Como fazer óleo de gengibre

como fazer óleo de gengibre
Mensagens para o Dia dos Pais

Veja como fazer óleo de gengibre passo a passo e se surpreenda com seus benefícios. Veja duas receitas e dicas infalíveis. Certamente você vai amar.

como fazer óleo de gengibre

O gengibre é uma raiz muito utilizado na culinária e possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, bactericidas e antioxidantes. Além disso tem um aroma refrescante e um sabor picante que atrai a maioria dos paladares.

Embora não existam pesquisa científicas que comprovem categoricamente as propriedades do gengibre para uso interno e externo, o saber popular já aprova e emprega com sucesso há milênios na prevenção e atenuação de inflamações, cuidado de lesões, alívio de náuseas entre outros.

O gengibre também é poderoso para problemas digestivos, pois estimula a digestão. Além de estimular a circulação sanguínea e aliviar infamações por esforço repetitivo e dor reumática.

Com seu efeito bactericida e anti-inflamatório é possível aliviar dores de de garganta inflamada, por exemplo. Muitos já consomem e aprovam o uso do chá de gengibre ou sucos e vitaminas com sumo desta raiz. Porém poucos já usaram o óleo de gengibre para uso tópico, o que é extremamente benéfico para a pele e músculos.

Por sua propriedade refrescante e anti microbiana, ajuda e muito a pessoas com pele oleosa e que tem espinhas na pele. Assim como pessoas que são acometidas por crises fúngicas como impinge, pé-deatleta e pano branco, por exemplo.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Onde usar o Óleo de Gengibre?

A maioria das pessoas vai usar direto na comida, o que não é uma má ideia, definitivamente. O sabor é fantástico e cai muito bem em saladas, por exemplo. Assim como o óleo de alho que mostramos aqui ou o azeite temperado que também postamos antes!

como fazer óleo de gengibre

A diferença é que este é ótimo para a pele, pois além dos benefícios tem um cheiro muito agradável. Experimente e veja. Assim como fica muito bem em massagens pode ser usado no cabelo, pois também estimula o crescimento capilar.

O melhor de tudo é que é super simples de fazer e você vai precisar gastar muito pouco. Você pode usar qualquer óleo vegetal, porém JAMAIS deve usar o óleo mineral. Pois este não é absorvido pela pele.

Receita de óleo de Gengibre

Para ter seu óleo de gengibre existem duas possibilidades. Uma é o oleato ou infusão, que é como um chá feito no óleo. A outra opção é o óleo de gengibre preparado à frio ou maceração.

Óleo de gengibre a frio

Neste processo o gengibre é deixado por algum tempo macerando dentro do óleo. Ou seja, aos poucos os compostos oleosos naturais do gengibre vão se incorporando no óleo base. Deste modo o óleo base ganha as propriedades do gengibre. A vantagem deste método é que as propriedades do óleo e do gengibre são mantidas. Porém o tempo de conservação diminui e o tempo de produção é maior.

Ingredientes

  • 1 gengibre inteiro e fresco (aproximadamente 100 gramas);
  • 200 ml de azeite de oliva ou óleo de coco.

Modo de preparo

Lave bem o gengibre e seque. Em seguida rale a raiz com cascas e tudo. Ao concluir coloque o gengibre ralado em um frasco de 300 ml ou mais higienizado. Adicione o óleo e deixe macerar por 30 dias.

Ao terminar o período de maceração, coe o gengibre com auxílio de uma peneira, por exemplo.

Ante disso você já pode usar o óleo. Conserve em temperatura ambiente por até 6 meses.

O importante é manter o vidro sempre fechado.

Óleo aquecido

Neste método o óleo e o gengibre são aquecidos facilitando a difusão das substâncias do gengibre para o óleo. Este aquecimento é feito a uma baixa temperatura e ajuda a acelerar o processo. A vantagem deste método é o menor tempo e uma maior garantia de conservação pro conta do calor. No entanto algumas propriedades do gengibre e do óleo são perdidas.

Ingredientes

  • 1 gengibre inteiro e fresco (aproximadamente 100 gramas);
  • 200 ml de azeite de oliva ou óleo de coco.

Modo de preparo

Lave bem o gengibre e seque. Em seguida rale a raiz com cascas e tudo. Ao concluir coloque o gengibre ralado em um frasco de 300 ml ou mais higienizado. Adicione o óleo e ferva em banho maria por 2 horas com a tampa levemente fechada para não entrar água dentro do vidro.

Você também pode ferver em uma temperatura mais baixa por mais tempo, afim de não alterar as propriedades.

Espere esfriar já estará pronto para uso. Dura mais de 6 meses em temperatura ambiente.

Gostou desta dica? Então não deixe de compartilhar com amigos e amigas, pois isso nos ajuda a desenvolver mais conteúdo criativo para vocês. Lembre-se que este artigo vai ajudar pessoas a melhorar a saúde. Portanto quanto mais gente aprender, melhor!

Comente abaixo o que você achou deste artigo de como fazer óleo de gengibre.

Veja mais

Veja também como fazer um delicioso azeite de alho em sua casa. Sem dúvida você vai amar. Especialmente se vocÊ gostou deste tutorial de como fazer óleo de gengibre. Clique na imagem acima ou no link abaixo e aproveite esta maravilha. É tão fácil fazer que você vai se surpreender.

Faça azeite de alho passo a passo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*