Como fazer horta com garrafa PET

Veja neste post uma dica bem legal para fazer horta com garrafa PET. É algo muito criativo e que poderá dar um toque todo especial ao seu jardim!

horta com garrafa PET

Nada melhor do que enfeitar nosso jardim com lindas peças que combinem perfeitamente com este ambiente. Trazemos aqui um passo a passo super legal feito pelo blog Sherol Vinhas

.

Assim como esta ideia, que é muito interessante, no blog indicado você encontra outros passo a passos bacanérrimos. Vale a pena visitar! Mas vamos ao tutorial da horta feita com garrafa PET. Vocês podem amar o resultado.

horta com garrafa PET

Além deste passo a passo, trouxemos diversas inspirações de hortas com garrafa pet e 2 vídeos passo a passo . O primeiro ensinando a fazer lindas hortas verticais com garrafa pet e o segundo mostra um exemplo de vaso.

Exemplos de Horta com garrafa PET

Começando pelas hortas automática pois possuem um modo de reaproveitar o excesso de água com auxílio de um reservatório extra. É muito simples de fazer com uma garrafa pet cortada ao meio. A parte de cima funciona como um vaso comum enquanto a parte de baixo como reservatório. Conectando elas um pequeno furo e um barbante que puxa a água aos poucos.

horta com garrafa PET

Outra forma bem criativa é usar um cano de pvc para conectar vários vasos ou acoplar os vasos um em cima do outro afim de usar a gravidade para hidratar as plantas.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa
horta com garrafa PET

Sem dúvida uma ideia muito criativa e que facilita muito na hora de realizar a manutenção diária. Pois assim é possível molhar as primeiras plantas que as outras receberão a água em seguida.

horta com garrafa PET

Sem falar nos vasos simples feitos com garrafa pet pois são simples de fazer e muito duráveis. Em conjunto, como os vasos da imagem abaixo, podem criar lindas hortas em qualquer lugar. Basta ter sol e acesso a água.

horta com garrafa PET
horta com garrafa PET
horta com garrafa PET

Exemplos de hortas verticais

As hortas verticais são a melhor alternativa para quem dispõe de pouco espaço. Com elas é possível aproveitar muros e paredes sem uso para organizar as garrafas pet.

horta com garrafa PET

Elas podem ser penduradas uma a uma ou com ajuda de fios metálicos, assim como podem ser afixadas em paletes de madeira. Existe ainda uma forma de se criar colunas, porém esta é ainda mais complexa de se executar.

horta com garrafa PET

Aqui está o exemplo do uso de garrafas empilhadas verticalmente. Além de ser uma disposição muito criativa é ideal para hortaliças. Sem dúvida fica com um visual super interessante.

horta com garrafa PET

Para fazer sua horta com garrafas pet recicladas com esta disposição, basta futar o fundo de cada garrafa afim de encaixar as garrafas como no diagrama abaixo.

horta com garrafa PET

Pode parecer simples, mas não é. Pois é necessário realizar várias fixações na parede ou muro. Apenas assim as garrafas podem sustentar o peso da terra, plantas e água.

horta com garrafa PET
horta com garrafa PET
horta com garrafa PET

Aqui está um esquema que pode ser usado como referência para construir sua horta com garrafa PET. Bastam 4 furtos, duas arruelas e cabinhos de aço ou fios encapados.

horta com garrafa PET
horta com garrafa PET

Combine também com vasos pendurados. Certamente é possível aproveitar bem os espaços combinando hortas presas em pares e penduradas. Uma das melhores formas para plantar temperos em quantidade suficiente para nunca mais precisar comprar novamente.

Decorando sua horta com garrafa pet

Por fim, que tal dar uma cara super divertida à sua horta? É uma forma de atrair as crianças para aprender ou simplesmente deixar o ambiente mais alegre e aprazível.

horta com garrafa PET

Aqui estão algumas dicas de como enfeitar o ambiente com lindas formas e cores, aproveite para soltar a criatividade.

Vídeo de como fazer uma horta vertical com garrafa pet

Como prometido, aqui está um passo a passo em vídeo que ensina como fazer uma linda horta com garrafa pet vertical.

Como fazer um vaso auto irrigável ou vaso automático

Outro exemplo legal é como construir vasinhos auto irrigáveis em sua casa. Além de ser uma forma super criativa de reciclar garrafas pet, ajuda a diminuir a quantidade de mosquitos da dengue, entre outros insetos.

Passo a passo horta com garrafa PET

Fique a gora com um passo a passo super legal de como fazer um vaso de chão para sua horta com garrafa pet. Com esta ideia não importa se seu quintal é todo cimentados, pois assim é possível arranjar um belo canteiro de garrafas pet para sua horta.

Veja o que você vai precisar

  • 2 garrafas PET de 2 litros
  • Tesoura bem afiada
  • Estilete
  • Caneta marcadora de CD

Primeiro, você deve cortar as pontas das garrafas bem na marca da dobra do corpo, igual a como está mostrando na imagem.

Agora encaixe uma na outra, tendo uma boa margem. Ao fazer isto, você deve também marcar com a caneta onde irá corta a abertura do seu vaso.

Agora desencaixe para que assim fique mais fácil de recortar. Corte na marcação.

Novamente, você irá encaixar uma na outra e fixar.

Você pode fixar as garrafas também usando um grampeador como está ilustrando a imagem. É possível fazer furos nessa junção e fixar utilizando arames – ou pode amarrar com fio de nylon. Para que fique bem firme, é preciso que você faça vários furos ao longo da emenda.

Depois de fixar as partes, utilize o gargalo para fazer a marcação do suporte dos pés.

Com a tesoura bem afiada que você separou, recorte onde você marcou.

Para compor os pés, você deverá usar as duas pontas das garrafas que você cortou no início do passo a passo. Cada corpo de garrafa terá o seu pé. Pegue o gargalo da garrafa e encaixe no furo por fora do corpo. Atarraxe a tampa por dentro.

Finalizando

Prontinho! Seu vaso de garrafa PET está pronto. Faça mais furinhos na base do seu vaso para que a água escoe bem. Para a decoração, utilize o que você achar legal. A dica é utilizar a tinta PVA para artesanato.

Depois faça o colorido da superfície com desenhos bem bacanas. É preciso que vocês sigam as regras básicas da preparação da terra e montar o vasinho.

Assim, suas plantinhas irão crescer cheias de vida. Espero que tenham se amarrado no passo a passo. Agora é só fazer também e ficar super feliz com o resultado. Boas criações!

Veja também

Nesta postagem mostramos uma série de dicas de como usar as garrafas pet como mini estufas. Uma dica muito legal para locais com muito sol ou com incidência de geadas. Esta ideia também é muito indicada para plantinhas ainda em desenvolvimento. Ou seja, maios uma dica valiosa para salvar as plantinhas com criatividade.

Reutilize garrafas para proteger suas mudas

Aqui temos várias dicas criativas para fazer mini hortas caseiras com ideias inovadoras e usando materiais reciclados diversos além da própria garrafa pet.

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique aqui e participe ←

Inspirações com Vasos de Garrafa PET

8 Comentário

  1. OLÁ PESSOAL
    ASSUNTO RECICLAGEM
    ME PEDIRAM UMA IDEIA PARA REAPROVEITAR CD QUE NÃO SERVEM MAIS.
    PENSEI EM RELÓGIO, CORTINA, MAS QUERIA UMA OUTRA SUGESTÃO.
    PODE PINTAR O CD COM TINTA ACRÍLICA?
    OBRIGADA

1 Trackback / Pingback

  1. Vasinhos suspensos com Garrafas PET passo a passo

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*