Como cuidar e cultivar suculentas

Como cuidar muito bem de suas suculentas

COMPARTILHE :)

Neste post vamos te mostrar algumas dicas e segredos de como cuidar e cultivar suculentas. Aprenda com as dicas e faça em casa com as suas.

Como cuidar muito bem de suas suculentas
Suculenta Planta-jade

Cuidar da sua suculenta da forma correta pode ser ideal para que ela possa crescer saudável e ficar também com as cores bem vibrantes.

Veja as dicas que selecionamos e faça também para garantir resultados ótimos em suas queridas plantinhas suculentas. Se quiser se tornar um expert no assunto, não esqueça de olhar este curso especial sobre o cultivo e a comercialização de suculentas. Clique aqui para ver o curso.

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Celular

Como cuidar e cultivar suculentas

Veja que para que sua suculenta fique bem saudável, você vai ter que ficar bem atenta a estes fatores e dicas que vamos te mostrar a seguir.

Iluminação

A iluminação solar, mesmo que de forma indireta, é primordial para que a planta possa fazer a fotossíntese para então se desenvolver e crescer saudável.

É por isso que a localização que você vai colocar o vaso é muito importante. Se for cultivar dentro de casa, é imprescindível que você coloque a planta em um local aonde entre sol, seja por uma janela ou outra abertura da casa.

Coloque na cabeça uma coisa: nada substitui a luz solar. Ou seja, não adianta colocá-la em um cômodo com a luz acesa. Pois esta não será suficiente para a planta se desenvolver.

Como cuidar e cultivar suculentas

Agora atenção e muito cuidado. Pois cada espécie de suculenta tem uma característica em relação ao sol. Algumas gostam do sol direto, mas outras espécies só podem receber sol indiretamente.

Ou seja, algumas precisam ficar em um lugar sombreado, levando sol apenas indiretamente. Outra já preferem e precisam da iluminação do sol direta em suas folhas.

Substrato

O substrato de suculenta precisa ser sempre muito airado e com uma ótima drenagem. Isso quer dizer que você precisa colocar pedriscos, vermiculita, areia de construção ou qualquer outro substrato com essa função na sua mistura de terra para a planta.

Em outras palavras, adicione sempre uma porção generosa de vermiculita ou areia de construção na terra ou substrato que vai plantar a suculenta. Isso vai fazer com que a terra possa drenar melhor a água, além de facilitar o crescimento das raízes.

CURSO DE SUCULENTAS OLINE

Regas

As regas devem ser moderadas. Porém, sempre que o substrato estiver seco, é hora de regar novamente sua suculenta. No entanto, se você mora numa região muito quente e está na estação do verão, tente regar no máximo uma vez por dia. Não exagere, nem passe disto.

Como cuidar muito bem de suas suculentas
Suculentas Echeverias

Regue principalmente o solo. Mas você pode regar também suas folhas. Mas tente não deixar água acumulada em suas folhas, pois pode apodrecê-las.

Vasos

Os melhores vasos para plantar suculentas são os de barro e de cimento. isto porque estes vasos proporcionam uma melhor drenagem da água na terra. Pois tem micro furos que permitem a saída da água.

Ou seja, a água vai escorrer não só pelos furos no fundo do vaso, mas em todo o vaso, mesmo que lentamento.

Porém, se você esquece muito de regar suas plantas, pode ser melhor um vaso de plástico ou vasos reciclados de latas, pois estes retém mais água e permitem regas com intervalos mais longos.

Como cuidar muito bem de suas suculentas
Suculenta Echeveria

Adubação

A adubação pode ser orgânica ou química/sintética. Se preferir adubar com dejetos orgânicos, você pode procurar por torta de mamona, farinha de ossos, bokashi, húmus de minhoca, entre outros.

Nesse caso de adubar com adubos orgânicos, a adubação tem que ser mais constante. Fazer uma adubação semanalmente é uma boa ideia. Tenha cuidado para não adubar demais, porque também não é bom para a planta.

Mas se preferir adubar com adubos sintéticos, adube apenas de 4 em 4 meses. E siga a instruções do fabricante para saber a quantidade de adubo referente ao vaso em que a suculenta está.

Como cuidar e cultivar suculentas

Você também pode fazer um adubo foliar com este tutorial que mostramos neste artigo especial. Certamente você pode adorar esta dica também.

Reprodução

Para reproduzir e fazer novas mudas de suculentas não é difícil. Pois geralmente basta colocar suas folhas na terra/substrato e esperar ao longo dos dias.

É legal colocar em vasinhos que não bata sol diretamente. Com o tempo você vai notar que novas mudas começarão a nascer das próprias folhas que você deixou no solo. Simples e fácil de fazer.

Espero que tenha gostado das dicas de como cuidar e cultivar suculentas. Afinal, quanto melhor você cuidar delas, mais você vai garantir resultados ótimos em sua aparência. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: unsplash.com

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

  • ✓ São mais de 3000 artesanatos grátis
  • ✓ Emails semanais, sem SPAM
  • ✓ Saia da lista quando quiser
  • ✓ Verifique seu e-mail

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Whats

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*