Como renovar rejunte velho

como renovar rejunte velho com limpeza
Desenhos para Colorir e Pintar

Antes de mais nada, vale lembrar que não é apenas uma questão estética. Renovar rejunte velho também pode te ajudar a ter uma casa mais saudável e limpa. Veja nesta postagem como renovar rejunte velho de 3 formas. De acordo com o tipo e necessidade.

como renovar rejunte velho

Nesta postagem vamos mostrar as vantages de cada forma, assim como vamos exemplificar o uso de materiais e técnicas que vão te ajuda a dar um up na sua casa. O melhor de tudo, gastando o mínimo possível. Vamos nessa?

rejunte é uma ligação entre peças de cerâmica ou porcelanato que são necessárias para que os espaços entre as cerâmicas sejam vedados. Também ajudam a ter certa permeabilidade e a fixar as peças no local.

como renovar rejuntes velhos

Variam de 2 milímetros a 1,5 centímetros em cerâmicas comuns de ambientes internos. Normalmente são feitas com argamassas apropriadas para este fim e coloridas com pigmentos.

Ao colorir a argamassa do rejunte é possível ter uma combinação estética com a cor da cerâmica e demais itens do ambiente.

No entanto o rejunte, por ser poroso, absorve cor de líquidos, poeira e até fumaça, perdendo suas cores originais. O rejunte também pode ser atacado por fungos ou algas, ficando com aspecto lodoso e envelhecido.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

O rejunte também pode sofrer ação mecânica ficando desgastado e com falhas, permitindo que a cerâmica se descole aos poucos e acumulando sujeiras. São pancadas ou fricção que vão esfarelando o rejunte aos poucos.

como renovar rejuntes velhos

A ação também pode ser química, quando água um pouco mais ácida começa a dissolver aos poucos o rejunte, deixando ele mais vulnerável a intempéries naturais.

como renovar rejuntes velhos

É algo que realmente conta para a aparência de um imóvel e conservar pode te ajudar a valorizar seu patrimônio além de ficar bonito em fotos e deixar o ambiente mais agradável.

Como renovar rejunte velho

O primeiro passo para renovar seu rejunte é identificar que tipo de dano existe em seu rejunte. Apenas a cor dele está alterada ou não uniforme? Esta alteração de cor é por conta da ação de fungos e algas? Ou existem fissuras e pontos quebrados com cerâmicas soltas?

Nem sempre será necessário remover o rejunte velho, o que causa bastante sujeira e precisa comprar mais material. Veja a seguir e saiba exatamente quando remover o rejunte.

Em todo caso o primeiro passo sempre vai ser fazer uma limpeza cuidadosa do rejunte, para que que qualquer medida futura seja mais efetiva. Ao limpar você acaba conseguindo avaliar melhor as condições do piso.

Vamos começar?

Opção 1: Limpando o rejunte velho

Para remover encardido use água, detergente e água sanitária. Misure bem e passe com ajuda d euma esponja de cima para baixo na parede ou no piso. Evite usar soluções ácidas como água com vinagre. Embora seja ótima para matar fungos, elas acabam por desgastar ainda mais o rejunte.

como renovar rejunte velho com limpeza

A água sanitária é ideal para alvejar e retirar manchas, assim como dar um fim nos fungos e algas. Serve tanto para renovar rejunte da cozinha como para renovar o rejunte do banheiro.

Um dica bem legal é usar uma escova de dentes velha com o cabo curvado.

Após passar em todo o rejunte deixe a solução agir por 10 minutos. Então enxague com água e repita o processo caso ainda esteja sujo.

como renovar rejuntes velhos

Outra opção são as escovas de rejunte com suporte para encaixar uma mangueira de pressão.

Se após 3 passadas não resolver, a solução terá que ser outra! Segue na postage para saber mais.

Opção 2: Pintando para renovar rejunte

Caso rejunte tenha manchas muito difíceis de retirar mas ainda esteja íntegro. Ou seja, sem rachaduras, trincas e buracos. É possível passar uma “maquiagem” para deixar ele mais apresentável.

como renovar rejunte velho com pintura

Importante: A pintura é mais indicada para os rejuntes cimentíceos, de cerâmica comum. Pois estes absorvem bem a tinta. Enquanto os rejuntes acrílicos não.

Após a limpeza mostrada no item anterior, identifique a cor original do seu e compre uma tinta para rejuntes. Ela é bem barata e cobre até 20 metros quadrados.

Em seguida é só seguir as recomendações do fabricante a aplicar. Existem várias cores disponíveis e certamente existe uma para a cor do seu rejunte.

Após a aplicação você deve esperar 24 horas para usar o local novamente, especialmente se for no piso.

Rende muito, é de fácil aplicação, send ideal para qualquer área revestida com cerâmica.

Opção 3: Removendo rejunte velho

Caso o rejunte esteja realmente desgastado, poroso e cheio de irregularidades. O ideal é remover o rejunte e fazer uma nova aplicação de argamassa.

como renovar rejunte velho com serra circular

Indicamos que esta etapa seja feita por um profissional para evitar danos na cerâmica ou acidentes.

Sem dúvida esta é a solução mais duradoura, porém a mais cara, barulhenta e que gera sujeira em casa. É possível realizar apenas em um cômodo, especialmente aqueles com o rejunte mais desgastado.

como renovar rejunte velho com removedor de rejunte

Para começar você vai precisar de um removedor de rejuntes com ponta de tungstênio. É barato e super de usar. Servido para raspar o rejunte de forma manual.

No entanto você deve tomar cuidado para não se machucar, pois ele é bastante áspero.

Profissionais também costuma usar uma maquita ou cerra circular com disco apropriado para cortar cerâmicas. Neste caso a perícia precisa ser grande. Pois qualquer erro vai trincar a cerâmica ou até mesmo cortar ela.

Terminando a remoção, retire todo o pó do cômodo e prepare sua argamassa.

Em seguida é só passar nos rejuntes e esperar secar seguindo as instruções da embalagem.

Posso passar rejunte novo por cima do rejunte velho?

Não é o ideal, pois o rejunte novo, embora seja mais firme e denso, vai ficar sobre um rejunte velho que tem porosidades, fungos e algas. Então a chance do rejunte novo soltar e ficar tudo ainda mais feio que antes é bem grande.

como renovar rejuntes velhos

Porém é possível manter o rejunte inteiro, fazendo o restauro apenas de uma parte do cômodo. Finalizando coma pintura para tudo ficar bem uniforme.

Gostou desta dica de renovar rejunte velho? Então mante para seus amigos e familiares. Pois certamente eles vão te agradecer muito. Sabe de algo sobre isso ou tem alguma experiência no assunto? Escreva abaixo no formulário de comentários para ajudar mais e mais pessoas. Boas reformas.

Veja mais

Perainda que não é só isso, pois temos uma porção de dicas super divertidas e legais que já postamos aqui. São ideias fantásticas para quem deseja melhora a casa. Decorações simples e criativas e muita bricolagem. Basta clicar na imagem o nos links a seguir.

Veja como renovar cerâmicas velhas usando a tinta correta para evitar aquele quebra-quebra insuportável. Veja o passo a passo e ponha em prática.

⟶ Veja como renovar sua casa pintando azulejos

Nesta dica você vai aprender como pode deixar sua casa mais saudável e bonita com a remoção de fungos e bolores da parede de forma definitiva.

⟶ Veja como tirar mofo da parede passo a passo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*