Receita de pamonha doce deliciosa para festa junina

receita de pamonha para festa junina como fazer (4)

Se você curte receitas juninas (São João, Santo Antônio e São Pedro), então aqui está um artigo essencial para quem quer aprender a fazer deliciosas pamonhas doces passo passo. Vem ver uma receita de pamonha passo a passo para chamar de sua!

receita de pamonha

Tem diversos nomes pelo Brasil e é uma herança da culinária indígena para todo o mundo. Se você quer saber uma receita fácil e rápida de pamonha doce para sua festa junina ou para qualquer outra época do ano.

→ Receita de pamonha de forno ←
receita de pamonha para festa junina como fazer (4)

Além disso, a pamonha é um prato super nutritivo da nossa cultura, servido bem em lanches, café da manhã, jantar ou como sobremesa. Sem dúvida você vai adorar misturar esta iguaria com queijos salgados.

Para quem deseja faturar uma grana extra, a pamonha é uma receita obrigatória nesta época. Não só a pamonha tradicional como pratos e bolos que tenham o mesmo sabor.

Receita de pamonha: Ingredientes

Como dissemos anteriormente, é uma receita muito simples e com ingredientes muito fáceis de encontrar. Certamente você verá como é fácil de preparar e impressionar seus convidados.

  • 1 xícara de coco ralado fininho;
  • Palhas para a embalagem (bananeira ou da própria espiga de milho
  • 1 pitadinha de sal;
  • 1 copo de leite de coco caseiro;
  • 12 espigas de milho verde (tem que estar bem novinho);
  • 2 xícaras de açúcar crital.

Modo de preparo da receita de pamonha

O preparo pode ser demorado quando usamos ingredientes naturais, podendo demorar de 2 a 3 horas, se ligue no passo a passo da nossa receita de pamonha logo a seguir.

Primeiramente rale as espigas sem ralar o sabugo, este erro é comum e deixa o preparo com gosto de sabão. Em seguida bata o milho cru com o leite de coco.

→ Veja diversas dicas para festa juninha ←

O passo seguinte é misturar o coco ralado para deixar a mistura mais firme. A seguir prepare as trouxinhas de palha e preencha com a massa da pamonha. Por fim, basta amarrar firmemente sem deixar esborrar a massa. Sem dúvida esta é a parte mais delicada, mas com jeitinho você consegue pegar a manha. A seguir temos um vídeo com uma receita e demonstração.

Dica

A pamonha também pode ser salgada, basta diminuir a quantidade de açúcar para 1/3 desta receita e adicionar sal a gosto. Caso tenha alguém que queira uma receita livre de açúcar, basta retirar totalmente.

Com os pacotinhos formados, basta colocar em água fervente por até 40 minutos. É muito importante que a água esteja fervente. Então é só esperar esfriar e servir.

receita de pamonha

Não existe segredos para se fazer os pacotinhos de pamonha, neste vídeo abaixo temos como fazer passo a passo além da receita de pamonha vegana.

Vale lembrar que a forma de se dobrar a pamonha muda de lugar para lugar, sendo em alguns estados empacotada em folha de bananeira como na imagem abaixo.

receita de pamonha na bananeira
Pamonha em folha de bananeira, típica do norte do país

Sem dúvida estas pamonhas enroladas em folha de bananeira ficam muito lindas, especialmente quando feitas usando milho branco, pois dá uum contraste diferenciado na cor da receita. Assim como na foto acima.

receita de pamonha

Curtiram? Fiquem ligados para mais receitas juninas tradicionais. Aproveite e experimente. Se tiver alguma dúvida, basta comentar logo abaixo! :)

Veja também

receita de pamonha de forno

Achou complicado o processo de dobrar os pacotinhos de pamonha? Então olha aqui estas pamonhas de forno super práticas. É isso mesmo, temos a solução para tudo, inclusive para sua falta de tempo. Com estas receitas é possível criar pamonhas para toda a família de modo fácil e barato. Veja só!

Veja como elaborar deliciosas pamonha de forno na sua casa

receita de pamonha recheada

Quer incrementar ainda mais suas pamonhas? Então veja nesta postagem como fazer deliciosas pamonhas recheadas passo a passo. São 10 receitas, entre elas: pamonha recheada cm queijo, goiabada, salsicha, bacon, entre outras.

10 receitas de pamonha recheada para festa junina passo a passo

Trouxemos nesta postagem sensacional 4 receitas de como fazer pães de milho inesquecíveis com milho de lata, milho cozido, fubá e a última com fermento natural. Certamente estes pães vão fazer a festa da sua família no São João e durante todo ano.

Como fazer pão de milho para o São João

Veja como fazer docinhos especiais para decorar sua mesa de São João. São dicas imperdíveis de como criar lindas decorações com guloseimas cheias de criatividade. Acesse e experimente. Certamente todos vão amar.

→ Doces e salgados para o São João ←

Por fim, acesse todas as dicas para festas juninas sempre que precisar, nesta link abaixo reunimos dicas de decoração, receitas e muito mais para você aproveitar e criar uma festa junina especial para sua família e amigos.

Festa junina, dicas, receitas e decorações

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

  • ✓ São mais de 3000 artesanatos grátis
  • ✓ Emails semanais, sem SPAM
  • ✓ Saia da lista quando quiser
  • ✓ Verifique seu e-mail

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Celular

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*