguida passe um novo pano (pois o primeiro estará sujo com fungos).

O vinagre vai elevar o pH e se fixar na parede, assim como o bicarbonato sódio vão ajudar a proteger a parede, mesmo que ela esteja úmida. Isso certamente vai ajudar amnter os fungos longe por um tempo.

Mesmo assim é importante evitar o problema inicial, a umidade!

Como tirar mofo da parede com cheiro forte

Existem casos de mofo na parede que apresentam cheiro muito forte e o movo já está há muito tempo alojado no local. Este é o sinal de que a intervenção precisa ser mais drástica. Então você vai suar, além do vinagre e do bicarbonato, o óleo essencial de malaleuca ou tea tree.

Este óleo tem propriedades antifúngicas além de ter um odor bem agradável. Além deste, você vai suar água oxigenada na mistura. Então é só agitar bem e borrifar no local, certamente vai haver melhora no odor na hora, além de proteger a parede.

Receita da solução

  • 250ml de vinagre
  • 1 colher de chá de bicarbonato
  • 10 gotas de óleo essencial de malaleuca (tea tree)
  • 100ml de água oxigenada
  • Borrifador

Passo a passo

  1. Conserte qualquer tipo de vazamento ou infiltração da chuva ou de encanamentos
  2. Abra bem as janelas para deixar a luz solar a penetrar e a ventilação circular
  3. Em seguida use proteção como luvas e óculos para aplicar a mistura que ensinamos aqui
  4. Use uma escova para espalhar a mistura na parede
  5. Posteriormente remova o bolor com um pano umedecido com a mistura
  6. Reaplique a mistura mais vezes se for preciso
  7. Mantenha o ambiente seco

Como remover mofo de parede com azulejos

Para a remoção de mofo nos azulejos a solução precisa ser mais forte e é possível usar água para remover. Para fazer a mistura basta usar 300ml de água e 300 ml de água sanitária. Em seguida é só aplicar e deixar agir por 30 minutos ou mais.

Por fim é só enxaguar usando uma escova nos rejuntes. O resultado é mágico!

Lembrando que neste caso não é apenas mofo, pois também pode haver lodo que são algas e elas também são fãs da umidade.

como tirar o mofo da parede

O que não fazer

Em todo caso evite cair na tentação de pintar as paredes, mesmo que a tinta seja anti mofo. Pois a tinta anti mofo só funciona para evitar os fungos, não para erradicá-los. Portanto procure sempre remover a umidade e os fungos na parede para poder pintar. É muito importante ter a certeza que o fungo foi removido para poder pintar.

como tirar o mofo da parede
como tirar o mofo da parede

É isso, espero que estas dicas ajudem na limpeza e manutenção da sua casa. Se você gostou, não deixe de comentar e compartilhar esta ideia!

Veja mais

Veja também como renovar sua casa de forma simples e barata com esta super dica a seguir. Certamente você vai amar!

Veja como renovar sua casa pintando azulejos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*