Dicas Práticas

Como cuidar de Echeveria – Dicas e Segredinhos

Veja como cuidar de Echeveria. Além da maneira correta de cuidar dessa suculenta, vamos te apresentar também algumas dicas e segredinhos.

Suculenta Echeveria - Como cuidar, dicas e segredos

De fato essa é uma suculenta lindíssima com um formato de flor que encanta qualquer um. São as chamadas rosetas. Veja como pode ser fácil cuidar dessa suculenta em sua casa de maneira simples.

Cuidar de suculentas não é difícil. Apesar disto, é preciso ter algumas precauções para que as suas plantinhas fiquem saudáveis e com um aspecto maravilhoso e estonteante.

Como cuidar de Echeveria - Dicas e segredinhos

Como cuidar de Echeveria

Veja que é super fácil de cuidar da suculenta Echeveria. Apensas alguns cuidados e sua planta vai conseguir se manter sempre vigorosa e com a sua beleza incomparável sempre visível a todos.

Neste post, além de te mostrar como cuidar, vamos te apresentar também algumas espécies maravilhosas da família da Echeveria. É de fato uma suculenta de deixar o queixo caído de tanta formosura.

Echeveria agavoides

Echeveria agavoides Red

Essas Echeverias agavoides são lindas demais. É uma das minhas preferidas. Essa acima é a versão vermelha da planta, simplesmente incrível.

1. Luz Solar

A Echeveria gosta de sol, mas nem tanto. Aquele sol quente entre 9 e 15h pode ser prejudicial a esta suculenta. Portanto, tente colocar ela em um lugar que não tenha tanto sol direto assim.

O ideal é que ela fique em um ambiente que receba luz pelo início da manhã e/ou no final da tarde. É uma suculenta delicada, então é preciso ter atenção nisso.

Echeveria Glauca

Olha que linda essa suculenta! Simplesmente maravilhosa e incrivelmente fabulosa para decorar espaços de sua casa.

2. Regas

Toda suculenta precisa de regas, mas isto deve ser feito muito moderadamente. A regra principal é: sempre que a areia estiver bem seca, é a hora de regar novamente. Por isso, você pode ficar dias sem regar sua Echeveria, isto é normal.

No entanto, tente não deixar a suculenta por muito tempo com a terra seca. E principalmente, não regue sua suculenta Echeveria em excesso, isto é ainda mais prejudicial para ela.

Espere sempre o substrato secar totalmente e faça a nova rega. Regue de forma abundante, deixando sempre a água escorrer pelos furos do seu vaso.

Echeveria metallica

Essa é a linda Echeveria Metallica.  Mais um exemplar belíssimo de como essa suculenta é perfeita e incrivelmente linda para decorar cantinhos de sua casa.

3. Adubação

Para colocar adubo em sua Echeveria, use adubos sintéticos equilibrados, como o NPK 10-10-10. Adubos sintéticos como este só podem ser colocados de 4 em 4 meses.

Echeveria Suyon

Essa é a Echeveria Suyon. É incrível como estas rosetas dão uma beleza incrível a estas suculentas. Ficam de fato lindas quanto estão bem cuidadas e saudáveis.

4. Solo

É imprescindível que o solo da sua Echeveria esteja com uma boa drenagem. Para fazer isto, adicione uma porção generosa de vermiculita ou areia de construção na terra ou substrato que vai plantar a suculenta.

Faça isto quando for trocar de vaso, colocando-a em um vasinho maior para que ela cresça ainda mais e fique mais bela.

Echeveria Jade Point

Echeveria Jade Point. Além de linda, é uma suculenta fácil de cuidar e preencher espaços do nosso lar. Em outras palavras, além de ser simples de cuidar, ainda pode decorar cantinhos da casa com muita perfeição.

Dicas e Segredinhos

Aqui vão algumas dicas infalíveis para fazer em suas Echeverias! Essa suculenta é maravilhosa demais e com alguns cuidados especiais, podemos multiplicá-la e deixá-la ainda mais linda.

1. Mudas

Para fazer mudas é simples. Você só precisa arrancar algumas folhas de sua Echeveria e deixar em um vasinho com terra ou no canteiro do jardim.

Como fazer mudas de Echeveria

Apesar de ser simples, não dá para dizer que é tão fácil. Isso porque você vai ter que ficar muito atenta enquanto as folhas enraízam para brotar novas mudas. Qualquer vento mais forte, chuva ou intervenção de bichos, por exemplo, pode estagnar todo o processo.

Deixe em um local em que não bata muito sol. Logo depois de um tempo você vai notar que as folhas começarão a criar raízes e novos brotos brotarão das folhas.

2. Echeverias Coloridas

Que tal deixar suas suculentas Echeverias com cores mais vivas? Vamos te mostrar um método super fácil de fazer. Acompanhe esta super dica.

Dilua meia colher de café de Sal Amargo em 1 litro de água, coloque em um borrifador e borrife nas Echeverias durante o começo da noite. Faça isto no máximo de 7 em 7 dias e/ou no mínimo de mês em mês.

Com o tempo suas Echeverias começarão a ficar ainda mais bonitas e coloridas. Frisando que essa dica vale pra qualquer suculenta que você tenha em sua casa.

O Sal Amargo é super fácil de achar em farmácias e é bem baratinho também. Vale a pena comprar para utilizar em nossas suculentas mais lindas.

Aprenda como cuidar de Echeveria

Suculenda Echeveria - Aprenda como cuidar

Faça este processo e você poderá ter um resultado muito satisfatório também! Afinal, estas plantinhas ficam incríveis quando estão com sua saúde plena. 

Echeverias Lindas

Veja mais algumas lindas suculentas Echeverias que separamos para você contemplar. É cada uma mais linda que a outra. Contemple essas maravilhas e veja como estas plantinhas são fabulosas e apaixonantes!

Linda suculenta Echeveria

Que coisa linda! Essa Echeveria eu não conseguir identificar. Mas a Daniela comentou em nossa sessão de comentários que possivelmente esta é a Echeveria Black Prince. E parece que é mesmo! Obrigado Daniela! E valeu por todo mundo que tentou ajudar nos dando dicas de qual seria essa suculenta. Vocês são demais!

Echeveria Elegans Grey Red

Essa é a linda Echeveria Elegans Grey Red. É incrivelmente linda e uma espécie que se dá super bem com o sol. Desde que moderadamente, como mencionamos no decorrer deste post.

Echeveria Perle Von Nurnberg

Que coisa perfeita essa suculenta! Também não consegui identificar. Alguém ajuda? É de fato uma belíssima suculenta que podemos ficar um bom tempo babando só de olhar.

Dicas para Suculentas

Veja mais dicas lindas com suculentas. Assim como você pode aumentar sua coleção de suculentas, é legal ter ideias para espalhá-las pela casa e decorar espaços que você ache que precise de mais vida.

→ Ideias para Plantar Mini Suculentas

Veja mais dicas lindas para plantar suculentas! Se você gosta de mini suculentas, certamente vai se apaixonar por essas sugestões criativas que trouxemos nessa coletânea.

→ Como Decorar a Casa com Suculentas

Tem mais dicas e ideias para plantar suculentas de forma linda para decorar a casa. De fato você pode amar essas sugestões criativas com essas plantinhas lindas que nós adoramos!

Como cuidar de Echeveria

Gostou destas dicas de como cuidar de Echeveria? Cultive principalmente se você ama essas suculentas com rosetas super delicadas. Beijos, boas criações e até as próximas dicas!

Imagens: youngsgardenshop.com cedarcreekfarmhouse.com olhares.sapo.pt www.amazon.com www.mashrita.com www.crocus.co.uk www.jardimexotico.com.br

Post atualizado em 2 de junho de 2022

14 Comentário

    • Não, José Gonçalves. Se você fizer isto, estará dando umidade em excesso para a terra desta suculenta. Lembre-se que suculentas não gostam muito de água. Pelo contrário, elas amam períodos de seca. Portanto, é melhor deixá-la sem água por um tempo, do que deixá-la sobre algum pratinho de água ou coisa do tipo. Bom cultivo!

  1. Desculpe, penso que essa foto não é de uma echeveria glauca, a echeveria secunda variação glauca é verde com pontas rosa. E a Perle Von Nurnberg também não é essa, é uma escura.

  2. Eu tenho quase certeza que aquela primeira que você não identificou é uma echeveria fabiola. (vou usar a dica da água com sal para que ela fique linda que nem aquela :3)

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



Canal do Youtube Como Fazer em Casa