Adotei um gatinho! Como cuidar?

Dicas para cuidar de gatos

COMPARTILHE :)

Adotei um gatinho! Mas e agora, como cuidar? Este animal felino é super dócil e fácil de cuidar. No entanto é preciso ter alguns cuidados básicos. Confira!

Como cuidar de gatos
Cacinha

Muita gente se pergunta, como cuidar de gatos? Como já dissemos no início, não é complicado, mas é preciso de um esforço inicial e de alguns certos cuidados constantes para que você mantenha seus gatos sempre saudáveis.

Estes bichanos lindos e fofinhos são perfeitas companhias para nós humanos. Portanto, não pense que só os cachorros que agem com companheirismo, pois os gatos e muitos outros animais são amigos e domesticáveis.

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Celular

Adotei um gatinho! Como cuidar?

Veja que são cuidados básicos e simples de fazer. Faça tudo certinho para que seu gato cresça lindo e super saudável. As fotos são de nossos gatinhos e também de gatos de amigos.

Leve ao veterinário

Quando adotamos um gatinho, uma das primeiras coisas a se fazer é levar em uma pessoa especializada em bichos, ou seja, um veterinário, para que ele possa fazer os exames e saber se o gato está saudável ou se precisa de alguma alimentação especial ou remédio para cura de enfermidades.

Aprenda como cuidar de gatos
Neve

Você só não precisa levar em um veterinário de forma imediata, se pegou o gatinho em alguma casa ou lar de adoção onde já se cria os gatinhos da forma correta.

Ou seja, se você não o achou na rua, você pode adiar mais essa ida ao veterinário. Agora, mesmo que você pegue o bichinho em um lugar aonde se cria corretamente, mas ele nunca tenha ido ao veterinário, uma hora ou outra é bom levá-lo para saber se está tudo bem com o animal.

Vermifugar o gato

Os remédios para combater as vermes são essenciais principalmente em gatos que vieram da rua. As vermes causam doenças graves que agridem muito os gatos.

Adotei um gato! Como cuidar?
Minho e Lulinha

A conjuntivite felina, por exemplo, é uma das doenças que um gatinho com vermes pode contrair. O gato fica com olhos vermelhos e cheios de remela, lacrimejando muito.

Como ele tenta tirar com as patas, acaba arranhando o rostinho e até os olhos com as unhas. É perigoso demais.

Então, se o gato ainda não foi vermifugado, é ideal dar o remédio para combater verme especial para gatos. Você encontra em casas de animais e pets.

Caixas de areia

Os gatos precisam de um lugar para poder fazer suas necessidades fisiológicas. Para tanto, você deve proporcionar um lugar higiênico para que ele possa fazer xixi e cocô.

Como cuidar de gatinhos

As caixas de areia são essenciais para este fim. Para fazer este sanitário felino, compre bandejas de plástico com uma altura de aproximadamente 10 cm.

A areia deve ser comprada em pet shops e casas de animais. É só despejar uma quantidade razoável de terra para que o gato consiga fazer o cocô ou xixi e depois possa cobrir como naturalmente fazem com suas patinhas arrastando na areia.

Tem sacos de 3 kg super em conta e dá para ficar alguns dias se você tem poucos gatos. Depois é preciso retirar a areia junto com o cocô e xixi e descartar para então colocar uma nova areia nas caixas.

Se você tem um gato apenas, duas caixas de areia é o bastante. Uma para o cocô e outra para o xixi. Geralmente os gatos mesmos tomam essa decisão. Mas se você tem 2 gatos, use 3 ou mais caixas de areia. Se tem 3, use 4 ou mais caixas e assim por diante.

Comida e ração

A ração deve ser apropriada para o porte do seu gato. Se ele é bem novinho, dê preferência a rações para gatinhos de até 4 semanas. E assim por diante.

Outro fator importante é que existem rações para castrados e rações para não castrados. Escolha sempre a ideal para o gato que você tem.

Evite dar comida doméstica ou qualquer comida de panela para o seu gato. Pois ela pode não ter os nutrientes que os gatos precisam para ficar com boa saúde e imunidade contra doenças comuns entre os felinos.

A ração, se for de qualidade, deverá ter todos esses nutrientes que o seu gatinho precisa. Ela é o alimento balanceado que o seu gato precisa para se manter sempre saudável.

Como cuidar de gatos
Cacinha

Castração

Muita gente acha que é besteira castrar os gatos. Outros acham que é maldade. Não é nenhum dos dois. Além de ser muito importante para os gatos, não se trata de malvadeza ou maldade, e sim muito amor.

São vários os fatores que mostram que a castração deve ser feita nos gatos. Porém, é óbvio que esta cirurgia deve ser feita por um profissional veterinário, numa clínica especializada para pets, com os devidos cuidados, anestesia e etc.

Porque castrar

Para entender porque castrar, primeiro compreenda: gatos e gatas não sentem prazer ao fazerem o coito. Pelo contrário, eles sofrem. A gata sofre, porque o pênis do gato fica coberto de “espinhos” quando ele ejacula, o que fere muito a gata.

Adotei um gato! Como cuidar?
Zeca

E o gato também sofre porque sempre depois da ejaculação, o gato vai apanhar da gata. Isso sempre acontece. É meio que um ritual. Que a propósito, além de machucar o bichinho, pode ser traumático para ambos os gatos.

CURSO DE SUCULENTAS OLINE

Além disto, a castração ainda faz com que os gatos queiram ficar mais em casa e ter menos vontade de sair. Ficam menos agressivos e na maioria das vezes param de demarcar território, deixando de pulverizar a casa com xixi.

O parto também é arriscado para as gatas, sobretudo nas raças mais delicadas. Isso além da super população de gatos que só os prejudica e faz com que muitos deles sobrevivam sozinhos nas ruas, sem lar e sem donos, expostos a todos os perigos. É triste.

É por isso que também incentivamos bastante a adoção de gatos. Não compre, adote. Mude a história de um gatinho desses que estão por aí sem um dono para amar. Você vai ver que ele vai te fazer muito feliz também.

Enfim, são inúmeros os benefícios da castração. E é recomendado para gatos que já passaram de 8 semanas de vida. Se o seu gato não é castrado e apresenta problemas de comportamento, saiba que a castração pode resolver muitos desses problemas.

Telar a casa

Tem gente que acha que os gatos devem sair de casa para dar aquela famosa voltinha nos telhados vizinhos e etc. Mas isso é um erro que pode ser fatal.

Eu crio gatos, numa das vezes que um dos meus gatinhos fugiu, quase entramos em pânico porque ele entrou numa casa abandonada e não conseguiu mais voltar.

Como cuidar de gatos
Joinha e Minho

Passamos a madrugada acordados, eu e minha esposa, tentando resgatá-lo e com a ajuda de um primo meu, conseguimos tirá-lo de lá depois de muito esforço.

Quando o gato sai de sua casa, fica exposto a tudo. A entrar numa casa ou terreno e não conseguir sair, como foi o caso do meu gatinho. Infelizmente ficam expostos a levarem pedradas ou pauladas de pessoas cruéis. Além de venenos em comida, que também é espalhado por outros indivíduos perversos.

Isso tudo além de brigas com outros gatos e inúmeros outros perigos, como também de atropelamento por carros, entre outros veículos.

Portanto, o que você deve fazer é não deixar os seus gatinhos saírem de sua casa. Para isto, compre tela plástica e impeça a passagem para o exterior em todos os lugares que ele possa sair, como janelas e grades.

Fazendo isto você vai cuidar ainda melhor do seu gatinho e ele não ficará exposto aos perigos do seu bairro fora de sua casa.

Brincadeiras

Se você acha que brincar com o gato é apenas algo para fazer uma vez perdida, errou feio. Brincar com os bichanos é quase que obrigatório. Claro que pode ter gatos que não curtam, mas mesmo assim, você deve ao menos tentar estimular isto neles.

Como cuidar de gatos
Minho e Joinha

Brincar é como uma válvula de escape para os gatinhos. Ou seja, eles ficam menos estressados e ansiosos com uma ou mais doses de brincadeiras diárias.

Quando você tem mais de um gato, eles talvez possam brincar juntos. Mas é sempre legal entrar na brincadeira também e estimular atividades mais empolgantes para que eles saiam do tédio.

Faça você mesma

Amarre uma linha com papel numa vareta e você já fez um brinquedo simples e fácil para brincar com os gatos. Até mesmo a linha amarrada no papel já pode ser um brinquedo, puxe para um lado e puxe para o outro e veja o seu gatinho brincar cheio de felicidade.

Veja também estes 10 brinquedos para gatos que postamos aqui no blog. São mais ideias para que você possa deixar seus gatos felizes e com menos problemas de ansiedade.

Arranhadores

Os gatos adoram e precisam afiar suas garras. É um instinto natural deles. Por isso, é legal criar arranhadores para evitar que eles estraguem seu sofá, sua cama ou outros móveis estofados da sua casa.

Faça arranhadores caseiros e se previna quanto a isto. Dessa forma você proporciona que eles possam afiar suas garras no locais apropriados. São simples e fáceis de fazer. Confira!

Casinha

Cada gato merece ter sua casinha. Faça com que ele se sinta um verdadeiro inquilino da casa dando um espaço bacana para ele ficar. Afinal, quem é que não gosta de ter seu próprio espaço? Com os gatos não é diferente.

Adotei um gato! Como cuidar?
Joinha

Mostramos nesse post como fazer várias casinhas legais para gatos. É mais uma lista com várias ideias para criar itens e deixar os gatinhos bem felizes. Assim eles verdadeiramente vão se sentir em casa.

Banho para gatos

Essa é uma das mais temidas tarefas dos gateiros e gateiras. Sabemos que os gatos tomam o seu peculiar banho diário com a língua.

Porém, é bacana poder dar um banho em seu gato mensalmente através de algodões ou lenços umedecidos com água morna e sabão apropriado para bichos.

Aprenda como cuidar de gatos
Neve

Não é para jogar seu gato numa bacia de água ou deixá-lo embaixo da torneira deliberadamente. Você precisa dar um banho bem delicado apenas passando algodão ou lenço umedecido levemente em seus pelos.

Isso deve ser feito com muita calma, carinho e cuidado. Se o seu gato é muito assustado e não permita que isto seja feito, você pode evitar também e só fazer em casos extremos.

Como por exemplo, se ele se enfiou em algum lugar impróprio e ficou coberto de terra ou algum material tóxico. Não deixe que o seu gato lamba isto para se limpar, pois ele pode se prejudicar. Faça você mesma, com o máximo de cuidado, como nós recomendamos acima.

Como cuidar de gatinhos
Cacinha

Adote um gatinho!

É isto! Estes são os principais cuidados que você deve ter com seu gato. Espero que essas dicas de como cuidar de gatinhos possam te ajudar na criação dos seus bichanos.

Adote um gatinho! É tão legal. Eles trazem mais paz para a casa e nos surpreendem a cada dia de convivência. São uns amores! Eu sou completamente apaixonado. Boa sorte com os seus e até as próximas dicas!

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

  • ✓ São mais de 3000 artesanatos grátis
  • ✓ Emails semanais, sem SPAM
  • ✓ Saia da lista quando quiser
  • ✓ Verifique seu e-mail

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Whats

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*