Como plantar abacaxi em casa

Como plantar abacaxi
Melhores substratos para orquídeas

O abacaxi é uma das frutas tropicais mais conhecidas no mundo juntamente com a banana. Pois toda esta fama se deve não apenas a seu sabor, mas também à sua beleza. Se você curte esta planta fabulosa, então ver ver como plantar abacaxi em casa.

Nesta postagem vamos mostrar dicas infalíveis para você saber como plantar abacaxi de diversas maneira. O melhor de tudo é que isso vai te custar apenas um abacaxi. Isso mesmo, com o abacaxi que você compra no mercado.

Como plantar abacaxi

Veja mais dicas de jardinagem em nossa seção especialmente dedicada a este tema. Certamente você vai A-DO-RAR!

Sem dúvida você vai adorar esta dica e não vai perder nenhuma oportunidade de semear. Pois o abacaxi pode ser usado como planta decorativa, além de tudo. Mas também pode gerar frutos deliciosos.

Como plantar abacaxi
Lindo vaso com abacaxi plantado. Foto: shared.com

Se você mora no sul e no sudeste, talvez tenha que buscar uma espécie adaptada à temperaturas mais frias. Porém não é difícil de conseguir.

Como plantar abacaxi

Está empolgado(a)? Então segue no post para saber TUDO e mais um pouco sobre esta cultura tão linda e deliciosa.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

O abacaxi: Como plantar

Também conhecido como ananás é uma infrutescência, ou seja, um conjunto de frutos unidos e não apenas um fruto. Muito apreciado pelo seu sabor agridoce, podendo ser mais doce quanto mais maduro.

emovendo as primeiras folhas da coroa para o cultivo da muda de abacaxi
Removendo as primeiras folhas da coroa para o cultivo da muda de abacaxi

Algumas espécies são mais azedas, também podendo ser mais suculentas ou não. O interessante é que o abacaxi é uma bromélia, por isso pode ser facilmente reproduzido a partir de um conjunto de folhas, especificamente pela sua coroa. Neste post vamos mostrar cada passo para que você consiga reproduzir suas primeira mudas.

Com a polpa suculenta e refrescante do abacaxi podem ser preparados sucos, doces, geleias e bolos, por exemplo. O sumo do abacaxi também pode ser fermentado par obtenção de cervejas, vinhos e até cachaça devido seu alto teor de açúcares.

E a riqueza desta fruta não para por ai, pois ela é rica em vitaminas A, B1, e C. Além de sais minerais e fibras que são essenciais para nossa saúde.

Além disso, você aproveita absolutamente tudo do abacaxi. Afinal, a polpa é comestível. Com a casca dá para fazer um chá delicioso e digestivo e com a coroa você vai fazer as mudas que ensinaremos a seguir.

Como fazer mudas de abacaxi

O primeiro passo passo é obter as mudas e isso não é difícil de fazer. Pois você vai apreciar apenas de uma coroa abacaxi para iniciar.

Enraizamento da muda de abacaxi em água
Enraizamento da muda de abacaxi em água
  1. Escolha um abacaxi maduro, de preferência orgânico para iniciar sua muda.
  2. Primeiramente corte a coroa rente à casca na parte superior.
  3. Em seguida limpe a base da coroa, tirando as folhas iniciais para deixar o talo exposto. Pois é nesta área onde vão surgir a s primeiras raízes.
  4. Agora basta deixar secar por uma semana, porém já testamos colocando na água logo após a retirada da coroa. Deixar secar a coroa pode ajudar a evitar fungos e outras doenças que matem sua muda.
  5. Por fim deixe na água e observe até surgirem as primeiras raízes. Para isso use um copo com água suficiente para cobrir o talo exposto da coroa, como na foto a seguir.

Agora é só esperar as primeiras raízes. É impressionante como é rápido! Depois que as estiver repleto de brotos você pode plantar no solo.

Em menos de uma semana após retirar as coroas do abacaxi.
Em menos de uma semana após retirar as coroas do abacaxi. Imagem: apieceofrainbow.com

Enquanto as raízes crescem, prepare um vaso ou canteiro com 15 cm de profundidade no mínimo. Pois o abacaxi não precisa de grandes volumes de terra.

Caso você vá plantar vários, tome cuidado para deixar cada planta afastada cerca de 1,8 metros, e ele também pode crescer até 1,8 metros de altura.

planta e fruto se desenvolvendo
Planta e fruto se desenvolvendo

O resultado do plantio é uma linda e exuberante planta que cresce lentamente, mas que em cerca de 6 a 7 meses apresentará o primeiro fruto. O abacaxi dá o ano todo, porém tem pouca tolerância a temperaturas baixas e precisa de solo ácido.

Como cuidar do seu pé de abacaxi

Além de tudo pode se transformar em um lindo vaso decorativo
Além de tudo pode se transformar em um lindo vaso decorativo. Foto: bestproducts.com

Por ser uma planta que se adapata muito bem a climas secos não precisa ser agoado todos os dias

Solo deve ser bem drenado com pH entre 4,5 e 5,5, ou seja Ácido. Use um terço de areia para 2 terços de matéria orgânica na composição do seu solo.

O clima ideal é de 22 a 32ºC e com boa insolação.

Vídeo de como plantar abacaxi

Se você ficou com alguma dúvida, então veja o vídeo abaixo com dicas maravilhosas que certamente vão te ajudar a entender melhor o processo para cultivar mudas de abacaxi em casa.

Como plantar abacaxi em vasos

Como dissemos anteriormente, o abacaxi é uma bromélia. Por este motivo não precisa de grandes volumes de terra. Então você certamente vai conseguir plantar em um vaso com 15 centímetros de profundidade sem problemas.

Como plantar abacaxi
Abacaxi plantado em vaso. dicasonline.com

O solo pode ser até arenoso e com pouca matéria orgânica, mas o ideal é usar um solo com 1 terço de areia e 2 terços de húmus ou outro tipo de terra preta.

Como plantar abacaxi
amandocozinhar.com

Por fim, garanta a insolação adequada. Pois certamente muita gente vai tentar plantar em m vaso dentro do apartamento. Cuide para que o abacaxi receba luz do sol diretamente por 4 horas no mínimo.

Quanto tempo demora?

A muda demora poucos dias para estar pronta, porém o fruto do abacaxi pode demorar até 18 meses para ficar no ponto. Então se você tem pressa, esqueça, pois a natureza vai exigir este tempo para gerar os frutos.

Início de uma flor
Início de um lindo abacaxi.

A dica é espalhar pela casa caso você tenha espaço para isso. Faça isso semana após semana, então quando você menos esperar terá um monte de frutos para colher.

Conclusão: Como plantar abacaxi

Gostou desta dica!? Então compartilhe com amigos e amigas e qualquer dúvida é só postar nos comentários. Veja abaixo mais ideias para você plantar em casa e se divertir bastante reaproveitando frutas e outras plantas que você compra no mercado.

lindo fruto

Uma das coisas mais legais nas plantas é justamente a possibilidade que temos de reproduzir ela usando o solo, água e o sol. Além de um pedacinho da planta, claro.

Veja também

Mais dicas para você que ama jardinagem como nós.

veja como plantar abacate

Olha que bacana esta dica especial para plantar abacate em vasos. Dá até para fazer um bonsai e impressionar os amigos e amigas com um abacateiro mini em sua casa. Aproveite para ler duas receitas especiais que usam abacate.

Como plantar abacate em casa e no vaso

como plantar batata doce

A batata doce também é uma planta supreendentemente fácil de reproduzir. Além disso é possível colher batatinhas em muito menos tempo que as demais dicas deste post. Não deixe de visitar este artigo para aprender a plantar batata doce em vasos.

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique aqui e participe ←

Veja como plantar batata doce no vaso

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*