Como começar a sua pesquisa acadêmica

Como começar a sua pesquisa acadêmica
Mensagens para o Dia dos Pais

Como começar a sua pesquisa acadêmica: Um dos aspectos mais importantes do trabalho universitário é a pesquisa.

Como começar a sua pesquisa acadêmica
Foto: Pixbay

Em qualquer curso universitário, você precisará reunir informações, avaliá-las e apresentá-las em seu próprio trabalho. Uma boa justificativa de TCC, por exemplo, pode ser o suficiente para garantir o 10 em seu trabalho de conclusão de curso.

Para muitos alunos, a pesquisa é um processo intimidante e opressor. Mas outra maneira de encarar a perspectiva de conduzir pesquisas é que é sua vez de mergulhar em um assunto novo e interessante.

Há criatividade no processo de pesquisa, porque muitas vezes você pode escolher seu próprio tópico e fontes e usar sua capacidade de sintetizar e analisar informações para criar algo inteiramente novo, seja um artigo, relatório ou apresentação.

Você pode começar lendo artigos de qualidade produzido por outras pessoas. Certamente é um bom começo.

Como começar a sua pesquisa acadêmica
Foto: Pixbay

O advento da Internet simplificou a pesquisa de várias maneiras. Tornou tudo mais conveniente e abrangente, mas a busca por fontes adequadas fez com que se torna-se necessário refinar suas habilidades de pesquisa.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Escolha um tópico: Como começar a sua pesquisa acadêmica

Frequentemente, um professor atribuirá um tópico ou fornecerá uma lista de tópicos aprovados na qual você pode escolher o que mais lhe interessa.

No entanto, alguns professores, muitas vezes em cursos mais avançados, sugerem uma área de assunto geral e permitem que os alunos estreitem seu foco em seus próprios interesses dentro desse assunto geral.

É quando muitos alunos se preocupam em não escolher um tópico apropriado porque querem ter certeza de que concluíram a tarefa corretamente.

Como começar a sua pesquisa acadêmica
Foto: Pixbay

O mais importante a lembrar nessa situação é que o tópico escolhido deve estar claramente relacionado ao assunto geral da tarefa ou do curso.

Reúna recursos

A pesquisa em nível de faculdade envolve fontes acadêmicas sofisticadas. Bibliotecas, arquivos, bancos de dados e outros materiais online são todos considerados fontes de informação apropriadas e até necessárias para o trabalho em nível universitário.

Pesquise e catalogue os dados necessários para que sua pesquisa seja rica.

Avalie suas fontes

Depois de reunir várias fontes potenciais para examinar, reserve um tempo para determinar se são úteis ou não. Infelizmente, algumas fontes são muito menos úteis do que outras. Por isso é importante avaliar a pesquisa e os artigos que você descobriu antes de lançar seu projeto.

Enquanto isso você deve ir lapidando a estrutura do seu texto de acordo com os achados.

Use suas fontes

Depois de determinar que vale a pena pesquisar, e trabalhar com seus materiais de pesquisa, aborde os dados de maneiras diferentes.

Você deve relacionar sempre o conteúdo da sua dissertação às fontes encontradas para evitar o plágio.

Tomar nota de todos os seus materiais é essencial, pois o número de fontes que você consulta em sua pesquisa pode ser bastante numeroso.

Fazer anotações é uma ciência variada e inexata, porque existem muitos métodos diferentes. É importante encontrar o método que funciona melhor para você, para que sua pesquisa seja organizada e útil quando você estiver pronto para escrever.

Considerações Finais: Como começar a sua pesquisa acadêmica

O produto final de toda a sua pesquisa deve refletir os pontos principais de suas fontes e apoiar o argumento que você apresenta em seu artigo, relatório de laboratório ou apresentação oral.

Como começar a sua pesquisa acadêmica
Foto: Pixbay

O resultado final não deve ser um simples resumo de sua pesquisa.  Você deve buscar por uma avaliação analítica do tópico que é apoiado por sua pesquisa.

Além do processo descrito acima, é uma boa ideia interromper sua pesquisa periodicamente e verificar se você ainda está focado no assunto, ciente dos prazos e dentro do cronograma para concluir seu projeto ou tarefa.

Alcançar esse equilíbrio às vezes pode ser difícil se o seu tópico for novo e desafiador. Acima de tudo, lembre-se de que você é o pesquisador e está no controle do projeto.

Você pode levar seu trabalho em qualquer direção, contanto que apoie suas afirmações. Cite seus materiais de maneira adequada e atenda aos requisitos de sua tarefa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*