Como cuidar de orquídeas

Como cuidar de orquídeas

Nesse post vamos te mostrar como cuidar de orquídeas. São dicas que certamente podem te ajudar no cultivo dessas plantinhas maravilhosas.

Como cuidar de orquídeas

Cuidado da forma certa, você poderá ter resultados magníficos em suas flores também. Afinal, uma planta forte sempre floresce e fica forte contra as pragas.

Como você vai poder ver, não é difícil cuidar de orquídeas. Porém, é preciso alguns cuidados básicos para que a sua orquídea fique super saudável e com cores vivas e lindas.

Como cuidar de orquídeas

O sol, as regas, o substrato e o vaso que você vai usar, a adubação… Tudo é importante ficar atenta. Veja as dicas e aplique no cultivo de suas orquídeas também.

Sol e iluminação

A grande maioria das orquídeas que cultivamos aqui no Brasil não são orquídeas que podem levar a luz direta do sol.

Ou seja, as orquídeas que cultivamos aqui precisam ficar em ambientes sombreados, porém precisam ser lugares com muita iluminação solar.

Dessa forma, procure um lugar da área externa de sua casa que nunca bata sol direto naquele lugar, porém seja bem iluminado pelo sol durante o dia.

Até dá para cultivar dentro de casa, mas é preciso que a orquídea fique em um lugar aonde tenha muita luz solar, como um terraço ou janela.

Mas lembre-se: nada de luz direta do sol! Outro segredinho importante: nada substitui a luz solar.

Em outras palavras, não adianta pensar que ao ligar a luz você vai estar dando uma quantidade suficiente de luminosidade a planta, pois a luz do sol é infinitamente maior e é disso que sua orquídea precisa para estar sempre saudável.

Como cuidar de orquídeas

Regas

Regar a orquídea é super fácil. Basta regar principalmente sua raízes, fazendo com que a água possa escoar pelo fundo do vaso.

A quantidade de regas na semana vai depender da região que você mora e da estação do ano. Portanto, vamos te contar um segredo simples para saber quando você deve regar novamente.

Sempre que o substrato secar, é a hora de uma nova rega. Se ele estiver quase seco, também pode ser regado. Toque com os dedos e sinta se o substrato ainda está úmido ou precisa de uma nova rega.

Lembre-se também, é melhor regar menos que demais. A secura não é tão prejudicial para esta planta, como a raízes ficarem muito úmidas por muito tempo.

Substrato

Há vários substratos que você pode usar no cultivo de orquídeas. Esfagno, casca de pinus, casca de arroz carbonizado, chips de coco, fibra de coco, brita, carvão, entre outros.

Escolha o que você achar melhor e use o substrato no vaso de sua orquídea. Demos mais dicas de substratos para orquídea nesse post.

Haste floral

Geralmente, quando compramos uma orquídea, o vaso vem com uma haste de plástico para ajudar a haste floral a ficar em pé.

Caso você tenha pegado uma muda de alguém, quando a orquídea começar a crescer, antes de colocar as flores, ela coloca essa haste floral.

Como cuidar de orquídeas

É preciso que você prenda a haste da orquídea nesta haste de plástico para apoiar e fazer com que as flores brotem com saúde.

Vaso

O melhor vaso para orquídea é o vaso de barro e o de cimento. Estes materiais possuem micro furos que permitem o escoamento da água com mais facilidade.

Porém, se você é muito esquecida para regar as suas orquídeas, vasos de plásticos podem ser melhores para você. Afinal, eles retém mais água e isso vai ajudar em intervalo maior nas regas do que o necessário.

Adubo

Procure adubar sua orquídea com adubos foliares sintéticos ou então você pode fazer trouxinhas de adubo e sempre que regar, molhar a trouxinhas, dando um pouco de nutriente a sua orquídea.

Gostou dessas dicas de como cuidar de orquídeas? Espero que possam te ajudar no cultivo das suas menininhas lindas! Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: unsplash.com

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

  • ✓ São mais de 3000 artesanatos grátis
  • ✓ Emails semanais, sem SPAM
  • ✓ Saia da lista quando quiser
  • ✓ Verifique seu e-mail

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Celular

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*