Educação: o que é e como fazer um sumário

como fazer um sumário
Mensagens para o Dia dos Pais

Como fazer um sumário: Se você já produziu qualquer trabalho, seja na escola, na faculdade ou no trabalho, provavelmente já se deparou com um sumário. Se não fez ou não se lembra, a notícia que temos para dar é que com certeza uma hora a sua vez vai chegar! Esse é um dos passos de um grande trabalho e confere qualidade à produção que foi feita.

como fazer um sumário

Quem não está familiarizado pode ter dúvidas de como fazer sumário no Word, a principal ferramenta utilizada para os trabalhos em que fazer um é exigido ou ao menos é indicado para aumentar ainda mais o capricho do que você fez.

como fazer um sumário

Para tranquilizar, começamos dizendo que sumário não é nenhum bicho de sete cabeças e que montá-lo é bem tranquilo. A seguir, veja tudo o que precisa saber sobre isso e as dicas para produzir um nota 10!

O que é sumário?

Ele é uma espécie de resumo do trabalho, mas não no sentido convencional da palavra – no sentido de ser alguns parágrafos que sintetizam todo o conteúdo exposto a seguir ou que foi exposto anteriormente. 

trabalho academico

O sumário é uma lista de todo o conteúdo que está no trabalho. É o que alguns chamam de índice, também. Nesse caso, não faz diferença qualquer um dos nomes (às vezes pode fazer, portanto, atenção). No Word, por exemplo, existe até essa ferramenta que já deixa esta parte do trabalho em um formato correto ou próximo do adequado.

Em um sumário o autor do trabalho não se estende. A lista contém apenas os títulos e subtítulos de cada seção do projeto para orientar quem está lendo. Além de já expor o que está pela frente, permite que o leitor já vá direto à parte que quer ver, caso não queira consumir tudo o que foi feito.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Regras do sumário

  • É feito em lista;
  • Deve estar nas regras ABNT;
  • É a última parte antes da parte textual do trabalho;
  • Deve ter título;
  • Ele deve começar em uma página branca nova
escrevendo texto academico

Manual x Automático: qual escolher?

O Word é o editor de texto mais famoso e utilizado no mundo. Uma de suas ferramentas é o sumário pronto – e o programa oferece uma série de formatos diferentes. Portanto, não faz o menor sentido optar por um sumário manual.

Então, sempre que precisar fazer um sumário – e estiver utilizando o Word para produzir seu trabalho – use e abuse dessa ferramenta. O máximo que vai acontecer é precisar adequar uma coisa ou outra para enquadrar nas normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Um sumário manual dá muito mais trabalho, exige que você comece do zero algo que já está disponível praticamente pronto e dá muito mais margem para erro humano. Como estamos falando de um projeto que já toma muito tempo e esforço, qualquer ajuda vale e é bom aproveitar.

Quando fazer o sumário?

O sumário deve ser feito quando o trabalho textual está todo pronto. Como ele é a parte em que você mostra para o leitor onde cada seção está no projeto, só dá para terminá-lo quando tudo estiver escrito. Portanto, não faz sentido começá-lo antes de desenvolver o seu tema.

como fazer um sumário
Foto: Pixbay

Assim que estiver finalizado, faça o sumário, até porque nele vão as páginas em que cada seção está. 

Por fim, vale dizer que o sumário ou índice pode e deve ser utilizado em vários tipos diferentes de projetos (artigos científicos, monografias, livros, artigos, estudos). Sempre que produzir um trabalho textual longo, é importante utilizar o recurso do sumário para deixá-lo mais completo e mais fácil para o leitor.

Essa é uma forma de tornar seu trabalho completo e permite chamar mais a atenção de quem está interessado em ler parte ou tudo aquilo que foi feito.

Veja também

Como começar sua pesquisa acadêmica

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*