Como plantar batata doce

Curso Online de Brigadeiro Gourmet

Este tubérculo ganhou notoriedade nos últimos anos depois que pesquisas apontaram que suas qualidades são muito benéficas à saúde além de ser um vegetal delicioso. Curtiu a ideia? Então veja como plantar batata doce em casa!

Como plantar batata doce

Diferentemente da bata inglesa, a batata doce

apresenta mais fibras e um amido de absorção mais lenta. Por isso é ideal para quem deseja perder peso e até desenvolver massa muscular.

variedades de batata doce
Variedades de batata doce. Foto mfrural.com.br

Portanto é um produto muito consumido entre praticantes de esportes diversos, especialmente os de fisiculturismo e musculação. Além disso a batata doce possui muita vitamina C e vitamina A, além de outros nutrientes importantes para nossa saúde.

Como plantar batata doce
Imagem: istock

A batata doce também é conhecida como batata-da-terra, batata-da-ilha e jetica, sendo originária dos Andes, se espalhou por todo o continente.

Além da própria batata, as folhas também podem ser consumidas após breve cozimento. Portanto não é apenas uma hortaliça tubérculo pois também pode ser cultivada como hortaliça de folhas.

Como plantar batata doce

Quando comer batata doce?

A batata doce vai bem em todas as refeições e com ela é possível fazer diversos tipos de pratos. Pois com ela é possível fazer massas ou purês para pães, bolos ou até servir em refeições. Também é possível fazer chips e batata frita ou até servir simplesmente cozida, por exemplo.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
receita de batata doce recheada
Receita de batata doce recheada no final do post – foto: www.thekitchn.com

É realmente um tubérculo maravilhoso e quer saber o melhor? Também é super fácil de cultivar. No final do post também enumeramos os principais benefícios nutricionais da batata doce para te encorajar a plantar e consumir este tesouro da natureza.

Como plantar

Se engana que acha é super difícil e demorado, pois basta um bom solo, uma regularidade de sol e paciência para colher as primeira batatas doces. Além desta facilidade, são necessários 3 a 4 meses para se observar os primeiros tubérculos maduros, portanto esta é uma das plantas que é possível realizar colheitas com menos tempo. Aqui vamos ensinar passo a passo para plantar batatas.

Obtendo as mudas

O primeiro passo é a obtenção das mudas ou ramas e é muito fácil a partir de uma batata doce. Você também pode obter a partir de uma muda já existente, o que é mais rápido e fácil.

Como plantar batata doce
www.global-satisfaction.pt

Parta se obter as ramas basta enterrar a batata no solo em um local com umidade e terra fofa. Em menos de uma semana é possível ver os primeiros brotos se espalhando. Espere os ramos se espalharem pelo conteiro, quanto mais batas você quiser, mais ramos você vai precisar.

Batata doce germinando em água
Batata doce germinando em água: marysveggiegarden.wordpress.com

O importante é saber que neste processo não vão aparecer muitas batatas.

Quando você tiver ramas suficientes, basta cortar talos de 4 a 5 folhas, se possível com raízes e plantar em um solo fofo. Pois as batatas se desenvolvem melhor quando tem menos obstáculos no solo.

A batata doce não é exigente quanto à adubação, mas o ideal é fazer o plantio em monturos de solo fofo.

A água pode ser uma vez ao dia caso não esteja chovendo e não exige uma prenidade.

O solo precisa ser ácido para evitar doenças que atacam a superfície das batatas doces.

Vídeo de como plantar batata doce

Veja um vídeo passo a passo para você aprofundar seus conhecimentos.

Colheita da batata

A colheita pode ser feita entre 30 a 150 dias fica mais fácil quando a terra está seca. Pois as batatas saem com mais facilidade e mais limpas. Antes de começar a colher você pode verificar se uma das batatas já estão no tamanho desejado.

Como plantar batata doce em vasos

Ser á quedá? Se você tem esta dúvida, então fica conosco para ver que dá sim e muito bem.

Como plantar batata doce em balde
Como plantar batata doce em balde: Agricultando
Batata doce plantada em vaso
Batata doce plantada em vaso: Pinterest
colheita da batata doce em vaso
Colheita de batata doce em vaso Imagem: fivegallonideas.com

Batata doce roxa, laranja e branca

Existem muitas variedades de batata doce, algumas são classificadas pela cor da casca outras pela cor da polpa. Em todas temos benefícios semelhantes, porém com algumas diferenças notáveis além da cor.

variedades de batata doce

Batata doce roxa

As batata doce roxas, ou da varie sade Luíza, são antigas, porém seu cultivo é recente. Por isso não é tão simples encontrar. Antes eu pensava que era alguma peculiaridade do seu cultivo. Porém é apenas sua raridade que deve ser suplantada em breve.

batata doce roxa como plantar

Você pode conseguir mudar desta planta em sites especializados e no mercado livre!

Uma das características mais notáveis é cor, que pode ornar bem pratos, sucos, sopas, pães, bolos e doces, por exemplo. Além disso suas propriedades antioxidantes são outro fator que chama mais atenção.

Batata doce Laranja

Quando vemos a cor laranja numa verdura já podemos afirmar sua riqueza em carotenoides ou simplesmente Vitamina A. A mesma que confere a cor da cenoura e da abóbora. Ela tem todos os benefícios da batata doce e uma cor exuberante.

batatas

Batata doce branca

Ela é a que possui menos índice glicêmico e mais fibras. Além disso, sua característica mais notável é a diferença da cor da casca e não da polpa. Pode ser facilmente encontrada para vender e é uma excelente opção assim como as demais.

Benefícios da batata doce

Todas as batatas doce apresentam um baixo índice glicêmico e relação a outras batatas, ou seja, elas possuem menor taxa e absorção do açúcar ao longo do tempo. Isso garante que você sinta menos fome e te ajuda a não ganhar peso facilmente. Porém não é para comer muito além do necessário, ok!? Pois não adianta exagerar.

As batatas doces são fontes seguras de vitamina C, E e K, composto fenólicos e flavonoides. Portanto podemos dizer que de uma vez elas são anti-envelhecimento, ajudam na imunidade e previnem câncer. Bom demais, não é? Pera que tem mais.

As batatas são ricas em vitamina A, que são muito importantes para a visão.

Fonte de Magnésio e Ferro, ambos elementos micronutrientes que consumam falta no organismo de muitos brasileiros. O magnésio ajuda no combate ao stress, melhorar a saúde óssea e protege o coração. Já o ferro é essencial para nossas hemácias e energia.

Por fim elas são ricas em fibras que ajudam na digestão, especialmente se forem ingeridas com casca. A fibras tem a função especial de ajudar os microrganismos benéficos do intestino e garantem sua saúde e bem estar.

Batata doce recheada

Aqui vai uma receitinha especial de batata doce recheada para você aproveitar sua colheita ou fazer comprando elas no mercado mesmo.

batata doce recheada
Batata doce recheada: www.thekitchn.com

Primeiramente consiga batatas entre 250 e 350 gramas e cozinhe em panela de pressão por 18 minutos. Importante é que você deve colocar as batatas acima da água. Para isso, basta usar uma grade ou peneira metálica.

Esta técnica garante que elas ficarão com a textura desejada, sem perder as a força da casca.

Em seguida, peque as batatas, faça um corte superior e coloque queijo muçarela ralado e manteiga. A polpa da batata pode ser misturada com o recheio facilmente sem quebrar a casaca, pois o método de cozimento garante que ela fique intacta.

O resultado é simplesmente delicioso e certamente você vai amar.

Se curtiu esta postagem então você pode adorar estas outras logo abaixo. Não esquece de comentar se tiver alguma dúvida e compartilhar com amigos e amigas.

batatas doce

Veja também

como plantar alecrim

Como plantar alecrim em casa

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique aqui e participe ←

como plantar abacate

Veja como plantar abacate em casa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*