Cultips

Como fazer um bom isolamento térmico?

Isolando Paredes

Economizar nas contas e alcançar uma ótima capacidade de vida são os dois objetivos da arquitetura moderna. Uma das maneiras de alcançar este objetivo é fazer um bom isolamento térmico de sua casa.

Isolar Janelas e Paredes

O Decreto Legislativo 192/2005 e as medidas subsequentes levaram à criação de regulamentações na Itália sobre a limitação do consumo e a redução do impacto ambiental produzido por nossas casas. Esta lei estabelece requisitos mínimos para a eficiência energética dos edifícios e a transmitância térmica dos elementos construtivos, tais como janelas, paredes, telhados e pisos.

Entre as várias intervenções indicadas como úteis para tornar um edifício eficiente, está o isolamento térmico, um verdadeiro avanço na cultura da construção.

Como fazer isso?

Como realizar um bom isolamento térmico?

Isolar as janelas

As janelas são as áreas mais fracas da casa, por isso é importante isolar bem os perfis e vedações, assim como instalar vidros duplos ou triplos. Isto evitará que entrem e saiam correntes de ar, que causam aquelas irritantes correntes de ar frias no inverno, e que o ar frio de seu ar condicionado se disperse no verão.

Isolar Janelas

O uso de vidro duplo não é apenas uma garantia de durabilidade e segurança, mas também permite que as temperaturas externas não penetrem no interior da casa, mantendo o microclima constante e agradável.

Isolar as paredes

Além das janelas e portas, as paredes de toda a casa também precisam de isolamento térmico para gerar um microclima perfeito e não gastar muito com gás e eletricidade.

Para fazer um bom isolamento térmico das paredes, algumas etapas básicas devem ser seguidas:

– Primeiro, é bom identificar as áreas das paredes que têm maior perda de calor e precisam de isolamento;

– É então necessário escolher o material com o qual realizar a intervenção. Existem vários materiais adequados para isolamento térmico de paredes, tais como lã de rocha, lã de vidro, poliestireno, fibra de madeira, e outros. A qualidade, o preço e a facilidade de instalação devem ser avaliados. Acima de tudo, é bom lembrar de escolher um material sustentável, capaz de proporcionar ao lar um conforto ideal sem ter um impacto negativo sobre o meio ambiente;

Isolar Paredes

– Finalmente, pode-se realizar o trabalho, primeiro preparando as paredes, depois aplicando uma ou duas demãos de material, dependendo das exigências, e finalmente efetuando o acabamento.

A escolha dos materiais é provavelmente o passo mais importante neste processo: pode ter um impacto significativo no conforto e na qualidade de vida dentro de casa. Um bom isolamento térmico ajuda a manter a temperatura interna constante e confortável, reduzindo os custos de aquecimento e resfriamento, mas também ajuda a reduzir a perda de calor e aumentar a eficiência energética da casa, reduzindo as emissões de CO2 e ajudando a proteger o meio ambiente.

A escolha de materiais ecológicos como a cortiça, a perlita e a pedra-pomes permite um ótimo isolamento térmico, graças à alta porosidade desses materiais, que os torna capazes de incorporar ar e retê-lo nas cavidades e alvéolos de sua estrutura celular. Estes materiais também são fáceis de descartar e reciclar, o que pode realmente fazer a diferença para nosso planeta.

Isolando as Paredes

Um bom isolamento, em resumo, não é bom apenas para sua família e seu bem-estar, mas também para o planeta. Portanto, siga nossos conselhos e confie em empresas que realizam trabalhos de isolamento térmico sustentáveis e eficazes.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*