15 cortes de verdura da gastronomia

15 cortes da culinária cortes de verdura
Mensagens para o Dia dos Namorados

Neste post vamos mostrar 15 cortes de verdura da gastronomia e preparos comuns a diversas receitas famosas. Saiba como e quando usar para deixar seus pratos mais belos e famosos.

15 cortes da culinária

Quem curte acompanhar receitas na internet, especialmente as profissionais, já sabe que precisa entender a linguagem de cada passo a passo para executar o trabalho da forma correta.

cortes de verdura

Sem dúvida um dos temas que mais gera dúvida são os tipos de corte de vegetais (legumes e verduras). Não é raro encontrar uma receita que diz para cortar cenouras em julienne e você tem que pesquisar o significado e como fazer.

15 cortes da culinária cortes de verdura

Este conhecimento é obrigatório para quem faz gastronomia, pois cada nome abaixo é uma forma simplificada e conhecida mundialmente para descrever tipos de cortes. Ao longo dos anos, as escolas de culinária e alta gastronomia padronizaram esta linguagem, o que torna mais fácil transmitir o conhecimento de pratos e receitas.

Além disso, os cortes visam a padronização de um restaurante ou de um único preparo. Pois assim é possível manter o padrão visual, textura e até sabor dos preparos.

Sem dúvida vai ser útil não só para entender melhor as receitas, mas também para deixar seus pratos mais profissionais e belos.

Canal do Youtube Como Fazer em Casa

Cortes de verdura famosos da Gastronomia

Agora vamos mostrar uma a um e falar um pouco sobre cada um dos cortes de verdura. Vamos nessa?

1. Chifonade – Cortes de verdura

cortes de verdura

Sabe aquele corte da couve em feijoadas e afins? Pois é este mesmo! Especialmente usados para folhas como a couve, acelga, alface, repolho e outros. Para executar você precisa de uma tábua de corte e uma faca bem afiada. Em seguida é só enrolar as folhas em forma de charuto e proceder cortes de 0,5 cm ou menos. Assim você tem um bom chifonade.

2. Julienne

15 cortes da culinária cortes de verdura

Este é um dos cortes de vegetais mais famosos da cozinha, o julienne. Para fazer dá um certo trabalho, porém o resultado é lindo e muito saborosos. pois com ele é possível temperar bem os legumes. Ideal
para cortar talos e raízes mais resistentes como a cenoura, por exemplo. Mas também é possível fazer este corte com pimentões, batata e nabo, por exemplo. O formato da julienne são tiras finas de 0,3 cm por 0,3 cm com approximate 6 centímetros de comprimentos.

3. Brunoise

15 cortes da culinária cortes de verdura

São pequenos cubinhos bem pequenininhos. Com cerca de 0,3 centímetros. Bem, você não precisa medir cada cubo que cortar. Basta fazer um exemplo e tentar seguir o padrão durante o corte. Este corte deriva do julienne, pois basta pegar as tiras e cortar os cubinhos.

4. Paysanne

15 cortes da culinária cortes de verdura

São cortes irregulares e variados. Ideal para sopas e refogados. Mesmo sendo irregulares, precisam ter um tamanho de até 2 centímetros de comprimento ou largura. Deste modo ficam com um aspecto mais uniforme, embora a forma seja variada.

5. Vichy – Cortes de verdura

15 cortes da culinária cortes de verdura

São cortes arredondados feitos em cenouras, nabos e outros tipos de raízes e talos. O resultado é um conjunto de rodelas de 1 centímetro de espessura.

6. Demidov

15 cortes da culinária cortes de verdura

É um corte especial para segurar molhos, pois aumenta a superfície dos vegetais. Só dá para ser feito com um cortador ondulado. O resultado é um corte ondulado e visualmente super interessante.

7. Mirepoix

15 cortes da culinária cortes de verdura

O mirepoix é uma combinação de cenoura, salsão ou aipo e cebola cortados em brunnoise. Ou seja, este não é necessariamente um corte, mas uma mistura de vegetais usadas para fazer caldos e temperar preparos. Geralmente cozidos. Certamente se você já preparou um mirepoix, sabe o sabor e aroma que fica uma comida feita com esta combinação.

Sem dúvida é a melhor base para molhos e casos, experimente.

8. Parmentier – Cortes de verdura

15 cortes da culinária cortes de verdura

São cortes um pouco maiores para criar guarnições e saladas. Podem ser feitos com cubos com cerca de 1,2 cm de largura.

9. Corte palito ou batton

batton

Este você certamente já provou, pois é o corte das batatinhas fritas. Normalmente feita com cortadores especiais, são como a julienne com largura entre 1 e 1,5 cm e até 7 de comprimento.

10. Bâtonnet

corte batonnet

São cortes mais finos que o batton, pois seguem a mesma lógica sendo que com 0,6 cm de largura. É muito utilizados para sopas, guarnições e saladas.

11. Jardineira ou Jardiniére

corte jardinerie

São cortes em retângulos com 0,6 cm de espessura e até 2cm de comprimento. Especialmente usados em cozidos à vapor e saladas.

12. Tourné ou Printanére

15 cortes da culinária cortes de verdura

Formato de corte bastante incomum não é mesmo? Pois trata-se de um corte especial para assados e cozidos que transform os legumes em um formato inusitado que lembra uma bola de futebol americano.

13. Olivette – Cortes de verdura

corte olivette

Corte para batatas saute e conservas para que elas fiquem parecidas com azeitonas. Por isso ficam com 2,5 a 3 centímetros de tamanho.

14. Batatas chips

batata chips

Cortes redondos com 1 a 2 milímetros de espessura, especialmente criadas para fritura. Deste modo as batatas ficam crocantes e leves.

15. Batata portuguesa – Cortes de verdura

batata portuguesa corte

Cortes de batata em meia lua ou lamelas com 2 a 3 mm de espessura. Especial para os pratos da culinária portuguesa muito difundidos no Brasil.

Gostou desta dica? Que tal experimentar em sua próxima receita? Não esqueça de visitar nosso canal do YouTube, lá temos dicas e tutoriais de culinária para você.

Veja aqui nosso canal do YouTube

Veja mais dicas

Se você curtiu esta postagem certamente vai adorar estas dicas que trouxemos em nosso blog. São dicas de como plantar e preparar vegetais super reaquistados em nossa cozinha.

Veja 14 verduras para plantar e colher em menos de 2 meses

Olha que dica bacana para que gosta de temperar com amor e carinho cada refeição. Com o sal de ervas você não deixa só o alimento mais saboroso, como deixa ele muito mais saudável.

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

→ Clique aqui e participe ←

Como preparar sal de ervas passo a passo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*