Como fazer treliça de bambu para jardim vertical

Veja como fazer uma treliça de bambu. Com este artesanato você pode deixar uma linda trepadeira decorando o seu jardim com graciosidade!

Este item de decoração é ótimo conduzir as plantas trepadeiras ao longo da treliça. Bem legal para colocarmos em uma parte verdinha em nosso lar. É preciso apenas que você compre alguns materiais essenciais, como o bambu e a corda de náilon, além dos outros instrumentos para a confecção do trabalho. A cerquinha irá medir 80 cm x 1 m e pode ser usada para a decoração de uma parede também, é só encostá-la junto da trepadeira e esperar que a planta se envolva por completo no artesanato.

Como fazer uma Cerquinha de Bambu

Materiais que você vai precisar

  • 7 bambus de 2,5 cm de diâmetro e 1 m de comprimento (1)
  • 8 bambus de 2,5 cm de diâmetro e 80 cm de comprimento (2)
  • Trena (3)
  • Estilete (4)
  • Corda de náilon (5)
Como fazer uma Cerquinha de Bambu

Treliça de bambu passo a passo

Como fazer uma Cerquinha de Bambu

Primeiramente, você irá pegar os bambus de 80 cm e colocar um do lado do outro na vertical. Após a arrumação, você deve colocar os bambus de 1 m sobre eles na horizontal. Em seguida, você deve deixar uma distância de 10 cm em cada uma das extremidades.

Amarrando a treliça de bambu

Como fazer uma Cerquinha de Bambu

Use a trena para medir o espaço entre os bambus na vertical, isto vai fazer com quem fiquem todos uniformes. Assim como você está vendo nas imagens, você deve amarrar todos os bambus.

Como fazer uma Cerquinha de Bambu

Pegue um bambu de 1 m e coloque na outra extremidade dos bambus enfileirados, em seguida repita a amarração. Com estes passos você compôs a base da treliça.

Como fazer uma Cerquinha de Bambu

Fazendo a medição de 10 cm a partir do primeiro bambu na horizontal, coloque um outro bambu de forma paralela a ele. Agora você deve amarrar este bambu, mas neste você deve prendê-lo intercalando nos bambus da vertical.

Como fazer uma Cerquinha de Bambu

Repita novamente o processo para fixar os bambus restantes. Faça sempre alternando as amarrações. Depois você deve cortar, ainda de forma alternada, as amarrações dos dois primeiros bambus para acabar este estágio do trabalho.

Como fazer uma Cerquinha de Bambu

Na imagem você observa como tem que ficar a treliça com as amarrações discretas em forma de “X”.

É necessário fazer duas amarrações em cada uma das junções de bambu. Isto vai garantir que a cerquinha fique realmente firme. Depois é só repetir o procedimento na outra diagonal dos bambus juntos. Fazendo deste jeito, as duas amarrações irão formar um “X”.

Como fazer as amarrações da treliça de bambu

Como fazer uma Cerquinha de Bambu

Pegue a corda de náilon e corte 50 cm para dar um nó em uma das extremidades (1). Após isto, passe a corda sob os bambus que serão amarrados (2) e faça um laço na parte da corda que o nó está (3). Passe a outra ponta da corda, sendo por dentro do laço (4) e depois puxe (5).

Como fazer uma Cerquinha de Bambu

Agora pegue a ponta livre da corda e passe entre o bambu e a amarração (6). Deve ficar em forma de um arco. Pegue a ponta livre da corda e passe por dentro dele, mas no sentido de trás para frente (7). Realize o nó bem firme (8) e corte a corda restante fazendo uso do estilete (9). Novamente, realize o processo na outra diagonal dos bambus para fazer a segunda amarração (10).

Como fazer uma Cerquinha de Bambu

Como criar treliça com cabos de vassoura

Então você se pergunta, e se eu não tiver bambu. Por isso trouxemos uma ótima opção de treliças de jardim que você pode aplicar facilmente na sua casa. Basta usar alguns cabos de vassoura para obter um resultado excelente.

Materiais para treliça de jardim

  • 10 cabos de vassoura
  • Buchas, Parafuso em “L”
  • Furadeira, Trena ou fita métrica e Serrote
  • Pregos (4 cm)
  • Arame (10 mm)
  • Martelo
  • Verniz a base de água

Passo a passo para treliça com cabo de vassoura

Pegue a trena e meça para marcar nos cabos de vassoura a distância de 1 metro à partir de uma das pontas. Lembre-se de reservar uma medida para colocar o gancho ou encaixe para pendurar a treliça de cabos de vassoura, que serão posteriormente eliminados.

Em seguida, corte a madeira sobre a marcação utilizando o serrote. Atente para eliminar também da outra extremidade o gancho ou a rosca onde a vassoura é encaixada. Repita o processo com os outros nove cabos.

Forme o quadrado externo com os quatro cabos cortados e sobreponha os demais para de formar uma trama de pequenos quadrados internos com 20 cm de lado.

Como fazer Artesanatos com Cabos de Vassoura
Para unir os cabos pregue pregos com o martelo.

Quando pregar todas as intersecções dos cabos é só passar verniz a base de água para acabar a composição. Mas passar o verniz é opcional, você pode usá-la de forma mais rústica também, sem o verniz.

Finalizando

Em seguida, marque na parede com a ajuda de uma trena a altura onde os parafusos em “L” serão fixados. Mantenha as alturas iguais entre os pontos a serem furados e distâncias equivalentes. Utilize a furadeira para fazer orifícios e introduzir as buchas e parafusos.  Em seguida é só encaixar a treliça nos parafusos.

Com o arame você pendura os vasinhos na treliça. Se os jarrinhos não tem os furinhos, você pode usar pregos ou a furadeira para criar o orifício. Fica bem legal esta ideia para um lindo jardim vertical.  Arrume uma plantinha trepadeira e escolha um espaço legal em sua casa para utilizar esta linda treliça! A ideia do passo a passo foram das arquitetas e professoras Soraia Vitiello e Patrícia Miranda.

Como fazer Artesanatos com Cabos de Vassoura

→ mais ideias com cabos de vassoura

Exemplo de treliças de bambu

Aqui trouxemos mais exemplos de uso de treliças de bambu para você usar e criar lindos cenários em seu jardim ou varanda, por exemplo.

millsfloral.com

Sem dúvida vai ficar lindo em um ambiente aberto como em uma mureta para facilitar a subida de plantas trepadeiras. Veja abaixo exemplos de paredes vivas que são simplesmente sensacionais.

society19.com

Treliça de bambu em hortas

Outra aplicação das treliças de bambu são as hortas, pois servem para trepadeiras frutíferas crescerem e frutificarem sem cair ao solo. IDeal para maracujá, videiras, tomateiros, por exemplo.

fuorican.ga
gardenersworld.com
bobvila.com
m.planfor.pt

As treliças também são suportes maravilhosos para vasos, pois servem como ponto de amarração e para fixar ganchos como no exemplo abaixo.

Você pode usar o bambu para fazer um quadro e passar um cordão ou nylon para criar uma trama suficiente para as trepadeiras subirem de forma segura.

topbuzz.com
sempretops.com
multiflorafernandopolis.blogspot.com.br

Certamente fica muito lindo com pinturas como no exemplo abaixo, pois basta pintar o bambu com sua cor preferida antes de montar a treliça. Embora maioria prefira o bambu com a cor natural, esta é uma alternativa muito útil para revitalizar treliças velhas ou manchadas pelo sol.

maisplantas.blogspot.com.br

Faça mini treliças como esta para acomodar plantinhas em vasos e pendurar em paredes, por exemplo.

beatriz13out.blogspot.com.br

Veja outros exemplos de treliças para apartamentos e usando materiais diferentes do bambu. Se você curtiu as treliças de bambu certamente vai adorar esta dica.

Ideias de treliça para trepadeiras

Fica muito linda a cerquinha! Agora é só criar a sua também e deixar seu jardim lindamente decorado. Espero que tenham curtido! Até a próxima dica!

Informações do texto captadas do site: plantasonya.com.br

ASSSINE NOSSA MALA DIRETA E RECEBA ARTESANATOS

  • ✓ São mais de 3000 artesanatos grátis
  • ✓ Emails semanais, sem SPAM
  • ✓ Saia da lista quando quiser
  • ✓ Verifique seu e-mail

→ Clique no link acima e receba novidades no seu Celular

 

5 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Jardim vertical com cabo de vassoura passo a passo | Como fazer em casa Artesanato

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*