Veja como plantar suculentas dentro de livro! Esta dica pode ser uma ótima ideia para você decorar um ambiente de sua casa ou escritório.
Que tal deixar algum espaço adequado de seu lar ou trabalho mais legal para conviver com as pessoas? Esta é a sugestão bacana que trazemos neste post.
Você irá aprender a criar uma decoração vintage plantando uma suculenta dentro de um livro, já imaginou? Não é complicado de fazer, é só providenciar um livro grosso e bem velhinho, a suculenta a ser utilizada e os materiais de plantio (terra, musgo e etc).
Como plantar Suculentas dentro de Livro
Fica lindo para colocar na varanda, terraço ou jardim. Um artesanato legal de fazer e ver crescer! Veja o passo a passo a seguir e faça também, ajudando a deixar o ambiente mais agradável.
1. Tutorial passo a passo
As suculentas não precisam de muita água para sobreviver, apenas sol. Por isso, fica fácil cultivar uma plantinha dessas dentro de um livro.
Materiais que você vai precisar
– Livro velho
– 3 plantinhas suculentas pequeninhas
– Saco plástico grosso
– Areia para plantar
– Estilete
– Régua de metal
– Musgo seco
Plantando as suculentas no livro
Um dia antes de fazer o artesanato você irá passar cola na lateral do livro. Não precisa ficar perfeito a distribuição de cola. Esta cola será apenas para na hora que for cortar, as páginas fiquem fixas e não corram ou rasguem.
Preparação
No dia posterior comece o processo de confecção. Não corte o livro desde a primeira página, reserve algumas páginas, de preferência umas 6. O importante é cortar depois de já ter aparecido algumas páginas com texto ou a ilustração que você deseja para ficar aparecendo junto as plantinhas.
Com as páginas reservadas, pegue a sua régua de metal e vá passando o estilete de forma a criar um quadrado no meio das outras páginas restantes do livro.
Vá cortando, igual mostram as imagens. Depois de um tempo, quando ficar um quadrado mais fundo, você talvez nem precise mais da régua. Tenha muito cuidado para não se cortar nesta etapa.
A parte de cortar o quadrado no meio do livro é a mais demorada. Mas vá fazendo com paciência que você chega lá. Você deve fazer um quadrado com a profundidade de no mínimo 4 cm.
As páginas que você reservou deverão ser cortadas depois que você fizer o quadrado interior. Lembre-se de deixar algumas páginas sem cortar (primeiras páginas). Desta forma você poderá deixá-lo aberto e com a plantinha no meio dele.
A última página cortada, que ficará em cima, será a única visível. Portanto, você só precisa caprichar nela. Nas restantes, que ficarão abaixo, você pode cortar sem se preocupar com perfeição.
Quando fizer o quadradinho, é hora de colocar a sacola grossa ou plástico que você reservou. Forre o buraco que você fez no livro e arranje direitinho, deixando o plástico esticado dentro do quadrado.
Faça da mesma forma que você vê na imagem. Este plástico vai servir para que o livro não molhe por dentro, mesmo depois que você der uma regadinha na planta.
Colocando o substrato
Coloque a areia ou o substrato que você reservou para as suas plantinhas. Lembrando que substratos e a terra para plantar suculentas precisam ter uma ótima drenagem. Ou seja, precisam ter uma boa dose de vermiculita ou outro substrato de drenagem que você queira colocar.
Depois coloque as plantas suculentas.
Acomode as plantinhas com delicadeza.
Vá fazendo o processo de plantio com paciência.
Agora insira o musgo seco.
Pegue o estilete e corte o restante do plástico que ficou para fora.
Sopre bem para limpar toda a sujeira que possa ter ficado no livro.
Coloque sua suculenta em lugares haja iluminação solar. É muito lindo este artesanato ecológico e super vintage!
Fica muito bacana! Veja agora outros exemplos legais de mais projetos nesse sentido para você criar em casa também.
2. Projetos de Suculentas em Livros
Esses exemplos podem te inspirar bastante para fazer algo semelhante em casa. Veja como ficaram lindas essas ideias e faça principalmente se você adora inspirações nesse sentido.
Veja que você pode fazer com diversos livros diferentes. É importante que seja grosso para que tenha um espaço legal para acomodar a terra e as raízes de sua suculenta.
3. Inspiração com Suculentas em Livros
Fica lindo demais! Crie sobretudo para mudar a cara da decoração de um espaço de sua casa. Afinal, decorações como essas ficam sempre deslumbrantes!
4. Use a criatividade e faça projetos lindos
Deixe sua criatividade fluir e crie lindos projetos dessa forma também. Até porque todo mundo ama esses arranjos criativos com suculentas.
Plantar suas plantinhas dessa forma pode ser muito especial para melhorar o paisagismo e a decoração do seu jardim ou de qualquer cômodo da casa que você queira decorar.
Mas claro, lembre-se sempre que as suculentas precisam de iluminação solar. Ou seja, precisam de sol. Algumas mais e outras menos. Mas sempre vão precisar da luz solar.
Por isso, se for fazer essa decoração em algum cômodo dentro da casa, procure espaços que recebam a luz do sol. Janelas são ótimas para acomodar esse tipo de decoração, pois geralmente entra luz solar por ela e as suas suculentas vão crescer saudáveis e lindas.
Dicas com Suculentas
Se você gostou dessas dicas, pode curtir ainda mais essas outras ideias. Veja como você pode criar um vaso criativo com o intuito de inovar bastante na decoração com suculentas.
→ Terrários com Suculentas
Que tal criar terrários lindos com as suas suculentas mais lindas? Veja como pode ser fácil e crie também em casa arranjos bonitos como estes que selecionamos nesse post.
→ Como plantar Suculentas em Cocos
Outra maneira bacana de plantar suculentas é reaproveitar cascas de coco para fazer os vasos. Veja essas dicas e inspire-se ainda mais com ideias que você vai simplesmente amar demais!
Espero que tenha curtido aprender como plantar suculentas dentro de livro. Faça também e inove na decoração de seu ambiente. Boas criações!
Imagens: www.apartmenttherapy.com homegirllondon.com www.confectionique.com www.cutoutandkeep.net
Lindissimo! Mas dá um dózinho de cortar um livro… rs Parabéns pelas dicas, são ótimas! Amei as do origami… nunca tinha conseguido fazer e com o seu vídeo foi muito fácil. Obrigada!