7 substratos para plantar suculentas

substratos para plantar suculentas

COMPARTILHE :)

Suas suculentas costuma morrer ou ficar ristes com facilidade? Então você chegou ao post correto, pois o problema pode estar no solo utilizado. Certamente você vai conseguir encontrar o ideal entre os 7 substratos para plantar suculentas que estão aqui nesta postagem.

substratos para plantar suculentas

Para quem deseja vender suculentas, saber estas misturas pode ser um diferencial. Pois você pode montar seu próprio substrato sem precisar comprar substratos prontos que são muito caros.

Se você curte suculentas, indicamos fortemente este curso que vai te dar todas as informações para você montar um negócio de suculentas DO ZERO. Clique aqui

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Celular

Além disso, os substratos prontos podem ser difíceis de encontrar, enquanto os ingredientes para fazer seus substratos para plantar suculentas são mais acessíveis.

Vantagens de produzir seus próprios substratos para plantar suculentas

substratos para plantar suculentas

1. Economia de dinheiro

Esta é a melhor vantagem de todas, pois o custo está diretamente ligado ao trabalho de mistura e escolha dos ingredientes e embalagem com um percentual para o revendedor da mistura. Se você conseguir os ingredientes individualmente verá como é barato, principalmente se for produzir no atacado.

2. Variedade

Você pode fazer da forma que achar melhor, experimentando e recriando suas próprias receitas. Pois no mercado encontramos uma variedade muito pequena.

3. Adaptabilidade

Recomendamos você realizar diversos testes com diversos substratos para cada espécie de suculenta até encontrar o que gera melhor resultado. Pois o substrato não age isoladamente, ele se comunica com a planta e com o ambiente (sol, ar e umidade) de forma que ele pode ajudar a suprir necessidades da planta em cada tipo de ambiente no qual ela está plantada. Portanto é muito difícil estimar qual substrato é melhor, o que temos são apenas tendências.

4. Você faz o quanto precisa

Algo que está diretamente ligado ao custo e não fica como sobra de material. Você pode conseguir as quantidades necessárias e fabricar o volume de substrato para suculentas que realmente precisa.

5. Substratos para plantar suculentas naturais e custo zero

Além disso você pode conseguir materiais free em rios, lagos e outros ambientes nos quais os ingredientes para os substratos podem ser encontrados livremente.

Dica 1: Quando optar por utilizar cascalho, areia de rio ou material de construção, você deve lavar bem para remover impurezas, poeira e matérias orgânica que pode causar doenças nas plantas.

Dica 2: Não use areia muito fina, é muito mais aconselhável usar material mais granuloso para dar porosidade à mistura (especialmente para suculentas)

Glossário

substratos para plantar suculentas

Antes de começar com as receitas vamos colocar uma lista de significados para facilitar o entendimento de quem não conhece nada sobre o assunto.

CURSO DE SUCULENTAS OLINE

  • Material orgânico: Material consumível, compacto e muitas vezes úmido que fornece nutrientes diversos à planta.
  • Material inorgânico: Material mineral que podem fornecer nutrientes mas tem como principal função gerar volume e porosidade ao substrato. Além disso não são consumidos pelas plantas (são pedriscos, areias, pedras, entre outros);
  • Turfa: É um substrato rico em matéria orgânica, especialmente húmus e vegetais decompostos (que não podem ser identificados);
  • Perlitas: São pequenas rochas de sílica com diâmetros diversos e coloração branca, muito utilizadas para o cultivo de cactos e suculentas;
  • Substrato universal: Substrato versátil vendido em lojas especializadas que serve para maioria dos cultivos. Por ser abrangente, seu custo não é alto.
  • Pedra-pomes: São rochas vulcânicas com aspecto esponjoso que podem ser compradas em lojas de jardinagem. ajudam a absorver a água e manter o solo aerado.
  • Casca de pinheiro: São cascas de árvore cortadas em pedaços, além de ter um efeito visual lindo e natural, ajudam a manter a umidade e aeração do solo.
  • Fibra de coco: Fibra orgânica que ajuda a manter o solo firme e a difundir melhor a água pelo substrato. Além disso, é capaz de fornecer nutrientes.
  • Vermiculita: É um mineral basáltico capaz de absorver até 5 vezes do seu peso em água, por isso tem a propriedade de liberar a umidade no restante do solo de forma gradual.

1 Receitas de substratos para plantar suculentas um para um

substratos para plantar suculentas

Estas 3 misturas tem em comum a proporção de material inorgânico com material orgânico, sendo 1 para 1. É o substrato mais simples de elaborar e um dos mais versáteis. Cai bem com praticamente todas as suculentas existentes e é de fácil manutenção. Cada item abaixo é uma receita diferente.

  1. 1 parte de turfa preta e 1 parte de perlita. Misture tudo até ficar uniforme e está pronta para usar.
  2. 1 parte de cascalho e 1 parte de substrato universal.
  3. 1 parte de substrato universal e 1 parte de areia de rio.

2 Receita de substrato para plantar suculentas com mais matéria orgânica

Esta é uma receita é mais complexa e por isso tem um visual mais composto e é ótima para plantas que precisam de raízes bem aeradas, como quase todas os cactos e suculentas.

  • 4 partes de substrato universal;
  • 2 partes de areia grossa ou 2 partes de cascalho;
  • 1 parte de perlita ou pedra-pomes;

3 Receita amadeirada para plantar suculentas

A casca de pinheiro se decompõe lentamente fornecendo nutrientes para as suculentas, porém ainda é um substrato pobre em nutrientes. É ideal para vasos com nenhuma drenagem pois esta combinação de ingredientes é super areada e drenante.

  • 1 parte de casca de pinheiro fina;
  • 1 parte de areia grossa;
  • Por fim, 1 parte de perlita.

4 Receita de substrato rico para plantas suculenta

Esta receita é para quem deseja montar vasos carregados, pois possui turfa e uma boa quantidade de substrato orgânico. Sem dúvida retém muita umidade e é capaz de fornecer bastante nutrientes para uma grande quantidade de plantas.

  • 1 parte de turfa
  • 1 parte de substrato universal
  • 2 partes de areia de rio

5 Substrato com fibras de coco

Esta é uma receita especial para quem tem ambientes muito quente e/ou secos e precisa reter um pouco mais de umidade, pois as fibras de coco fazem justamente isso. Além disso, as fibras de coco fornecem nutrientes para a planta.

  • 1 parte de Fibra de coco;
  • 1 parte de Húmus ;
  • 2 partes de areia de rio ou cascalho.

6 Substrato inteligente

A vermiculita é um mineral, como falamos anteriormente, que retém a umidade e libera gradualmente para as plantas. Isso deixa o substrato praticamente intelçigente em realação à umidade preservando ainda mais a vitalidade das suculentas.

  • 2 partes de terra;
  • 1 parte de cascalho;
  • 1 parte de vermiculita.

7 Substrato nutritivo

O Húmus é muito rico em nutrientes, portanto deve ser utilizado com moderação em substratos para plantas suculentas. Na medida certa conseguimos manter os nutrientes necessários para a planta sem deixar elas altamente úmidas e suscetíveis a doenças nas suas raízes.

  • 1 parte de Húmus;
  • 2 partes de substrato universal;
  • 1 parte de perlita ou pedra-pomes;
  • 2 partes de cascalho.

Como testar o solo para plantar suculentas

Basta umedecer o substrato e aperta na palma da sua mão. Em seguida abra a mão e observe o substrato. Caso ele se quebre e ceda, está ok. Se ele formar uma bola compacta e não quebrar, está precisando de mais matéria inorgânica.

Como armazenas seu solo

Basta guardar em qualquer lugar que esteja livre de intempéries ciomo sol, chuva e vento, como uma garagem, por exemplo. O recipiente deve ser vedado para não permitir a entrada de insetos. Como o solo para suculentas é pouco nutritivo e seco, ele costuma durar bastante tempo.

Dicas finais

substratos para plantar suculentas

Além de todos que falamos, use também em seus substratos inorgânicos:

Terra de diatomáceas: Serve como inseticida natural combatendo aranhas, formigas e outros.

Carvão vegetal I: Usado triturado é um fungicida natural ajudando a preservar as raízes das suculentas.

Cascas de ovos: Ajudam a regular o pH do solo e fornece cálcio para as plantas, elemento essencial para a fotossíntese.

substratos para plantar suculentas

Mais dicas de suculentas, acesse nosso Pinterest

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

  • ✓ São mais de 3000 artesanatos grátis
  • ✓ Emails semanais, sem SPAM
  • ✓ Saia da lista quando quiser
  • ✓ Verifique seu e-mail

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Whats

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*