Bombas de sementes – sement bombs

COMPARTILHE :)

Que tal uma forma super criativa e prática de espalhar plantas no seu quintal, bairro ou até cidade? Pois veja como criar bombas de sementes para espalhar verde por onde você anda.

Bombas de sementes
Bombas de sementes

As bombas de sementes são bolinhas de argila recheadas de sementes e terra orgânica para arremessar por ai e deixar a natureza fazer o resto. A ideia surgiu do modo como os pássaros espalham as sementes após ingerir frutos. Isso mesmo, estas bombinhas seguem a mesma lógica das fazes de pássaros e outros animais.

Bombas de sementes

Para fazer suas bombinhas você vai precisar de argila, substrato para plantas que pode ser húmus e areia misturados, sementes variadas e um pouco de água. Em seguida, basta espalhar por ai e colher os frutos do seu plantio alguns meses depois.

Bombas de sementes

Vídeo passo a passo

Bombas de sementes

O vídeo está em inglês, porém é possível ver como é o processo apenas pelas imagens.

Sem dúvida é uma ideia muito legal para fazer com as crianças e uma excelente aula de ecologia revolucionária, pois de forma silenciosa é possível reflorestar espaços degradados.

Como fazer bombas de sementes

Bombas de sementes

O passo a passo é super simples, você vai precisar de um pouco de argila moldável para fazer a ‘casca’ da bolinha e segurar as sementes dentro da sua bomba de sementes. Em seguida molde uma concha na palma da dua mão. Coloque o substrato orgânico e as sementes e feche, como se estivesse moldando uma coxinha ou salgadinho recheado.

Por fim, basta esperar secar um pouco, porém já é possível jogar por ai e espalhar verde pelo mundo. Indicamos sementes como feijão, girassol, milho, acerola, pitanga e qualquer tipo de árvore. Pena que algumas sementes como a do abacate não rola (kkk).

Uma das sementes que mais gostamos de espalha são as de melã e melancia, pois rapidamente brotam e geram frutos deliciosos.

Depois que semear, espere a mágica acontecer, pois dependendo da planta pode demorar algum tempo para ela crescer e gerar frutos. Portanto faça um mix de plantas resistentes, rápidas e lentas, pois quanto maior a variadede maior a chance de você notar os resultados.

A ideia é simples, as bombinhas fornecem nutrientes e proteção para as sementes enquanto elas se desenvolvem. Ao longo do tempo a argila se desfaz no solo por conta da ação da umidade e as sementes brotam.

Você também pode fazer com jornal e moldar bolinhas de papel machê (sem a cola) que facilmente se desfaz na chuva e a semente consegue brotar e sair para crescer forte e linda.

Imagina o quão gratificante é ver que você contribuiu pro meio ambiente e para sua vizinhança com tão pouco. Faça com amor e carinho e colha mais amor e carinho de volta.

Bombas de sementes

imagens: blog.ecomodas.com.br ciclovivo.com.br & www.organicsnet.com.br

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

  • ✓ São mais de 3000 artesanatos grátis
  • ✓ Emails semanais, sem SPAM
  • ✓ Saia da lista quando quiser
  • ✓ Verifique seu e-mail

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Celular

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*