Veja como plantar acelga em casa e aproveite todos os benefícios deste legume. Certamente você vai querer experimentar pois neste artigo explicamos o passo a passo, do plantio à colheita.
Além disso, trouxemos 2 receitas fáceis e muito saborosas para você curtir esta planta.
A acelga tem muitas variedades e tipos e é encontrada em todas as feiras e mercados, porém a mais comum é a Beta vulgaris subsp. vulagaris.
Lembrando que este artigo faz parte da coletânea de legumes que podem ser plantados e colhidos em menos de 60 dias. Veja aqui a lista completa e se apaixone pelas possibilidades.
Sem dúvida, uma das características mais legais da acelga é o fato dela ser bem durável quando refrigerada.
Portanto poder ser consumida sem perder sua crocância e sabor por bastante tempo. Muito legal não é?
Se você costuma comprar e consumir esta planta, certamente sabe disso.
Benefícios da acelga e seus valores.
A acelga, como todo vegetal folhoso é muito rica em sais minerais, antioxidantes como a vitamina K, C, por exemplo. Além da vitamina A, excelente para a saúde dos olhos.
Além disso, a acelga possui uma ótima quantidade de magnésio, ferro e potássio que são minerais essenciais e quase sempre fazem falta em nossa dieta.
Dá ainda mais vontade de saber como plantar acelga em casa e obter todas estas características. Então vamos ver como cultivar este vegetal? Veja o passo a passo a seguir.
Como plantar acelga passo a passo
A acelga tem um ciclo de colheitas bianual e tem uma excelente resistência a doenças e pragas. Por isso não exige muitos cuidados especiais e é ótima para ser cultivada de forma orgânica. Ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes.
Porém ela precisa de sol e bastante umidade. Pois suas folhas crescem de acordo com a disponibilidade de água no solo. No entanto o solo deve manter uma boa drenagem, não podendo ficar encharcado.
Busque as sementes em lojas especializadas, não é difícil encontrar, especialmente na internet.
O plantio pode ser feito de forma direta, porém o método mais indicado é germinar e criar mudas antes de passar para o canteiro definitivo.
⟶ Veja este passo a passo no qual ensinamos como germinar sementes com um enraizador.
Como plantar acelga por rebrotamento
Outra forma econômica e criativa de plantar acelga é cortar o talo preservando as raízes e replantar. Experimente fazer utilizando o vegetal comprado na feira. Mesmo as acelgas que não possuem raízes conseguem reviver.
Basta usar um método semelhante ao que mostramos aqui neste vídeo de como plantar abacaxi.
Veja o vídeo para entender melhor. Pois basta colocar o talo recém cortado da acelga em um recipiente com água até formar as raízes.
Em seguida transfira para o solo e veja ela crescer aos poucos. A natureza é mágica!
Não esqueça de visitar nosso canal do YouTube para aproveitar vários vídeos legais como este. Curta e se inscreva no val para receber todas as novidades.
⟶ Veja aqui nosso canal no Youtube
Solo e clima
Como falamos antes o solo ideal deve ter uma boa irrigação porém sem ser encharcado. Além disso, deve conter bastante matéria orgânica.
Prepare o solo com adubo orgânico como esterco ou humus de minhoca ou terra de compostagem, certamente será ótimo para as plantas.
A acelga tolera bem variações de pH no solo, no entanto prefira cultivar a acelga na faixa 6 a 6,8 de pH.
A temperatura ideal deve ficar entre 14ºC e 20º, porém ela suporta temperaturas mais altas e frias também.
Para isso, cultive em locais com insolação parcial ou proteção contra o geadas em cada caso respectivamente.
Embora a acelga precise de uma boa insolação, nos locais mais quentes use uma proteção como o sombrite, por exemplo.
O sombrite nada mais é que uma tela que serve de cobertura para canteiros.
Colheita: como plantar acelga
A colheita da acelga pode ser feita entre 2 a 3 meses, por isso se trata de uma planta de crescimento rápido. Quando as folhas externas começarem a abrir já é possível fazer a colheita.
Vídeos de como plantar acelga em Vasos
Neste vídeo trouxemos um passo a passo de como plantar acelga em vasos. Com este exemplo é possível perceber que em pouco espaço é possível ter uma ótima colheita de acelga.
Basta apenas plantar em uma local que receba luz solar direta por mais de 6 horas por dia e é possível colher lindas acelgas em menos de 60 dias.
Receitas com acelga
Na culinária a acelga é bem versátil, pois pode ser cozida, frita, refogada ou servida crua, por exemplo. Simplesmente não há limites para ela e suas preparações ficam bem saborosas. A acelga fica crocante quando crua ou refogada ou suculenta quando cozida. Confira a seguir receitas bem legais.
Para contemplar todas estas possibilidades trouxemos duas receitas, uma com acelga crua e outra com acelga cozida. Vamos lá?
Salada de acelga com frutas
Esta saladinha é ideal para servir como entrada e tem um toque agridoce, pois mistura o doce das frutas com a acidez da mostarda e limão. É uma ótima opção para dias quentes e para refeições mais leves.
Ingredientes
- 3 xícaras de chá de acelga cortada em tiras finas
- 1/2 maço de rúcula
- 1 xícara de chá de abacaxi cortado em cubos
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 2 pitadas de cúrcuma
- sal à gosto
Preparo
Para esta receita é só cortar bem a acelga em tiras e misturar todos os ingredientes. Lembrando que é muito importante lavar bem todas as folhas para remover as sujidades.
Massageie as folhas para misturar bem os ingredientes e deixar a salada bem temperada.
Pode adicionar manga, morangos e outras frutas no lugar do abacaxi.
Até quem não gosta de salada vai adorar esta opção. Especialmente sabendo que você aprendeu como plantar acelga e produziu as verduras de forma natural.
Trouxinhas de acelga
Ingredientes
Para o recheio os ingredientes estão logo abaixo, com uma opção de substituição da carne. Use pimenta ou qualquer outro condimento de sua preferência.
- Folhas de acelga
- Sal à gosto
- Cebolinhas
- 1 Xícara de chá de cebola cortada em tiras
- 1 alho poró
- 1/2 cenoura cortada julienne bem fina
- 2 dentes de alho
- 2 tomates sem polpa cortado em tiras
- 3 colheres de sopa
- Suco de limão à gosto
- 100g Carne de porco picada (ou cogumulos para vegetarianos)
- Óleo de gergelim ou de soja
O molho é opcional, porém com ele o prato fica completo e mais saboroso.
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- 1 1/2 de molho de tomate
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- 1 colher de café de açúcar
- 1/2 xícara de castanha de caju ou amendoim picados
Preparo
Ferva água em uma panela e quando levantar fervura desligue o fogo e coloque as folhas de acelga com uma pitada de sal. Assim elas vão ficar maleáveis.
Em seguida coloque em uma vasilha com água gelada, o choque térmico ajuda a preservar a cor e deixa as folhas ainda mais flexíveis.
Enquanto isso refogue o alho juntamente com a cebola, alho poró e o alho até dourar.
Em seguida adicione os outros vegetais e refogue até ficarem parcialmente cozidos e reserve.
Prepare o molho refogando o alho e a beola, em seugida adicione os demais ingredientes e reserve.
Pegue as colhas de acelga e recheie dobrando-as com cuidado. Por fim, basta servir com o molho quente usando as castanhas para decorar.
Este prato é ideal como prato principal e sem o molho pode ser servido como entrada.
Gostou desta dica? Então não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos e amigas, pois isso nos ajuda muito a desenvolver conteúdos cada vez mais interessantes para você.
Veja mais
Se você curtiu esta ideia de como plantar acelga em casa, então não pode deixar de visitar estas outras dicas a seguir. Pois são ideias que podem fazer sua horta ficar ainda mais produtiva e sua cozinha muito mais saudável.
⟶ Veja aqui 14 vegetais para plantar e colher em menos tempo
Seja o primeiro a comentar