Como fazer sérum facial em casa

como fazer sérum facial
Vídeo sobre Flores Raras e Exóticas

Quem cuida da pele sabe o que. Um produto especial que ajuda a hidratar e rejuvenescer a pele do rosto. Em alguns casos chega a custar mais de R$ 100 um frasquinho. Neste post vamos ensinar o passo a passo de como fazer sérum facial e como você pode usar.

como fazer sérum facial

Veja aqui nossa seção de cosméticos naturais

Um dos paços mais importantes no cuidado da pele é manter a hidratação (água) e a emoliência (gordura na pele). Geralmente os hidratantes são a mistura destes dois itens em uma emulsão para que possa ser passado na pele.

Outro detalhe é que o sérum precisa ser feito com óleos vegetais (tanto essenciais como carreadores). Pois estes óleos são absorvidos naturalmente pela pele e não são nocivos como os produtos sintéticos.

Além disso, os óleos vegetais são ricos em compostos bioativos como a vitamina E e anti-oxidantes que ajudam a rejuvenescer sua pele. Não é fantástico?

Mas minha pele já é oleosa, vou usar mais óleo nela? A resposta é sim, pois existem óleos que ajudam a equilibrar a oleosidade da pela. Algumas misturas diminuem a emoliência prevenindo acnes e até reduzindo aquele brilho tão indesejado em fotos, por exemplo. Vamos ver como fazer?

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Como fazer sérum facial em casa

Para fazer seu sérum fácil natural você vai precisar de apenas 2 ingredientes e dois materiais simples. Embora simples, você vai precisar de algumas dicas para fazer de acordo com sua necessidade. Você vai precisar de um óleo vegetal e um óleo essencial. Atenção: Não use essência, use óleo essencial!

Base do sérum facial

  • 30ml de óleo vegetal (veja a lista a seguir)
  • 20 gotas de óleo essencial ou blend (veja a lista a seguir)
  • frasco conta gotas na cor âmbar

Passo a passo

Para fazer seu sérum facial basta misturar estes dois itens. Se você não tem como medir apenas 30 ml de óleo vegetal, basta usar duas colheres de sopa com referência. Em seguida adicione 20 gotas de óleos essenciais da sua preferência. Use também os conhecimentos de aromaterapia para aprimorar suas receitas, por exemplo.

como fazer sérum facial

Coloque em um frasco bem pequeno e guarde em local livre de luz e calor.

Prefira usar frascos na cor âmbar de vidro. Use por até 6 meses!

A seguir vamos listar os principais óleos vegetais e essenciais. Assim como vamos mostrar suas principais características e usos. Ao conhecer a propriedade de cada uma destas substâncias você fica apto ou apta a criar MILHARES de tipos de sérum fácil para usar, presentear ou comercializar.

Como usar sérum facial

Use 4 a 6 gotas de sérum no rosto antes de dormir. Pingue nas mãos e espalhe bem com as mãos. Use todos os dias ou em dias alternados até observar os primeiros resultados de uma pele mais jovem e bela. Sem dúvida você vai amar.

como fazer sérum facial

Escolhendo os óleos: Como fazer sérum facial

Entre os óleos vegetais indicados para a pele seca e com acne estão:

  • Jojoba (OH)
  • Oliva (OH)
  • Abacate (OH)
  • Chia (OH)
  • Linhaça
  • Babosa

Estes óleos são hidratantes (OH) por serem ricos em ácido oléico e conseguem penetrar mais rapidamente a pele, deixandoa pele menos úmida.

Agora se você possui uma pele seca, estes são os óleos ideais

  • Coco (OS)
  • Rosa Mosqueta (OS)
  • Gergelim (OS)
  • Semente de Uva (OS)
  • Romã (OS)
  • Girassol (OS)
  • Amêndoas (OS)
  • Gérmen de Trigo (OS)
  • Castanha do Pará (OS)
  • Cártamo (OS)

Os óleos de superfície são ricos em ácido linoléico e promovem maior reparação da pele. Possum baixa permeabilidade na pele, por isso podem agravar as peles oleosas.

Escolha dos óleos essenciais

Óleo essencial de amaluca (ou tea-tree): Bactericida, antifúngico e é cicatrizante. Ou seja, ideal para pessoas com acne.

Óleo essencial de lavanda: calmante e cicatrizante. Ajuda no combate à ansiedade.

Óleo essencial de hortelã-pimena: Refrescante e cicatrizante, ajuda a aliviar o calor e também melhora a congestão das vias aéreas superiores.

Entre outros óleos que você pesquisar para criar seus blends. Mas lembre de que alguns óleos essenciais não são apropriados para o rosto!

Gostou da dica? Então não esqueça de compartilhar com amigos e amigas este post. Se tiver alguma dúvida basta comentar logo abaixo.

Veja também

Veja a seguir duas dicas super bacanas que trouxemos de cosméticos naturais e artesanais. Com a mesma simplicidade que mostramos neste tutorial de como fazer sérum fácil, veja como fazer um shampoo sólido super bacana e um desodorante natural e saudável.

todas as receitas feitas com muito carinho e respeito À natureza. Faça você também e entre neste movimento ecológico dos cosméticos artesanais. Certamente você vai amar.

Veja como fazer shampoo sólido, passo a passo

Veja como fazer um desodorante caseiro natural

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*