Como fazer papel machê: 3 tipos

Melhores substratos para orquídeas

Como fazer papel machê: Neste artigo vamos mostrar como fazer este material super versátil para fazer vários tipos de artesanato. Além disso, vamos mostrar vários exemplos de artesanatos feitos com papel machê. Vamos nessa?

Como fazer papel machê

Este tipo de artesanato é uma excelente atividade para fazer com as crianças, além de ser super barata dá para se divertir dias com ela e criar mimos memoráveis. Sem dúvida elas vão amar.

Veja mais atividades com as crianças para fazer nas férias

O que é papel machê?

O papel machê é uma pasta feita com papel picado em água com cola que pode ser usada para diversos finas, inclusive modelagem de peças artesanais.

Isso acontece por conta das fibras celulose do papel se espalharem na solução de água com cola, ao secar, sessas fibras se unem formando uma superfície resistente.

Porém antes de secar é possível controlar a consistência pela quantidade água utilizada para fazer modelagem das mais simples até as mais delicadas.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Por isso o papel machê é tão buscado, pois é resistente, leve e barato.

Como fazer papel machê
Elo7

O papel machê tem origem antes do próprio papel, quando chineses usavam fibras de plantas esmagadas para mondar objetos. Hoje, no entanto, o papel machê é produzido da reciclagem de papel descartado, algo que é muito comum em qualquer lugar. Pois sempre é possível encontrar fontes com jornais velhos, caixas, revistas e muito mais.

Como fazer papel machê

Aqui vamos mostrar 4 técnicas de como fazer papel machê super legais, sendo uma com pedaços de papel, outra com papel triturado, por fim uma receita de papeclay super interessante.

Tipos de papel base

Para fazer o papel machê você pode usar diversos tipos de papel, alguns são mais fáceis de trabalhar e outros resultam em um acabamento mais delicados, que são eles:

Como fazer papel machê

Papel de jornal:
Super baratos e preferidos para reciclagem por conta disso, são ótimos para elaborar papel machê de pedaços.

Papel Craft:
Aquele papel rígido e marrom escuro, é uma excelente papel para se obter peças mais resistentes, naturalmente a cor da peça também será marrom. Para processar este papel é necessário hidratar bem antes de triturar devido a sua resistência.

Papel Pardo:
Ó famoso papel de envelope, marrom claro. É excelente pois tem resistência porém não é tão trabalhoso na hora e processar.

Papel de seda:
É um papel ótimo por ficar bem fino ao ser processado, permitindo um abamento final super detalhado. É indicado para construir peças com detalhes e principalmente fazer peças com paperclay.

Papel Higiênico:
É o preferido no quesito processamento, pois é possível desmanchar até com as mãos, sem necessidade de um liquidificador. Porém o resultado é uma massa mais esponjosa.

Outros tipos de papel que são excelentes sãos os papelões de caixa ou caixa de ovos que são papel machê industrializado.

Veja mais artesanatos com papel para fazer em casa.

Passo a passo para fazer papel machê com caixa de ovos

Aqui vai um vídeo bem legal de como preparar o papel machê com caixas de ovos, logo em seguida está o passo a passo por escrito para você acompanhar.

  1. Picote as caixas com as mãos.
  2. Deixe 2 caixas de ovos de molho por 2 horas em uma tigela, cobrindo completamente com água. Esta fase é o segredo, pois não adianta ter pressa. A hidratação vai ajudar muito na hora de processar.
  3. Passadas as 24 horas, bata tudo em um liquidificador ou processe com um mixer de mão. Nesta etapa o papel tem que sumir e ficar bem homogênea na mistura.
  4. Em seguida, retire a umidade aos poucos espremendo a fibra do papel em outro pote. Use uma meia ou tecido para coar as fibras.
  5. Quando der para modelar com as mãos, adicione a cola. A quantidade de cola é suficiente para deixar a mistura lisa, porém sem ficar muito liquida. Separe as fibras se necessária.
  6. Agora é só misturar bem até a cola secar um pouco, deixando a mistura um pouco mais elástica.
  7. Finalmente é só ensacar ou envolver com plástico filme para reutilizar.
Como fazer papel machê
Foto: www.boredart.com

Pepel machê com papel higiênico

Neste caso, o processo é bem semelhante ao anterior, porém o artesão adicionar uma tampinha de água sanitária para deixar a mistura livre de fungos. O resultado é uma massa branquinha e bem bonita para diversos trabalhos. Além disso, a hidratação do papel higiênico demora apenas 2 horas.

O resultado é uma massa homogênea eque não gruda nas mãos. Tente fazer também uma destas opções, sem dúvida você vai adorar.

Como fazer ovo de páscoa de papel machê

Esta técnica usa papel picotado e colado

Esta técnica é bem legal pois usa como base um objeto para ser feita a modelagem com a colocação de uma série de pedaços de papel picotados em tiras ou em quadradinhos. A medida em que o papel vai sendo colado em volta da bexiga, ela vai ficando mais resistente, como uma verdadeira casca de ovo.

Como fazer papel machê
Exemplo de modelagem do de um Ovo de Papel Machê – www.firstpalette.com/

Esta técnica é ideal para fazer objetos redondos, com auxílio de um molde como a bexiga ou tigela. Esta técnica também é a preferida para fazer máscaras.

Deixe secar por 24 horas e estoure a bexiga para retirar com cuidado. Em seguida, basta pintar e decorar como você desejar. No vídeo temo um lindo exemplo de ovo dourado para uma linda decoração de páscoa.

Como fazer papel machê

Você também pode usar utensílios de cozinha com pratos, tigelas ou xícaras, por exemplo. Basta untar com vaselina líquida e executar a técnica.

Como fazer paper clay

O paperclay é basicamente argila cerâmica com papel machê que tem um resultado incrível para diversos tipos de trabalho com mais plasticidade e facilidade que a argila limpa comum, pois as fibras do papel se misturam com a argila para dar mais resistência na modelagem.

Triture o papel como no vídeo, em seguida coe o papel para pesar e misturar na proporção adequada de argila. Você irá utilizar 10 partes de argila para uma de papel triturado, ou seja se você tiver 50 gramas de papel triturado, adicione 500 de argila.

Como fazer papel machê
Exemplo de trabalho com paperclay: lilli.ephotos.org

Neste procedimento você vai precisar de uma balança para ajudar, mas também é possível ir no olhometro.

De posse das partes bata com água utilizando o liquiridicador. Lemrbando que a quantidade pode queimar o liquidircado, portanto cuidado e paciência.

Por fim deixe em um tabuleiro para secar.

Exemplos de trabalhos com papel machê

É possível fazer vários tipos de escultas, das mais simples até as mais complexas. Veja como é lindo este móbile, sem dúvida uma boa ideia para começar a experimentar a atécnica.

Como fazer papel machê

Esculturas mais complexas levam mais tempo porém o resultado é sempre recompensador.

Como fazer papel machê
Como fazer papel machê
Como fazer papel machê

Animais são sempre uma ótima pedida, pois é possível se divertir coma modelagem e com a pintura no final.

Como fazer papel machê
thejealouscurator.com
magriniartes.com.br
Como fazer papel machê
Como fazer papel machê
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
handmade-ru.livejournal.com
elo7.com.br
www3.next.co.uk
flickr.com

Técnicas de papel machê

Abaixo duas técnicas bem interessantes com uso de papel machê. Uma usa plástico filme e uma tigela para moldar. Outra usa garrafas e outros objetos para fazer preenchimentos.

Foto: Pnterest
schweizergarten.blogspot.de

Por fim esta técnica de modelagem que trabalha com a modificação da forma da bexiga para fazer uma abóbora. Imagina se a gente usar bexigas canudo para fazer outras formas?

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique aqui e participe ←

Compartilhe

Gostou da dica? Não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e amigas, pois isso ajuda muito nosso blog a crescer.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*