Como fazer pomada analgésica – tiger balm

Como fazer pomada analgésica
Mensagens para o Dia dos Pais

Veja neste post como fazer uma pomada analgésica poderosíssima que tanto pode aliviar dores locais como pode ajudar a melhorar a respiração.

Como fazer pomada analgésica

Importante: Antes de usar, aplique em uma pequena porção da pele de quem vai receber e espere 10 minutos para avaliar possíveis reações alérgicas. Embora os ingredientes sejam 100% naturais, é importante avaliar a sensibilidade de cada pessoa.

Como fazer pomada analgésica

As pomadas ou balms são excelentes para alivir dores localizadas e tensões musculares. Elas audam nosso corpo lidar melhor com contusões, luxações e outros tipos de lesões.

⟶ Veja aqui mais cosméticos artesanais e naturais

Assim como facilitam o relaxamento, especialmente quando acompanhados de uma boa massagem no local. Como por exemplo, Fisiofor, Gelol e as famosas Tiger Balm chinesas.

Como fazer pomada analgésica
Exemplo da tiger balm vermelha e branca

Estas pomadas são na verdade a mistura de ceras, com óleos essenciais e extratos de ervas concentrados. Algumas são bem caras como a Tiger Balm por ser feita com ingredientes naturais e serem importadas. enquanto as pomadas como o Gelo, usam elementos sintéticos, como os cristais de mentol, por exemplo.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Estas pomadas também podem melhorar a respiração, como é o caso da Vicvaporub e outras pomadas que promovem abertura das vias aéreas, aliviando congestão nasal. Isso se deve à presença de óleos essenciais canforados, mentol e outros compostos aromáticos que estimulam nossos tecidos (especialmente mucosas).

Para que serve esta pomada?

Esta pomada analgésica vai servir como alívio para dores comuns que podem ocorrer por má postura, pancadas ou lesões musculares. É ótima para auxiliar no sono e servir como anti-inflamatório natural para o corpo. Devendo apenas não ser usado no rosto, pois pode irritar pessoas sensíveis.

Como fazer pomada analgésica
Dores no trapézio e dores no pescoço

Para dores no joelho, nuca, tornozelo e pés. Assim como serve muito para lesões por esforço repetitivo (LER) como as tendinites no pulso, por exemplo.

Como fazer pomada analgésica

Pode ser guardada a temperatura ambiente e deve ser retirada com uma espátula para evitar contaminações.

Como fazer pomada analgésica

É uma santa receita, por isso se você não puder fazer agora, guarde para experimentar depois.

Como fazer pomada analgésica natural

Esta pomada é absolutamente natural, no portanto é necessário fazer com todo cuidado para evitar estragar. Lave bem as mãos e os utensílios.

Como fazer pomada analgésica

Coloque duas opções de manteiga pois algumas são mais fácies de achar que outras dependendo da região do país. Você também pode usar cera de abelha, se preferir.

Ingredientes

  • 10 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 5 gotas de óleo essencial de cravo
  • Cinco gotas de óleo essencial de canela
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 60 ml de óleo de coco
  • 15 g de manteiga de cacau ou manteiga de karité

Dentro os itens, os mais caros são os óleos essenciais. Por isso você deve ter muito cuidado ao fazer uso. No fim você terá cerca de 25 gramas de pomada. apesar de ser pouco, ela é muito forte e deve ser usada em pequenas áreas do corpo.

Passo a passo: Como fazer pomada analgésica

Separe todos os ingredientes. Se você não tiver balança, pode experimentar usar uma colher e de sopa e meia cheia de manteiga de karité ou manteiga de cacau.

Derreta a manteiga em fogo baixo juntamente com o azeite em um recipiente de vidro, cerâmica ou metal.

Em seguida, use uma colher para misturar o óleo e a manteiga. Retire do fogo e adicione os óleo essenciais.

Adicione em um pote hermético e só tampe quando a manteiga esfriar.

Conserve em temperatura ambiente e use sempre retirando com uma colher ou espátula limpas para manter a pomada limpa.

Gostou desta dica? Então não esqueça de compartilhar com todo mundo que você conhece! Certamente esta ideia pode ajudar muita gente!

Veja mais

Se você gosta de cosméticos naturais, veja abaixo todas as dicas super legais que temos por aqui. Certamente você vai adorar estas alternativas super inteligentes.

Este desodorante é ideal para quem já cansou de usar desodorantes artificiais e industrializados que irritam a pele. Sim, este aqui não irrita a pele e ajuda a combater o mau odor nas axilas.

Como fazer desodorante natural caseiro

Aprenda a fazer um exaguante bucal caseiro para nunca mais usar produtos químicos agressivos em sua boca. Isso mesmo, aqueles produtos de gargarejo muitas vezes atrapalham mais que ajudam, especialmente a nossa flora bacteriana da boca.

Veja a seguir como preparar e aproveite. Esta receita é simples e econômica assim como a que mostramos no tutorial de como fazer desodorante natural.

⟶ Como fazer enxaguante bucal caseiro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*